Configurando o ambiente para executar o seu ambiente de trabalho Plasma™ do KDE

Assumindo que você está usando um usuário dedicado para compilar o KDE e já possui uma versão do KDE instalada, a execução do seu KDE novo precisará de alguns truques, uma vez que o KDE novo terá de ter precedência sobre o antigo. Você deve alterar as variáveis de ambiente dos seus scripts de inicialização para ter certeza de que é usada a mais nova compilação do ambiente de trabalho.

Instalar automaticamente um driver de autenticação

Desde a versão 1.16, o kdesrc-build irá tentar instalar um driver de autenticação apropriado, o que lhe permitirá iniciar a sua sessão no seu ambiente de trabalho KDE compilado pelo kdesrc-build a partir do seu gerenciador de autenticação. Isto poderá ser desativado com a opção install-session-driver do arquivo de configuração.

Nota

A configuração da sessão não ocorre quando o kdesrc-build estiver em execução no modo simulado.

Este driver funciona ao definir um tipo de sessão personalizado com o xsession. Este tipo de sessão deverá funcionar por padrão com o gerenciador de autenticação kdm (onde aparece como uma sessão Personalizada), mas os outros gerenciadores de autenticação (como o LightDM e o gdm) poderão necessitar de arquivos adicionais instalados para ativar o suporte ao xsession.

Adicionar o suporte da xsession para as distribuições

Os gerenciadores de autenticação predefinidos de algumas distribuições poderão necessitar de pacotes adicionais instalados para ter suporte as autenticações com o xsession.

  • A distribuição Linux® Fedora precisa que o pacote xorg-x11-xinit-session esteja instalado para ter o suporte personalizado de sessões do xsession.

  • As distribuições de Linux® Debian e derivadas deverão ter suporte às autenticações personalizadas com o xsession, mas precisam que a opção allow-user-xsession esteja configurada no arquivo /etc/X11/Xsession.options. Veja também a documentação do Debian sobre como personalizar a sessão de X.

  • Para outras distribuições, vá para “Adicionar manualmente o suporte ao xsession”.

Adicionar manualmente o suporte ao xsession

Se não existirem instruções específicas para a sua distribuição em “Adicionar o suporte da xsession para as distribuições”, você pode adicionar manualmente um item de Sessão personalizada do xsession na lista de tipos de sessões da sua distribuição da seguinte forma:

Procedimento 2.1. Adicionar um tipo de sessão de autenticação no .xsession.

Nota

Este procedimento irá necessitar de privilégios administrativos para ser concluído.

  1. Crie o arquivo /usr/share/xsessions/kdesrc-build.desktop.

  2. Certifique-se de que o arquivo recém-criado tenha o seguinte texto:


    Type=XSession
    Exec=$HOME/.xsession
    Name=Área de Trabalho Plasma do KDE (instável; kdesrc-build)

    O item $HOME deverá ser substituído pela localização completa da sua pasta pessoal (por exemplo, /home/usuário). A definição de itens desktop não permite arquivos genéricos para os usuários.

  3. Quando o gerenciador de autenticação for reiniciado, ele deve mostrar um novo tipo de sessão, o Área de Trabalho Plasma do KDE (instável; kdesrc-build) na sua lista de sessões, que deverá então tentar executar o arquivo .xsession instalado pelo kdesrc-build, caso o tenha selecionado na sua autenticação.

    Nota

    Pode ser mais simples reiniciar o computador para reiniciar o gerenciador de autenticação, caso este não acompanhe as atualizações da pasta /usr/share/xsessions.

Configurar manualmente o ambiente

Esta documentação era utilizada para incluir instruções sobre as variáveis de ambiente a definir para carregar o novo ambiente de trabalho. Estas instruções foram movidas para um apêndice (“Configurar um perfil de autenticação do KDE).

Se pretender configurar o seu próprio suporte para autenticações, poderá consultar esse apêndice ou ver o arquivo sample-kde-env-master.sh, que vem incluído com o código do kdesrc-build.