Capítulo 2. Começando

Neste capítulo, será apresentada a forma de utilização do kdesrc-build para obter os módulos do repositório do KDE e compilá-los. Nós daremos também uma explicação básica da estrutura do código-fonte do KDE e os passos que você terá que efetuar antes de executar o programa.

Todos os tópicos presentes neste capítulo são cobertos com ainda mais detalhes no artigo Compilando o KDE 4 a partir do Código-Fonte, na Página TechBase do KDE. Se você estiver compilando o KDE pela primeira vez, é uma boa ideia lê-lo ou consultá-lo como fonte de referência. Você irá encontrar informações detalhadas sobre as ferramentas de empacotamento e os requisitos, os problemas de compilação comuns e as estratégias e informações sobre a execução da instalação do seu novo KDE.

Preparando o Sistema para Compilar o KDE

Configurar uma nova conta de usuário

É recomendável que você use uma conta de usuário diferente para compilar, instalar e executar seus programas KDE, uma vez que menos permissões são necessárias e para evitar a interferência com os pacotes de sua distribuição. Se você já possui pacotes do KDE instalados, a melhor opção seria criar um usuário diferente (dedicado) para compilar e executar o novo KDE.

Dica

Deixar seu sistema KDE intocado também permite que você volte ao estado anterior em uma emergência caso um KDE compilado seja instável por qualquer razão.

Mais tarde, você poderá fazer uma instalação de sistema se desejar. Este documento não cobre uma instalação a nível do sistema. Se estiver efetuando uma instalação a nível do sistema, provavelmente já deverá saber o que está fazendo. Caso contrário, recomenda-se consultar a documentação ou páginas de ajuda da sua distribuição, para saber como preparar e usar a instalação do sistema corretamente.

Certifique-se de que o seu sistema está pronto para compilar o código do KDE

Antes de usar o programa kdesrc-build (ou qualquer outra estratégia de compilação), você deverá instalar as ferramentas de desenvolvimento e bibliotecas necessárias para o KDE. A lista quase completa das ferramentas necessárias pode ser encontrada na página KDE TechBase Build Requirements.

Aqui está uma lista das coisas que você irá precisar:

  • Você precisa do CMake. A versão necessária poderá variar de acordo com a versão do KDE 4 que estiver compilando; veja a TechBase para detalhes, mas uma boa dica é ter instalada a versão mais recente. O CMake é o programa usado pelo kdesrc-build para lidar com a configuração e compilação da maioria dos aplicativos do KDE.

  • É também necessário instalar os programas-cliente usados para extrair o código-fonte do KDE. Isto significa que você precisa pelo menos o seguinte:

    • O Subversion, que costumava ser o único sistema de controle de versões usado, e que ainda continua a ser utilizado para alguns módulos com arquivos de dados grandes. Você pode verificar se possui instalado digitando svn --version.

    • Você irá precisar do gerenciador de controle de versões Git instalado, para os projetos do KDE baseados em Git. .

    • Ainda que não seja necessário, o gerenciador de controle de versões Bazaar é usado para um único módulo (libdbusmenu-qt) que é necessário para as bibliotecas do KDE. A maioria dos usuários poderão instalar esta biblioteca através dos pacotes da sua distribuição, mas o kdesrc-build suporta a compilação do mesmo, se assim desejar. Entretanto, para compilar o libdbusmenu-qt, você precisa ter o Bazaar instalado.

  • Você precisará do ambiente de desenvolvimento C++ completo. O GCC 4.6 ou superior é recomendado.

  • Finalmente, você precisa de uma ferramenta make. O GNU Make é o recomendado e deve estar disponível no seu gerenciador de pacotes. Após o cmake ter sido executado pelo kdesrc-build, o make lida com o processo de compilação, por isto ele é obrigatório.

Nota

A maioria das distribuições e sistemas operacionais inclui um método para instalar facilmente as ferramentas de desenvolvimento necessárias. Consulte a página Começando da TechBase, na sua seção Pacotes necessários para sua Distribuição para ver se estas instruções já estão disponíveis.

