Hora sideral

Jason Harris

A hora sideral literalmente significa hora da estrela. O tempo que nós usamos em todos os dias de nossas vidas é o tempo solar. A unidade fundamental da hora solar é um dia: o tempo que o Sol leva para percorrer os 360 graus ao redor do céu, devido a rotação da Terra. Unidades menores do Tempo Solar são simplesmente divisões de um dia:

  • 1/24 dia = 1 hora

  • 1/60 hora = 1 minuto

  • 1/60 minuto = 1 segundo

No entanto, existe um problema com a hora solar. A Terra atualmente não gira 360 graus em um dia solar. A Terra está em órbita ao redor do Sol, e no curso de um dia, ele se move cerca de um grau ao longo desta órbita (360 graus/365,25 dias para uma órbita completa = cerca de um grau por dia). Logo, em 24 horas, a direção para o Sol muda cerca de um grau. Logo, a Terra tem que girar 361 graus para fazer com que o Sol pareça estar viajando 360 graus no céu.

Em astronomia, nós levantamos quanto tempo leva para a Terra rotacionar em relação a estrelas fixas, não o Sol. Logo, nós gostaríamos de uma escala de tempo que removesse a complicação da órbita da Terra ao redor do Sol, e simplesmente focasse quanto tempo a Terra leva para girar 360 graus em relação às estrelas. Este período rotacional é chamado de um dia sideral. Em média, ele é 4 minutos menor que um dia solar, por causa do 1 grau a mais da rotação da Terra em um dia solar. Ao invés de definir o dia sideral como 23 horas, 56 minutos, nós definimos horas, minutos e segundos siderais com o mesmo fracionamento de um dia como contado no modo solar. Logo, um segundo solar = 1,00278 segundo sideral.

A hora sideral é útil para determinar onde as estrelas estão em uma determinada hora fornecida. A hora sideral divide uma rotação completa da Terra em 24 horas siderais; do mesmo modo, o mapa do céu é dividido em 24 horas de ascensão direta. Isto não é uma coincidência; a hora sideral local (do inglês, LST) indica a ascensão direta no céu que está atualmente atravessando o meridiano local. Logo, se uma estrela possui uma ascensão direta de 05h 32m 24s, ela estará em seu meridiano em LST=05:32:24. Em geral, a diferença entre um RA do objeto e a hora sideral Local lhe informa o quão distante do meridiano este objeto está. Por exemplo, o mesmo objeto em LST=06:32:24 (uma hora sideral mais tarde), estará a uma hora de ascensão direta oeste do seu meridiano, que é 15 graus. Esta distância angular a partir do meridiano é chamada de hora angular do objeto.

Dica

A hora sideral local é exibida pelo KStars na Caixa de informação de hora, com o rótulo ST (você deve dessombrear a caixa com um clique-duplo nela para ver a hora sideral). Observe que a mudança dos segundos siderais não estão sincronizadas com a mudança dos segundos da hora local e da hora universal. De fato, se você olhar os relógios por um tempo, você notará que os segundos Siderais são realmente um pouco menores que os segundos LT e UT.

Aponte para o zênite (pressione Z ou selecione Zênite no menu Localização). O zênite é o ponto do céu onde você está olhando diretamente acima a partir do chão, e é um ponto em seu meridiano local. Observe que a ascensão direta do zênite: ela é exatamente a mesma de sua hora sideral local.