Tabela das opções de configuração disponíveis

Aqui está uma tabela com as várias opções, contendo a seguinte informação:

  • O nome da opção

  • Uma descrição de como responde o kdesrc-build se a opção for definida tanto na seção global quanto na seção do módulo do arquivo de configuração ao compilar um módulo.

  • Comentários especiais sobre o objetivo e utilização da opção.

Tabela 4.1. Tabela de Opções

Nome da OpçãoComportamento do Módulo -> GlobalNotas
apidox 

Esta opção foi usada para permitir a compilação da documentação da API do módulo do KDE. Ela foi removida do kdesrc-build 1.6.3 devido a não ser suportada no KDE 4. A documentação on-line da API está disponível em kde.org. Além disso, é possível compilar a documentação da API do KDE 4 usando o script kdedoxygen.sh, inclu[ido no módulo 'kde-dev-scripts'. Para mais detalhes, consulte o KDE TechBase.

apply-qt-patches Esta opção foi removida no kdesrc-build 1.10. Para obter o mesmo efeito, veja “Suporte para o 'qt'” e a opção repository.
asyncNão poderá ser sobreposta

Esta opção ativa o modo de operação assíncrono, onde a atualização do código fonte e o processo de compilação são executados em paralelo, ao invés de esperar por toda a atualização do código antes de iniciar o processo de compilação. O padrão é o modo assíncrono ativado. Para desativar, configure a opção para false

Esta opção está disponível desde a versão 1.6.

binpathA configuração do módulo substitui a global

Ative esta opção para modificar a variável de ambiente PATH durante a compilação. Não poderá sobrepor esta opção numa opção do módulo. O valor padrão é o $PATH que é definido quando o programa inicia. Esta variável de ambiente deverá incluir os locais, separados por dois-pontos das suas ferramentas de desenvolvimento. Os locais $KDEDIR/bin e $QTDIR/bin são adicionados automaticamente. Você poderá usar o til (~) para os locais que adicionar com esta opção.

ramificaçãoA configuração do módulo substitui a global

Altere esta opção para obter uma ramificação do KDE, em vez do valor padrão master (para os módulos de Git) ou trunk (para o Subversion), onde ocorre o desenvolvimento do KDE.

Por exemplo, para obter a versão 4.6 do KDE, você deve configurar esta opção como 4.6.

Se o kdesrc-build não conseguir obter adequadamente uma ramificação com esta opção, você poderá ter que indicar manualmente o URL de onde baixar usando as opções module-base-path ou override-url.

Nota

Para a maioria dos módulos do KDE, você provavelmente vai querer usar a opção branch-group e esta opção para excepções pontuais.

branch-groupA configuração do módulo substitui a global

Configure esta opção para um grupo geral de onde deseja escolher os módulos.

Para os tipos de módulos com suporte pelo Git, o kdesrc-build irá determinar a ramificação atual a ser usada automaticamente, com base nas regras determinadas pelos desenvolvedores do KDE (estas regras podem ser consultadas no repositório do código kde-build-metadata da sua pasta de código). Depois de determinar uma ramificação, ela será usada como se você mesmo tivesse indicado a opção branch.

Isto é útil se você estiver apenas tentando manter-se atualizado sobre algum trajeto normal de desenvolvimento, sem necessidade prestar atenção a todas as mudanças de nome das ramificações.

Os grupos de ramificações atuais (em 11/08/2013) são:

  • stable-qt4, para seguir as correções de erros das bibliotecas e aplicativos do KDE, baseados na Qt™ 4.

  • latest-qt4, para seguir o desenvolvimento e as novas funcionalidades das bibliotecas e aplicativos do KDE, baseado na Qt™ 4.

  • kf5-qt5, para seguir o desenvolvimento bleeding-edge para o KDE 5, Frameworks 5, Espaço de Trabalho Plasma™ 2, etc., baseados na Qt™ 5.

Lembre-se de que, se você escolher criar um branch você mesmo, isto irá substituir esta opção. O mesmo também se aplica para outras opções de seleção da ramificação, como a tag.

Esta opção foi adicionada com o kdesrc-build 1.16-pre2.

