Os equinócios

Jason Harris

Muitas pessoas conhecem os equinócios de primavera e outono como datas de calendário, significando o começo da primavera no hemisfério norte e outono, respectivamente. Você sabia que os equinócios são também posições no céu?

O equador celeste e a eclíptica são dois grandes círculos na esfera celeste, em um ângulo de 23,5 graus. Os dois pontos onde se encontram são chamados equinócios. O equinócio da primavera tem as coordenadas RA=0,0 hs, Dec=0,0 graus. O equinócio do outono tem as coordenadas RA=12,0 hs, Dec=0,0 graus.

Os equinócios são importantes por criarem as estações. Porque estão na eclíptica, o Sol passa por cada equinócio todo ano. Quando o Sol passa pelo equinócio da primavera (usualmente em 21 de março), ele cruza o equador celeste do sul para o norte, significando o fim do Inverno para o hemisfério norte. Similarmente, quando o Sol passa pelo equinócio do outono (usualmente em 21 de setembro), ele cruza o equador celeste do norte para o sul, significando o fim do inverno no hemisfério sul.