Precessão

Jason Harris

Precessão é a mudança gradual na direção do eixo de giro da Terra. O eixo de giro traça um cone, completando um circuito completo em 26.000 anos. Se você já rodou um pião, a rotação hesitante no topo conforme ele gira, é a precessão.

Porque a direção do eixo de giro da Terra muda, também o faz a localização dos polos celestes.

O motivo da precessão da Terra é complicado. A Terra não é uma esfera perfeita, mas um pouco achatada, significando que o grande círculo no equador é maior que um grande círculo meridional que passa pelos polos. Também, a Lua e o Sol estão fora do plano equatorial da Terra. Como resultado, a atração gravitacional da Lua e do Sol na achatada Terra induz um leve torque em adição a uma força linear. Este torque no corpo rodopiante da Terra leva a um movimento de precessão.

Dica

Exercício:

A precessão é mais fácil de ver observando o polo celestial. Para encontrar o polo, primeiro mude para coordenadas equatoriais na janela Configurar o KStars, e então segure a Seta para cima até o mostrador parar de rolar. A declinação mostrada no centro do Painel de informação deve ser de +90 graus, e a brilhante estrela Polaris deve estar próxima ao centro da tela. Tente mexer com as setas esquerda e direita. Note que o céu parece rodar ao redor do polo.

Demonstraremos agora a precessão mudando a data para um ano bem remoto, e observando que a localização do polo celestial não é mais próximo a Polaris. Abra a janela Ajustar hora (Ctrl+S), e ajuste a data para o ano 8000 (atualmente o KStars não trabalha com datas muito mais remotas que isso, mas esta data é suficiente para nosso propósito). Note que o painel celeste agora está centrado em um ponto entre as constelações de Cygnus e Cepheus. Verifique que este é agora o polo girando a esquerda e a direita: o céu gira ao redor deste ponto; no ano de 8000, o polo norte celeste não será mais próximo a Polaris.