Nota

Esta opção somente se aplica aos módulos Git kde-projects (situação mais comum). Veja também em “Procurar automaticamente módulos da base de dados oficial do KDE.

build-dirA configuração do módulo substitui a globalUse esta opção para mudar a pasta que contém o código compilado. Existem três formas diferentes de usá-la:
  1. Relativa à pasta de código do KDE no Subversion (ver a opção 'source-dir'). Esta é a opção padrão e fica selecionada se digitar o nome de uma pasta que não comece por um til (~) ou uma barra (/).

    O valor padrão é build.

  2. Um local absoluto. Se indicar um local que comece por um /, então será usado esse local diretamente. Por exemplo, o /tmp/kde-obj-dir/.

  3. Relativo à sua pasta pessoal. Se indicar uma pasta que comece com um '~', então o local será usado em relação à sua pasta pessoal, de forma semelhante à expansão do til da linha de comando. Por exemplo, o ~/builddir irá configurar a pasta de compilação como /home/usuário/builddir.

Surpreendentemente, esta opção poderá ser alterada por módulo.
build-when-unchangedA configuração do módulo substitui a global

Use esta opção para controlar se o kdesrc-build sempre tentará compilar um módulo que ainda não tenha quaisquer atualizações do código-fonte.

Ao configurar o build-when-unchanged como true (verdadeiro), o kdesrc-build sempre tentará a fase de compilação para um módulo, mesmo que este não tenha qualquer atualização no código-fonte. Esta é a configuração padrão, uma vez que, provavelmente, é a que proporciona uma compilação correta.

Ao configurar o build-when-unchanged como false (falso), o kdesrc-build só irá tentar executar a fase de compilação de um módulo, caso este tenha tido uma atualização do código-fonte ou em outras situações em que seja realmente necessária uma nova compilação. Isto pode poupar tempo, especialmente se você executa o kdesrc-build diariamente ou com ainda mais frequência.

Importante

Esta funcionalidade é oferecida apenas como uma otimização. Como todas as otimizações, existem compromissos face à correção da sua instalação. Por exemplo, as alterações nos módulo 'qt' ou 'kdelibs' poderão provocar uma recompilação necessária de outros módulos, mesmo que o código-fonte não tenha sido alterado.

checkout-onlyA configuração do módulo substitui a global

Altere esta opção para obter o código do Subversion passo-a-passo. O valor desta opção deverá ser uma lista separada por espaços das pastas a transferir. Ainda que esta opção se sobreponha à global, observe que esta opção, como global, não faz sentido.

Note que esta configuração não tem nenhum efeito nos módulos do Git devido ao modo de operação do sistema de controle de código do Git.

Veja um exemplo em “Extrair partes de um módulo”.

cmake-optionsAdiciona às opções globais para o sistema de compilação padrão e substitui as globais para outros sistemas de compilação.

Use esta opção para indicar quais opções passar ao CMake quando criar o sistema de compilação do módulo. Quando isto é usado como uma opção global, é aplicada a todos os módulos onde este programa se compila. Quando é usado como uma opção de um módulo, é adicionada ao fim das opções globais. Isto permite-lhe definir opções comuns do CMake na seção global.

Esta opção não se aplica ao qt (que não usa o CMake). Use a opção configure-flags neste caso.

Uma vez que estas opções são passadas diretamente à linha de comando do CMake, deverão ser indicados como seriam passados no CMake. Por exemplo:

cmake-options -DCMAKE_BUILD_TYPE=RelWithDebInfo

Já que isto é muito trabalhoso, o kdesrc-build faz tudo para que as opções restantes sejam definidas corretamente. Assim, você poderá deixar esta opção em branco. (Em outras palavras, os parâmetros necessários do CMake serão definidos automaticamente)

colorful-outputNão poderá ser sobrepostaConfigure esta opção como false para desativar o resultado colorido do kdesrc-build. Por padrão é true. Lembre-se que o kdesrc-build não irá mostrar os códigos de cores em nada que não seja um terminal (como o 'xterm', o Konsole ou o console normal do Linux®).
configure-flagsAdiciona às opções globais para o sistema de compilação padrão e substitui as globais para outros sistemas de compilação.

Use esta opção para indicar quais opções passar ao './configure' quando criar o sistema de compilação do módulo. Quando isto é usado como uma opção global, é aplicada a todos os módulos que este programa compila. Esta opção somente funciona para o qt.

