Ferramenta "O que acontece esta noite?"

O que acontece esta noite?

A ferramenta O que acontece esta noite? (do inglês WUT) exibe uma lista de objetos que serão visíveis na noite de qualquer localização, em qualquer data. Por padrão, a localização e data são obtidas das configurações atuais na janela principal, mas você pode mudar esses valores usando os botões Mudar data e Mudar localização no topo da janela do WUT.

A ferramenta WUT também exibe um almanaque resumido de dados para a data selecionada: os horários do nascer e por do Sol e Lua, a duração da noite, e a fração de iluminação da Lua.

Abaixo do almanaque são exibidas as informações do objeto. Os objetos são organizados em categorias de tipo. Selecione um tipo de objeto na caixa rotulada Selecionar uma categoria, e todos os objetos daquele tipo que estiverem acima do horizonte na noite selecionada serão exibidos na caixa rotulada Objetos correspondentes. Por exemplo, na captura de tela, a categoria Planetas foi selecionada, e quatro planetas que estão visíveis na noite selecionada estão exibidos (Marte, Netuno, Plutão e Urano). Quando um objeto na lista é selecionado, seus horários de nascente, poente e trânsito são exibidos na painel inferior direito. Adicionalmente, você pode pressionar o botão Detalhes do objeto... para abrir a janela de detalhes do objeto para aquele objeto.

Por padrão, o WUT exibirá objetos que estiverem acima do horizonte entre o por do sol e a meia noite (isto é, na noite). Você pode escolher quais objetos estarão visíveis entre a meio noite e o alvorecer (na madrugada), ou entre o crepúsculo e o alvorecer (toda a noite) usando a caixa combinada próximo ao topo da janela.