Controle de dispositivo remoto

O KStars fornece uma camada simples e poderosa para controle de dispositivo remoto. Uma descrição detalhada da camada é descrita na folha técnica do INDI.

Você precisa configurar tanto a máquina servidora como a cliente para controle remoto:

  1. Servidor: Para preparar um dispositivo para controle remoto, siga os seguintes passos na configuração local/servidor. Ao iniciar um serviço de dispositivo no Gerenciador de dispositivo, um número de porta é exibido na coluna Ouvir porta. Além do número da porta, você também precisará do nome de máquina ou endereço IP do seu servidor.

  2. Cliente: Selecione o Gerenciador de dispositivo a partir do menu Dispositivo e clique na aba Cliente. Você pode adicionar, modificar ou excluir máquinas na aba Cliente. Adicione uma máquina clicando no botão Adicionar. Insira o nome de máquina/endereço IP do servidor no campo Máquina, e insira o número da porta obtido da máquina servidora no passo 1.

Após você adicionar uma máquina, dê um clique direito na máquina para Conectar ou Desconectar. Se uma conexão for estabelecida, você pode controlar o telescópio a partir do Mapa celeste ou do Painel de controle INDI exatamente como descrito na seção local/servidor. Isto é muito fácil!

Executando um servidor INDI a partir da linha de comando

Apesar do KStars permitir que você facilmente estabeleça um servidor INDI, você pode lançar um servidor INDI a partir da linha de comando.

Uma vez que o INDI é um componente de infraestrutura independente, você pode rodar um servidor INDI em uma máquina sem o KStars. O INDI pode ser compilado separadamente para ser executado em máquinas remotas. Além do mais, drivers de dispositivo registram mensagens para o stderr e que podem ser úteis na depuração de uma situação. A sintaxe para um servidor INDI é a seguinte:

$ indiserver [opções] [driver ...]

Opções:

-l d : log das mensagens do driver para d/YYYY-MM-DD.islog

-m m : matar o cliente se obter mais que estes MB, padrão 10

-p p : alterna porta IP, padrão é 7624

-f caminho : Caminho da FIFO para início e parada dinâmicos dos controladores.

-v : exibir eventos chave, sem tráfego

-vv : -v + conteúdo da mensagem chave

-vvv : -vv + xml completo

driver : executável ou dispositivo@maquina[:porta]

Por exemplo, se você deseja iniciar um servidor INDI rodando um driver LX200 GPS e recebendo conexões na porta 8000, você deve executar o seguinte comando:

$ indiserver -p 8000 lx200gps

Operação remota segura

Suponhamos que nós desejemos executar um servidor indi com drivers INDI em uma máquina remota, maquina_remota, e conectá-lo ao KStars executado em uma máquina local.

A partir da máquina local registrar a máquina remota, maquina_remota, digitando:

$ ssh -L porta_local:maquina_remota:porta_remota

Isto conecta a porta_local na máquina local à porta_remota na maquina_remota. Após o login, executar o servidor indi na máquina remota:

$ indiserver -p porta_remota [driver...]

De volta a máquina local, inicie o KStars e então abra o Gerenciador de dispositivos e adicione uma máquina na aba Cliente. A máquina deve ser a máquina local (normalmente 127.0.0.1) e o número da porta deve ser a porta_local usada nos passos anteriores. Dê um clique direito na máquina e selecione Conectar a partir do menu de contexto. O KStars conectará ao servidor INDI de maneira segura. As informações da máquina serão salvas para sessões futuras.