Para mudar a configuração das opções para os módulos do KDE 4, veja cmake-options.

custom-build-commandA configuração do módulo substitui a global (opção do sistema de compilação)

Esta opção pode ser definida para executar um comando diferente (outro que não seja o make, por exemplo) para realizar o processo de compilação. O kdesrc-build deve fazer a coisa certa, em geral, de modo que você não deve precisar definir esta opção. No entanto, isto pode ser útil para usar sistemas de compilação alternativos.

O valor desta opção é usado como a linha de comando a ser executada, modificada pela opção make-options como usualmente.

cxxflagsAdiciona às opções globais para o sistema de compilação padrão e substitui as globais para outros sistemas de compilação.

Use esta opção para indicar as opções a usar para compilar o módulo. Esta opção é indicada aqui em vez do configure-flags ou do cmake-options, uma vez que esta opção irá também definir a variável de ambiente CXXFLAGS durante o processo de compilação.

Observe que para o KDE 4 e qualquer outro módulo que use o CMake, é necessário configurar a opção CMAKE_BUILD_TYPE para none ao configurar o módulo. Isto pode ser feito usando a opção cmake-options.

dest-dirA configuração do módulo substitui a globalUse esta opção para mudar o nome de um módulo no disco. Por exemplo, se o seu módulo era 'extragear/network', você pode mudá-lo para 'extragear-network' com esta opção. Repare que, ainda que isto mude o nome do módulo no disco, não é uma boa ideia incluir pastas ou separadores de pastas no nome, uma vez que isso irá interferir com as opções build-dir ou source-dir.
disable-agent-checkNão poderá ser sobrepostaNormalmente, se você estiver usando o SSH para baixar o código do Subversion (se, por exemplo, estiver usando o protocolo 'svn+ssh'), o kdesrc-build irá tentar certificar-se de que, se estiver usando o 'ssh-agent', ele está de fato gerenciando algumas identidades do SSH. Isto é para tentar evitar que o SSH pergunte a sua frase-senha para todos os módulos. Você poderá desativar esta opção configurar a opção disable-agent-check como true.
do-not-compileA configuração do módulo substitui a global

Use esta opção para especificar um conjunto de pastas para não ser compilado num módulo (em vez de serem todas). As pastas que não serão compiladas deverão estar separadas por espaços.

Lembre-se que o código dos programas será ainda transferido. Você poderá usar a instrução checkout-only para escolher as pastas que deseja obter.

Por exemplo, para manter o JuK e o KsCD no módulo 'kdemultimedia' sem serem compilados, você poderá adicionar "do-not-compile juk kscd" no seu módulo 'kdemultimedia'.

Veja em “Removendo pastas de uma compilação” um exemplo.

email-addressNão poderá ser sobreposta

Esta opção foi removida no kdesrc-build 1.14.

email-on-compile-errorNão poderá ser sobreposta

Esta opção foi removida no kdesrc-build 1.14.

inst-apps Esta opção foi removida na versão 1.10
git-desired-protocolNão poderá ser sobreposta

Esta opção somente se aplica a módulos de um repositório do projeto KDE.

O que esta opção faz de fato é configurar qual protocolo de rede preferir ao atualizar o código-fonte destes módulos. Normalmente, o eficiente protocolo git é usado, mas ele pode estar bloqueado em algumas redes (por exemplo, Intranets corporativas, Wi-Fi público). Um protocolo alternativo que é muito melhor suportado é o protocolo HTTP usado para páginas Web na Internet.

Se você estiver usando uma destas redes restritas, você pode definir esta opção para http para dar preferência a comunicaçõesHTTP.

Dica

Você pode também precisar fornecer a opção http-proxy se um proxy HTTP também for necessário para o tráfico de rede.

Em qualquer outra situação, você não deve definir esta opção uma vez que o protocolo padrão é mais eficiente.

Esta opção foi adicionada com o kdesrc-build 1.16.

git-repository-baseNão poderá ser sobreposta

Esta opção, adicionada na versão 1.12.1, é usada para criar um nome curto que referencia a URL de base de um dado repositório de Git, no caso das declarações de conjuntos de módulos, o qual é útil para declarar rapidamente diversos módulos do Git para compilar.

