A AstroCalculadora

A AstroCalculadora do KStars fornece diversos módulos que lhe fornecem acesso direto aos algoritmos usados pelo programa. Os módulos são organizados por assunto:

Módulo de distância angular

Distância angular

A ferramenta de distância angular é usada para medir o ângulo entre dois pontos quaisquer no céu. Você simplesmente especifica as coordenadas equatoriais do par desejado de pontos para obter o ângulo entre os dois pontos.

Há também um modo em lote para este módulo. No modo em lotes, você especifica um nome de arquivo de entrada que contém um número de parâmetros (até quatro) em cada linha: a ascensão reta inicial (AR), declinação inicial (Dec), ascensão final direita e declinação final. Por padrão, cada linha deve conter quatro números, significando os valores de AR e Dec para pares de pontos. Alternativamente, você pode especificar um valor único para qualquer uma dessas quatro coordenadas no painel da calculadora (os valores correspondentes no arquivo de entrada devem ser ignorados se forem especificados na calculadora).

Uma vez que você tenha especificado o nome do arquivo de entrada e um nome de arquivo de saída, simplesmente pressione o botão Executar para gerar o arquivo de saída.

Módulo de coordenadas aparentes

Coordenadas aparentes

O módulo de coordenadas aparentes converte as coordenadas catalogadas de qualquer ponto do céu para suas coordenadas aparentes para qualquer data. As coordenadas dos objetos no céu não são fixas, por causa da precessão, nutação e aberração. Este módulo leva em conta estes efeitos para cálculo.

Para usar o módulo, primeiro insira a data alvo desejada e a hora na seção Data & hora do alvo. Então, insira as coordenadas catalogadas na seção Coordenadas catalogadas. Você pode também especificar o período do catálogo aqui (normalmente 2000,0 para catálogos de objetos modernos). As coordenadas do objeto para a data alvo serão exibidas na seção Coordenadas aparentes.

Módulo de coordenadas da eclíptica

Coordenadas da eclíptica

Este módulo converte entre coordenadas equatoriais e coordenadas da eclíptica. Primeiro, selecione Data & hora. Então, preencha os valores correspondentes das coordenadas seja na seção Coordenadas da eclíptica, ou na seção Coordenadas equatoriais. Alternativamente, defina a coordenada equatorial selecionando um objeto usando a janela Procurar objeto, Então, as coordenadas complementares serão preenchidas.

O módulo contém um modo em lote para converter diversos pares de coordenadas ao mesmo tempo. Você deve construir um arquivo de entrada no qual cada linha conterá dois valores: o par de coordenadas de entrada (seja equatorial ou eclíptica). Então especifique que coordenadas você está usando como entrada, e identifique os nomes dos arquivos de entrada e saída. Finalmente, pressione o botão Executar para gerar o arquivo de saída, que conterá as coordenadas convertidas (equatorial ou eclíptica, complementando o que você escolheu como valor de entrada).

Módulo de coordenadas equatorial/galática

Coordenadas equatorial/galática

Este módulo converte a partir de coordenadas equatoriais para coordenadas galáticas, e vice-versa. Preencha os valores correspondentes seja na seção Coordenadas galáticas ou na seção Coordenadas equatoriais. Alternativamente, defina as coordenadas equatoriais selecionando um objeto usando a janela Procurar objeto. Então, as coordenadas complementares serão preenchidas.

Módulo de coordenadas horizontais

Coordenadas horizontais

Este módulo converte a partir de coordenadas equatoriais para coordenadas horizontais. Primeiro selecione a data, hora, e coordenadas geográficas para o cálculo. Então, preencha as coordenadas equatoriais a serem convertidas ou sue a janela Procurar objeto na seção Coordenadas equatoriais. As coordenadas horizontais correspondentes serão apresentadas na seção Coordenadas horizontais.

Módulo de coordenadas geodésicas

Coordenadas geodésicas

O sistema de coordenadas geográficas normal considera que a Terra é uma esfera perfeita. Isto é quase verdade, de modo que na maioria das vezes as coordenadas geográficas são suficientes. Se uma precisão maior for necessária, então nós devemos levar em conta a verdadeira forma da Terra. A Terra é um elipsoide, a distância ao redor do equador é cerca de 0,3% maior que um grande círculo que passe pelos polos. O sistema de coordenadas geodésicas leva esta forma elipsoidal em consideração, e expressa a posição na superfície terrestre em coordenadas cartesianas (X, Y e Z).

Para usar o módulo, primeiro selecione quais coordenadas você usará como entrada na seção Selecionar coordenadas de entrada. Então, selecione o modelo elipsóide e preencha as coordenadas de entrada na seção Coordenadas cartesianas ou na seção Coordenadas geográficas. Quando você pressionar o botão Converter, as coordenadas correspondentes serão preenchidas.

Módulo de coordenadas de planeta

Coordenadas de planeta

O módulo de coordenadas de planeta computa os dados posicionais para qualquer corpo de sistema solar principal, para qualquer hora e data e qualquer localização geográfica. Simplesmente selecione o Corpo de sistema solar a partir da lista combinada, e especifique a data, hora e coordenadas geográficas desejadas (estes valores são pré-configurados para as configurações atuais do KStars). Então, as coordenadas Equatorial, Horizontal e Eclíptica do corpo serão computadas e exibidas.

Existe um modo em lote para este módulo. Você deve construir um arquivo de entrada no qual cada linha especifica valores para os parâmetros de entrada (corpo de sistema solar, data, hora, longitude e latitude). Você pode escolher especificar um valor constante para alguns dos parâmetros na janela da calculadora (estes parâmetros deverão ser pulados no arquivo de entrada). Você pode também especificar os parâmetros de saída (coordenadas equatorial, horizontal e eclíptica) que devem ser calculados. Finalmente, especifique os nomes dos arquivos de entrada e saída, e pressione o botão Executar para gera o arquivo de saída com os valores computados.

Módulo de duração do dia

Duração do dia

Este módulo computa o tamanho do dia bem como a hora do nascer do sol, do trânsito do sol (meio-dia), e do por do sol para qualquer data do calendário, para qualquer localização na Terra. Primeiro selecione as coordenadas geográficas desejadas e data, e então os dados são computados e exibidos.

Módulo de equinócios e solstícios

Equinócios e solstícios

O módulo de equinócios e solstícios calcula da data e hora de um equinócio ou solstício para um determinado ano. Você especifica o ano, e a data e hora dos eventos (equinócio vernal, solstício de verão, equinócio de outono ou solstício de inverno) são exibidas.

Existe um modo em lote para este módulo. Para usá-lo, simplesmente crie um arquivo de entrada onde cada linha contenha um ano para o qual a data de equinócio e solstício será calculada. Então especifique os nomes dos arquivos de entrada e saída, e pressione o botão Calcular para gerar o arquivo de saída. Cada linha no arquivo de saída contém o ano de entrada, a data e hora de cada evento, e o tamanho de cada estação.

Módulo de dia juliano

Dia juliano

Este módulo converte datas entre os calendários Data e hora, o dia juliano e o dia juliano modificado. O dia juliano modificado é simplesmente igual ao dia juliano - 2.400.000,5.

Para usar o módulo, insira um dos três tipos de datas e os valores correspondentes para os outros dois sistemas de datas serão exibidos.

Dica

Exercício:

Que data de calendário corresponde o MJD (do inglês, dia juliano modificado) = 0,0?

Módulo de tempo sideral

Tempo sideral

Este módulo converte entre tempo universal e tempo sideral local. Primeiro selecione a localização geográfica e uma data para o cálculo. Então o valor correspondente para o outro tempo será exibido.