Planejador de observações

Kristian Ivanov

Desde o KDE SC 4.4, o trabalho de Prakash Mohan no GSoC foi incluído no KStars. O KStars agora possui um planejador fantástico para planejar suas sessões de observação. A opção para executar sessão permite que você registre informações sobre objetos conforme você os observa. Alternativamente, você pode também escrever um breve registro no planejador de sessão em si. Nós desejamos que você divirta-se bastante no planejamento de suas observações com o KStars!

Você pode até mesmo adicionar figuras aos objetos. A lista de imagens é uma lista de pesquisa de imagens no Google. Para adicionar uma imagem a um objeto, tudo que precisa fazer é pressionar o botão Procurar imagem à direita e então encontrar a imagem que deseja. Se você não tiver uma conexão Internet, você pode abrir uma imagem a partir do seu disco rígido. Observe que imagens que serão usadas serão reduzidas para 600x600 pixels.

A primeira maneira de fazer isso é pressionando Ctrl+2 or Ctrl+L para abrir a Lista de observação, e então pressione o botão Adicionar objeto.

O botão Salvar todas as imagens faz uma busca por imagens do SDSS e exibe a imagem do DSS se o RA/Dec solicitado estiver fora da assinatura do SDSS.

Esta é uma imagem do SDSS de uma galáxia

Esta é uma imagem do DSS da mesma galáxia

O botão Apagar todas as imagens faz o oposto. Ele apaga todas as imagens baixadas.

A imagem para a galáxia foi apagada

Você pode adicionar mais objetos pressionando o botão Adicionar objeto. Ele possui um método bastante preciso de ordenar itens, dependendo das opções que fornecer para ele. Elas são: Qualquer, Estrela, Sistema solar, Aglomerado (Globular e Aberto), Nebulosa (Gasosa e Planetária), Galáxias, Cometas, Asteróides e Constelações + o filtro de nome.

Aqui você pode ver a visibilidade do objeto baseado na hora e data. A linha precedente mostra a hora atual.

E abaixo disto você pode adicionar notas sobre a observação deste objeto.

Observe que a Lista de desejos não é uma Plano de sessão. Na Lista de desejos, você pode adicionar objetos que deseja observar em algum momento. A partir dela, você pode adicioná-los ao Plano de sessão.

Você pode ver a janela de contexto que aparece ao clicar com o botão direito em um objeto.

Adicionar objetos à janela do Plano de sessão

Aqui está a segunda maneira de adicionar objetos em sua Plano de observação e usar seu Plano de observação. Para usar esta maneira, basta pressionar o quarto ícone no canto superior esquerdo do Assistente do Planejador de Observação (que está destacado em amarelo).

Independente de parecer diferente, esta maneira é basicamente igual à primeira. Apesar de poder ser um pouco mais detalhada. Aqui você pode ver as mesmas categorias de objetos.

Você pode escolher onde estes objetos estarão no céu. Existem quatro opções disponíveis: Por todo o céu (que é a opção padrão), por constelação e em uma região (retangular ou circular).

Você pode selecionar a data para a observação e o local a partir do qual você observará.

Você pode selecionar o limiar de magnitude para os objetos a serem exibidos. Em astronomia, a magnitude absoluta (também conhecida como magnitude visual absoluta quando medida na banda fotométrica V padrão) mede o brilho intrínseco de um objeto celestial.

Você pode salvar seu plano de observação. E ele será salvo com uma extensão .obslist.

Você pode também acessar o WUT (do inglês, O que está acontecendo hoje à noite), que pode ser um grande auxílio. Ele fornece ideias sobre o que observar em uma data, hora e local que você especifica usando os botões de configuração no canto superior direito da janela do O que está acontecendo hoje à noite.

Assim é como a janela Execução da sessão se parece. Ela pode ser aberta pressionando Ctrl+2. Nela você pode também ver algumas informações sobre o objeto selecionado e será capaz de adicionar notas de observação.

Primeira janela do Executar sessão

Pressionando o botão Próxima página, você acessará a segunda página do Plano de sessão. Aqui você será capaz de ver informações não do seu objeto, mas do seu equipamento.

Segunda janela do Executar sessão

Pressionar o botão Próximo alvo fará com que o Executar sessão abra a primeira janela sobre o próximo objeto.