Uma exceção às bibliotecas necessárias é a biblioteca Qt™. O kdesrc-build irá instalar normalmente uma cópia do Qt™, quer já a tenha instalado ou não. Assim, não é necessário possuí-la. Se você não quiser usar a cópia do Qt™, terá que fazer o seguinte:

  • Certifique-se de que removeu o módulo 'qt' do seu arquivo de configuração, uma vez que você não irá precisar dele e, se possuí-lo, isso só vai adicionar um tempo adicional à sua compilação.

  • Mude a configuração da opção qtdir no seu arquivo de configuração, de modo a apontar para o seu Qt™ de sistema. A localização do seu Qt™ poderá ser encontrada com o comando qmake -queryQT_INSTALL_PREFIX.

    Nota

    O comando qmake poder ser chamado de qmake4 ou qmake-qt4 na sua distribuição.

  • Se você não tiver já o Qt™ instalado, instale-o, incluindo os pacotes -dev ou -devel necessários. Você deverá ter pelo menos o Qt™ 4.7 se for compilar o KDE 4.

Importante

Alguns destes pacotes estão divididos em bibliotecas, programas ou utilitários e pacotes de desenvolvimento. Você precisará, pelo menos, do programa ou biblioteca e do seu pacote de desenvolvimento. As bibliotecas que necessita irão variar de acordo com os módulos que pretende compilar, uma vez que cada módulo possui os seus próprios requisitos. O TechBase do KDE tem mais detalhes sobre as ferramentas e técnicas específicas usadas para instalar e encontrar os programas necessários.

Configurar o kdesrc-build

Instalar o kdesrc-build

Você provavelmente já tem uma versão do programa kdesrc-build instalada no seu sistema. Contudo, se não tiver, poderá obtê-lo na página do kdesrc-build ou poderá encontrá-lo no seu local original, no repositório de código do KDE.

Dica

Se você usar um kdesrc-build mais recente baixado de sua página Web, você deve lembrar-se de executar o script kdesrc-build que você baixou. Você pode usar a opção --version no kdesrc-build como uma maneira rápida de verificar isto.

  1. Para baixar o kdesrc-build a partir de sua página, basta ir para a página do kdesrc-build e transferir a versão mais recente. A versão está dentro de um pacote TAR comprimido, que você pode extrair com o Ark ou o tar. O conteúdo do pacote inclui o programa kdesrc-build atual, um arquivo de configuração de exemplo (kdesrc-buildrc-sample) e um programa de configuração rápida.

  2. Ou você poderá obter o kdesrc-build a partir do seu repositório de origem, executando o comando:

    $ git clone git://anongit.kde.org/kdesrc-build ~/kdesrc-build
    

    Substitua ~/kdesrc-build pela pasta aonde você deseja instalar.

Independentemente da técnica que usar, você deverá certificar-se de que o arquivo kdesrc-build é executável. Por conveniência, deverá colocá-lo em uma pasta que esteja definida na variável de ambiente PATH, caso contrário, poderá obter mensagens que indiquem que o comando não foi encontrado ou que está rodando uma versão errada por engano.

Preparar o arquivo de configuração

O kdesrc-build usa um arquivo de configuração (localizado em ~/.kdesrc-buildrc) para controlar que módulos compilar, onde eles serão instalados, etc.

Você pode usar um programa incluído com o kdesrc-build, chamado kdesrc-build-setup para preparar uma configuração básica do kdesrc-build. Você pode então editar o ~/.kdesrc-buildrc a partir desta configuração e então fazer as mudanças que desejar.

O kdesrc-build-setup em si é executado a partir de um terminal (ao invés de usar uma interface gráfica), da mesma maneira que o kdesrc-build, assim você pode usá-lo mesmo se a interface gráfica ainda não estiver disponível.

Dica

Você pode usar a configuração de exemplo kdesrc-buildrc-sample para obter explicações sobre as diversas opções disponíveis.

Você poderá encontrar mais informações sobre a sintaxe do arquivo de configuração em “Definindo os Dados de Configuração” e em Capítulo 4, Configurando o kdesrc-build.