Você deverá indicar duas coisas (separadas por espaço): O nome a atribuir à URL de base e a URL de base propriamente dita. Por exemplo:

global
   # outras opções

   # Isto é o caminho comum para todos os módulos do servidor Git anônimo.
   git-repository-base kde-git kde:
end global

# Declarações de módulo

module-set
   # Agora você pode usar apelidos como definidos anteriormente, mas somente
   # em um conjunto de módulos.
   repository kde-git

   use-modules module1.git module2.git
end module-set

A opção use-modules do conjunto de módulos criou dois módulos a nível interno, com o kdesrc-build comportando-se como se tivesse lido:

module module1
    repository kde:module1.git
end module

module module2
    repository kde:module2.git
end module

O prefixo kde: de repositório Git usado acima é um atalho que será configurado automaticamente pelo kdesrc-build. Veja o artigo Renomeação de URL na TechBase para obter mais informações. Observe que diferente da maioria das outras opções, esta opção pode ser especificada várias vezes de modo a criar tantos apelidos quanto necessário.

Dica

Não é necessário usar esta opção para tirar partido de um conjunto de módulos, esta opção existe para simplificar a utilização do mesmo repositório por vários conjuntos de módulos diferentes.

git-userA configuração do módulo substitui a global

Esta opção destina-se aos desenvolvedores do KDE. Se estiver definida, será usada para configurar automaticamente a informação de identidade do software de controle de versões Git para os módulos recém-baixados do Git (incluindo a grande maioria dos módulos do KDE).

Especificamente, os campos do nome e e-mail do usuário, para cada novo repositório Git, são preenchidos com os valores definidos por esta opção.

O valor deve ser indicado no formato Nome do usuário <email@exemplo.com>.

Por exemplo, um desenvolvedor chamado João Silva com o endereço de e-mail joao@abc.xyz iria usar:

git-user João Silva <joao@abc.xyz>

Esta opção foi introduzida no kdesrc-build 15.09.

http-proxyA configuração do módulo substitui a global

Esta opção, se definida, usa a URL especificada como servidor proxy a ser usado para qualquer comunicação de rede por HTTP (por exemplo, ao baixar snapshots para novos módulos, ou o banco de dados do projeto KDE).

Além disso, o kdesrc-build tentara certificar-se que as ferramentas das quais ele depende também usem este servidor proxy, se possível, definindo a variável de ambiente http_proxy para o servidor indicado, se esta variável já não estiver definida.

Esta opção foi introduzida com o kdesrc-build 1.16.

ignore-kde-structureA configuração do módulo substitui a global

Esta opção é usada para armazenar o código e os arquivos de compilação diretamente no nome do módulo. Por exemplo, source/extragear/network/telepathy/ktp-text-ui torna-se source/ktp-text-ui. Esta opção fica desativada por padrão. Se quiser ativá-la, você precisa definir como true.

Esta opção foi introduzida com o kdesrc-build 1.16.

ignore-modulesNão poderá ser sobreposta

Os módulos indicados com esta opção, que deveriam ser escolhidos pelo kdesrc-build com uma opção use-modules, são assim excluídos por completo. Use esta opção quando quiser compilar um grupo de projetos kde-projects inteiro, exceto para alguns módulos específicos.

O valor da opção não tem necessariamente que indicar o nome diretamente ao módulo. Qualquer módulo que tenha partes consecutivas completas do caminho do módulo nos projetos do KDE que correspondam a um dos valores da opção será ignorado, podendo ignorar vários módulos desta forma.

Por exemplo, um valor de opção libs resultaria em exclusão do kde/kdegraphics/libs e do playground/libs (ainda que não o kde/kdelibs, uma vez que a parte completa kdelibs é que é comparada).

Esta opção foi introduzida com o kdesrc-build 1.16.

include-dependenciesA configuração do módulo substitui a global

Esta opção, quando definida como true (verdadeiro), pede ao kdesrc-build para incluir também as dependências conhecidas destes módulos na sua compilação, sem que o usuário indique essas dependências (mesmo indiretamente).

Nota

Esta opção só funciona para os módulos baseados no kde-project e necessita que os metadados mantidos pelos desenvolvedores do KDE estejam corretos para o seu branch-group selecionado.

Esta opção está desativada por padrão, para evitar a seleção inconsciente de um grupo de módulos não desejados. Foi adicionada ao kdesrc-build 1.16 em 2015.

install-after-buildA configuração do módulo substitui a globalEsta opção é usada para instalar o pacote depois dele ser compilado com sucesso. Esta opção está ativa por padrão. Se quiser desativá-la, terá que configurar esta opção como false no arquivo de configuração. Você poderá também usar a opção da linha de comando --no-install.
install-session-driverNão poderá ser sobreposta

Por padrão, o kdesrc-build irá tentar instalar um driver para o gerenciador de autenticações gráfico, permitindo-lhe autenticar-se no seu ambiente de trabalho KDE compilado pelo kdesrc-build.

