Capítulo 8. Importando/exportando

Se você assistir a uma festa de família, uma reunião da empresa, uma conferência ou qualquer outro evento em que outros usuários do KPhotoAlbum possam estar presentes, você poderá compartilhar as suas imagens com essas pessoas. Você poderá obviamente optar por gerar páginas HTML para eles navegarem, mas uma vez que você poderá já ter perdido bastante tempo classificando todas as imagens (Quem está nas imagens, onde foram tiradas, etc.), não existe nenhuma razão para eles voltarem a fazer esse trabalho todo de novo.

O KPhotoAlbum permite-lhe exportar um conjunto das suas imagens para um arquivo .kim, o qual poderá ser importado pelas outras pessoas para o seu banco de dados, de modo a ter a sua classificação para essas imagens.

Existem dois tipos diferentes de arquivos .kim, incorporados ou externos, onde isso depende se as imagens em si estão localizadas no próprio arquivo ou se estão noutro local qualquer. A colocação das imagens no arquivo tem a vantagem óbvia que este arquivo é completamente autônomo, se bem que tem a desvantagem igualmente óbvia que o arquivo se torna bastante grande.

Existem dois locais a partir dos quais você poderá gerar um arquivo .kim, sendo um deles diretamente em ArquivoExportar..., ou em conjunto com as páginas HTML (veja em Capítulo 7, Gerando HTML). A criação de um arquivo .kim durante a exportação para HTML irá criar um arquivo .kim externo.

Os arquivos .kim externos irão procurar pelas imagens com uma de duas formas. Primeiro irá tentar procurar pelas imagens no mesmo local que o arquivo .kim e, se não for aí encontrado, irá procurá-las com a URL indicada quando da criação do arquivo .kim. Lembre-se de que o último só é possível para os arquivos .kim que foram criados durante a exportação para HTML.

Janela da Exportação

Esta seção falará sobre a janela de exportação que aparece quando seleciona a opção ArquivoExportar....

A parte mais importante desta janela é a escolha se o arquivo .kim deverá ser interno ou externo (veja a descrição acima). Existem as três opções:

  • Incluir no arquivo .kim - este será um arquivo interno

  • Cópia manual ao lado do arquivo .kim - Aqui você mesmo terá que copiar as imagens para o mesmo local do arquivo .kim

  • Copiar automaticamente para a pasta do arquivo .kim - aqui o KPhotoAlbum copia as imagens para você.

Só por curiosidade, os arquivos .kim são de fato apenas arquivos ZIP. Normalmente, não vale a pena comprimir os arquivos, uma vez que as imagens já são JPEGs comprimidos por si só e o arquivo XML em si é muito pequeno. Se quiser realmente espremer todo e qualquer 'byte', poderá ainda fazer isso se selecionar Comprimir o Arquivo de Exportação

A opção final da página é a Limitar a dimensão das imagens a. Ao enviar algumas imagens para os seus amigos, você poderá não querer enviá-las com o tamanho completo, uma vez que o arquivo .kim poderá ficar enorme. Para isso, poderá indicar que a dimensão máxima das imagens será de 800 pixels em qualquer direção.