Capítulo 8. Controle de dispositivo astronômico com o INDI

O KStars fornece uma interface para configurar e controlar instrumentos astronômicos através do protocolo INDI.

O protocolo INDI suporta uma grande variedade de instrumentos astronômicos como câmeras CCD e focalizadores. Para uma lista atualizada dos dispositivos suportados, por favor visite a página de dispositivos suportados do INDI.

Configuração do INDI

O KStars pode controlar dispositivos remotos ou locais indiferentemente através da arquitetura cliente/servidor do INDI. Dispositivos INDI podem ser executados em três diferentes modos:

  1. Local: O modo local é o mais comum sendo usado para controlar um dispositivo local (isto é um dispositivo conectado a sua máquina).

  2. Servidor: O modo servidor estabelece um servidor INDI para um dispositivo específico e espera por conexões a partir de clientes remotos. Você não pode operar dispositivos servidor, você pode somente iniciá-los e desligá-los.

  3. Cliente: O modo cliente é usado para conectar à servidores remotos INDI executando dispositivos INDI. Você pode controlar dispositivos remotos da mesma maneira que controla dispositivos locais.

Você pode executar um dispositivo local, estabelecer servidores INDI, e conectar à clientes remotos a partir do Gerenciador de dispositivo no menu Dispositivos.

Aqui está uma captura de tela da janela do Gerenciador de dispositivo:

Iniciar drivers de dispositivo

Você pode executar dispositivos navegando na árvore de dispositivos, selecionando o dispositivo específico, e então clicando no botão Executar serviço. Você pode selecionar o modo de operação, tanto local como servidor como definido acima. O número da porta é gerado aleatoriamente dentro do intervalo de 7624 a 10.000. Para especificar uma porta, clique na coluna porta próxima do controlador desejado. O KStars permite que vários controladores rodem em um servidor INDI, e mesmo em uma porta. Selecione vários controladores e então pressione o botão Executar serviço.

Para controlar dispositivos remotos, veja a seção controle de dispositivos remotos.