Este driver irá alterar os seguintes arquivos:

  • ~/.xsession

  • $XDG_CONFIG_HOME/kde-env-master.sh (normalmente encontrado em ~/.config/kde-env-master.sh).

  • $XDG_CONFIG_HOME/kde-env-user.sh (normalmente encontrado em ~/.config/kde-env-user.sh).

Se continuar com o seu próprio driver de autenticação, então você poderá desativar esta funcionalidade se configurar esta opção como false.

Esta opção foi introduzida com o kdesrc-build 1.16.

Dica

O kdesrc-build não irá substituir os seus arquivos existentes (se estiverem presentes) a menos que você também passe a opção de linha de comando --delete-my-settings.

kdedirA configuração do módulo substitui a globalEsta opção define a pasta em que o KDE será instalado após a compilação. Por padrão, será em ~/kde. Se mudar isto para uma pasta que precise do acesso do 'root', será útil também ler algumas informações sobre a opção make-install-prefix.
kde-languagesNão poderá ser sobreposta

Esta opção permite-lhe selecionar os pacote de localização baixados e instalados juntamente com o KDE. Você poderá fazer isto se não morar nos Estados Unidos e quiser usar o KDE traduzido para o seu idioma nativo.

Para usar esta opção, configure-a como uma lista separada por espaços dos idiomas a instalar. Cada língua possui um código associado a ele, que poderá ser encontrado nesta página: http://i18n.kde.org/teams/.

É aceitável escolher apenas uma língua. Por padrão, não é baixada nenhuma, o que significa que o KDE irá aparecer em Inglês dos EUA.

Por exemplo, para optar por instalar o Português Brasileiro, você deverá configurar a opção com algo do tipo: kde-languages pt_BR. Terá ainda que usar o Configurações do Sistema para escolher o idioma Português do Brasil, todavia.

libpathA configuração do módulo substitui a globalConfigure esta opção para definir a variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH, enquanto efetua a compilação. Você não poderá sobrepor esta opção num módulo. O valor padrão está em branco, mas os locais $KDEDIR/lib e $QTDIR/lib são adicionados automaticamente. Você poderá usar o til (~) para os locais que adicionar com esta opção.
log-dirA configuração do módulo substitui a globalUse esta opção para mudar a pasta que irá conter os arquivos de registro gerados pelo programa.
make-install-prefixA configuração do módulo substitui a globalConfigure esta variável com uma lista separada por espaços, que será interpretada como um comando e as suas opções, para anteceder o comando make install, que é usado para instalar os módulos. Isto é útil para instalar os pacotes com o Sudo, por exemplo, mas tenha cuidado ao trabalhar com os privilégios do 'root'.
make-optionsA configuração do módulo substitui a global (opção do sistema de compilação)Configure esta variável para passar as opções da linha de comando ao comando make. Isto é útil para os programas, como o distcc ou para os sistemas com mais de um núcleo de processamento.
manual-buildA configuração do módulo substitui a globalConfigure o valor da opção como true para evitar que o processo de compilação tente compilar este módulo. Ele ainda será mantido atualizado ao atualizar a partir do Subversion. Esta opção é exatamente equivalente à opção da linha de comando --no-build.
manual-updateA configuração do módulo substitui a globalConfigure o valor da opção como true para evitar que o processo de compilação tente atualizar (e, por conseguinte, compilar ou instalar) este módulo. Se você definir esta opção para um módulo, então você basicamente poderá tê-la comentada.
module-base-pathA configuração do módulo substitui a global

Configure esta opção para se sobrepor à pasta padrão do kdesrc-build para o módulo em questão. Isto poderá ser usado, por exemplo, para usar ramificações ou marcas específicas de determinadas bibliotecas. O Visualizador de Código do KDE é extremamente valioso para ajudá-lo a escolher o local correto.

Lembre-se que o kdesrc-build constrói o local final de acordo com o seguinte modelo: $svn-server/home/kde/$module-base-path.

O valor padrão é trunk/$módulo ou trunk/KDE/$módulo, dependendo do nome do módulo.

