Capítulo 1. Introdução

O KStars deixa você explorar o céu noturno no conforto da cadeira de seu computador. Ele provê uma acurada representação gráfica do céu noturno de qualquer data, de qualquer local na Terra. O mostrador inclui 126.000 estrelas com até 9 de magnitude (100 milhões com catálogos adicionais), 13.000 objetos do espaço profundo (catálogos Messier, NGC e IC), todos os planetas, o Sol e a Lua, centenas de cometas e asteroides, a Via Láctea, 88 constelações, e linhas guia como o equador celestial, o horizonte e a eclíptica.

No entanto, o KStars é mais que um simples simulador de céu noturno. A tela fornece uma interface para inúmeras ferramentas, onde você pode aprender mais sobre Astronomia e sobre o céu noturno. Existe um menu de contexto sensível para cada objeto exibido, que exibe informações e ações específicas do objeto. Centenas de objetos fornecem links para páginas da Internet informativas, além de bonitas imagens tiradas pelo telescópio espacial Hubble e outros observatórios.

A partir de um menu de contexto de um objeto, você pode abrir a janela de informações detalhadas, onde você pode examinar os dados de posição do objeto e buscar uma grande quantidade de informações de bases de dados online para profissionais formados e referências da literatura sobre o objeto. Você pode até mesmo anexar seus próprios links de Internet, imagens e notas de texto, fazendo com que o KStars se torne uma interface gráfica para seus registros de observação e seu bloco de notas astronômicas pessoal.

Nossa ferramenta Calculadora astronômica fornece acesso direto a muitos algoritmos que o programa usa por trás de sua interface, incluindo conversores de coordenadas e calculadoras de tempo.

Você pode planejar uma sessão de observação usando a ferramenta Altitude vs. tempo, que irá desenhar curvas representando a altitude, como uma função de tempo, para quaisquer grupos de objetos. Se isto não for muito detalhado, também é fornecida a ferramenta O que acontece hoje à noite?, que sumariza os objetos que você será capaz de ver de sua localização, em uma determinada noite. Você pode adicionar seus objetos favoritos à sua lista de desejos de observação usando a ferramenta Planejador de observações, que permite que você planeje suas sessões de observação de maneira profissional.

O KStars fornece também um Visualizador do sistema solar, que mostra a configuração atual dos planetas principais de nosso sistema solar. Existe também uma ferramenta sobre as Luas de Júpiter, que mostra as posições das quatro maiores luas de Júpiter, em uma função de tempo.

Nosso objetivo primário é tornar o KStars uma ferramenta educacional interativa para o aprendizado de Astronomia e do céu da noite. Para este fim, o manual do KStars inclui o Projeto AstroInfo, uma série de pequenos artigos com hiperlink sobre tópicos astronômicos que podem ser explorados com KStars. Adicionalmente, o KStars inclui funções D-Bus que permitem a escrita de scripts complexos, tornando o KStars um poderoso "instrumento de demonstração" para o uso em salas de aula ou em tópicos gerais sobre Astronomia. Além disso, qualquer linguagem ou ferramenta desenvolvida por terceiros com suporte ao D-Bus, pode ser usada para escrever scripts poderosos usando a API D-Bus do KStars

No entanto, o KStars não é apenas para estudantes. Você pode controlar telescópios e câmeras com o KStars, usando o poderoso e sofisticado protocolo INDI. O KStars suporta vários telescópios populares, incluindo a família LX200 da Meade e o Celestron GPS. Diversas câmeras CCD, webcams, e focalizadores computadorizados populares. Comandos de trilha/brilho estão integrados diretamente no menu de contexto da janela principal, e o Painel de controle INDI fornece acesso completo a todas as funções do telescópio. A arquitetura cliente/servidor do INDI permite controle transparente de qualquer número de telescópios locais ou remotos, usando uma única sessão do KStars. Para usuários avançados, o KStars fornece o Ekos, uma suíte de astrofotografia para Linux. O Ekos é baseado em uma estrutura extensível e modular para realizar tarefas comuns de astrofotografia. Isso inclu GOTOs altamente precisos usando um resolvedor de astrometria, capacidade de medir e corrigir erros de alinhamento polar, capacidades de foco e guia automáticos, e ainda, captura de uma única ou pilha de imagens com suporte roda do filtro.

Estamos muito interessados em sua opinião. Por favor, relate erros ou solicitações de novos recursos na lista de discussão do KStars em . Você pode também usar a ferramenta automatizada de informe de falhas, acessível no menu ajuda.

Tradução de Jose Monteiro

Tradução de Marcus Gama

Tradução de Luiz Fernando Ranghetti

Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.