Dica

Use as opções branch ou tag em alternativa, sempre que forem aplicáveis.

nicenessNão poderá ser sobrepostaConfigure esta opção com um valor entre 20 e 0. Quanto mais alto o número, menor prioridade terá o kdesrc-build, ou seja, quanto maior o número, mais "amigável" o programa será. O valor padrão é 10.
no-svnA configuração do módulo substitui a globalSe esta opção for igual a 'true', então o kdesrc-build não irá atualizar o código-fonte do módulo automaticamente. Ele ainda tentará compilar o módulo, caso já não tenha tentado anteriormente.
no-rebuild-on-fail Esta opção foi removida na versão 1.10, uma vez que este comportamento não é mais útil em função de correções aplicadas no sistema de compilação.
override-build-systemA configuração do módulo substitui a global

Esta é uma opção avançada, foi adicionada com o kdesrc-build 1.16.

Normalmente o kdesrc-build irá detectar o sistema de compilação apropriado a ser usado em um determinado módulo, depois de baixá-lo. Isto é feito ao verificar a existência de arquivos específicos na pasta do código-fonte do módulo.

Alguns módulos poderão incluir mais que um conjunto de arquivos obrigatório, o que poderia confundir a detecção automática. Nesse caso, você pode indicar manualmente o tipo de compilação correto.

Os tipos de compilação suportados atualmente que podem ser definidos são:

KDE

Usado para compilar os módulos do KDE. De fato, ele pode ser usado para compilar praticamente qualquer módulo que use o CMake, mas é melhor não confiar nisso.

Qt

Usado para compilar a biblioteca Qt™.

qmake

Usado para compilar módulos do Qt™ que usam os arquivos .pro do qmake.

generic

Usado para compilar módulos que usam Makefiles simples e que não precisam de nenhuma configuração especial.

autotools

Esta é a ferramenta de configuração padrão para a maioria dos aplicativos de código aberto e que não se encaixa em nenhuma das outras categorias.

override-urlA configuração do módulo substitui a globalSe configurar esta opção, o kdesrc-build irá usar o seu valor como o URL a passar ao Subversion, sem qualquer alteração. Você geralmente deverá usar esta opção, se quiser obter uma versão específica, mas o kdesrc-build não conseguir descobrir o que você quer dizer ao usar a opção branch.
persistent-data-fileNão poderá ser sobreposta

Use esta opção para alterar onde o kdesrc-build armazena os seus dados persistentes. Por padrão, ele armazena estes dados em um arquivo chamado .kdesrc-build-data, colocado na mesma pasta do arquivo de configuração em uso. Se tiver várias configurações disponíveis na mesma pasta, você pode querer definir manualmente esta opção, para que as diferentes configurações não fiquem com dados persistentes em conflito.

Esta opção foi adicionada com o kdesrc-build 1.15.

prefixA configuração do módulo substitui a global

Esta opção controla onde será instalado o módulo (normalmente em kdedir, se esta opção for usada). O uso desta opção permite-lhe instalar um módulo numa pasta diferente da pasta de instalação das bibliotecas da Plataforma do KDE; por exemplo, você poderá estar usando o kdesrc-build apenas para compilar as aplicações.

Você pode usar o ${MODULE} ou $MODULE no caminho para tê-los expandidos para o nome do módulo.

purge-old-logsA configuração do módulo substitui a global

Esta opção controla se as pastas de registro antigas serão automaticamente excluídas ou não. O valor padrão é true.

qmake-optionsA configuração do módulo substitui a global

Todas as opções indicadas aqui são passadas para o comando qmake, para módulos que usam o sistema de compilação qmake. Por exemplo, você pode usar a opção PREFIX=/caminho/para/qt para o qmake substituir o local onde o módulo deve ser instalado.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.16.

qtdirA configuração do módulo substitui a globalConfigure esta opção para definir a variável de ambiente QTDIR enquanto compila. Você poderá sobrepor esta configuração numa opção de um módulo. Se não indicar esta opção, será por padrão a ${source-dir}/build/qt, que irá usar o módulo 'qt' que está incluído no repositório de código do KDE. Você poderá usar um til (~) que representa a sua pasta pessoal.
remove-after-installA configuração do módulo substitui a global

Se estiver com pouco espaço em disco, você poderá querer usar esta opção para remover automaticamente a pasta de compilação (ou as pastas de compilação e de código, para instalações episódicas), após o módulo ter sido instalado com sucesso.

Os valores possíveis para esta opção são:

  • none - Não remove nada (Este é o valor padrão).

  • builddir - Remove a pasta de compilação, mas não o código.

  • all - Remove tanto o código-fonte como a pasta de compilação.

Note que a utilização desta opção poderá ter um grande impacto na utilização da sua largura de banda (se usar o all) e o tempo que dura a compilação do KDE, uma vez que o kdesrc-build será incapaz de efetuar compilações incrementais.

repositoryA configuração do módulo substitui a global

Esta opção foi introduzida com a versão 1.10 e é usada para especificar o repositório do Git para transferir o código-fonte para o módulo. O Qt™ (e consequentemente o qt) precisará desta opção, bem como vários módulos do KDE que estão em processo de conversão para usar o Git.

revisionA configuração do módulo substitui a global

Se esta opção for configurada com um valor diferente de 0 (zero), o kdesrc-build irá obrigar a atualização do código ao obter o módulo que tenha exatamente esse número de versão, mesmo que as opções como o branch estejam em efeito. Se o módulo já estiver na versão indicada, então não será mais atualizado, a menos que esta opção seja alterada ou removida da configuração.

Nota

Esta opção não funciona para módulos baseados no git (incluindo os módulos kde-projects) até a versão 1.16 do kdesrc-build.

run-testsA configuração do módulo substitui a global (opção do sistema de compilação)Se definido para true, então o módulo será compilado com suporte para executar seu pacote de testes, e o pacote de testes será executado como parte do processo de compilação. O kdesrc-build mostrará um relatório resumido dos resultados do teste. Isto é útil para desenvolvedores ou para aqueles que desejam se certificar de que seu sistema foi configurado corretamente.
set-envA configuração do módulo substitui a global

Esta opção aceita um conjunto de valores separados por espaços, onde o primeiro valor é a variável de ambiente a definir e o resto dos valores é o que deseja atribuir à sua variável. Por exemplo, para configurar a variável RONALD como McDonald, você deve colocar este comando na seção apropriada:

set-env RONALD McDonald

Esta opção é especial, na medida em que poderá ser repetida sem sobrepor a configuração anterior do 'set-env' na mesma seção do arquivo de configuração. Desta forma, você poderá definir mais de uma variável de ambiente por módulo (ou a nível global).

source-dirA configuração do módulo substitui a globalEsta opção é usada para definir a pasta do seu computador onde será guardado o código-fonte do Subversion do KDE. Se não indicar este valor, será usado o valor padrão ~/kdesrc. Você poderá usar o til (~) para representar a pasta pessoal se usar esta opção.
ssh-identity-fileNão poderá ser sobreposta

Defina esta opção para controlar qual arquivo de chave SSH privada é passado para o comando ssh-add quando o kdesrc-build estiver baixando o código-fonte dos repositórios que necessitam de autenticação. Veja também: “Verificações do Agente do SSH.

Esta opção foi adicionada na versão 1.14.2.

stop-on-failureA configuração do módulo substitui a globalConfigure o valor desta opção como true para fazer com que o programa pare a execução, após ocorrer um erro durante o processo de compilação ou instalação. Esta opção está desativada por padrão.
svn-serverA configuração do módulo substitui a global

Esta opção é usada para definir o servidor usado para obter o código do Subversion. Por padrão, é usado o repositório anônimo de Subversion, em svn://anonsvn.kde.org/

Nota

Se você estiver programando para o KDE, use o repositório de Subversion que lhe foi fornecido quando recebeu a sua conta de desenvolvedor, em vez do repositório anônimo.

tagA configuração do módulo substitui a global

Use esta opção para obter uma versão específica de um módulo.

Nota: As chances serão muito boas quando não quiser usar esta opção. As versões do KDE estão disponíveis em pacotes compactados no servidor de FTP do KDE ou num dos seus servidores espelho.

Nota

Esta opção para os módulos baseados no git somente tem suporte a partir da versão 1.16 do kdesrc-build.

use-clean-installA configuração do módulo substitui a global (opção do sistema de compilação)

Defina esta opção para true para que o kdesrc-build execute um make uninstall imediatamente antes de executar um make install.

Isto pode ser útil para garantir que não existam arquivos de biblioteca desatualizados, metadados do CMake, etc, que podem causar problemas em instalações antigas do KDE. No entanto, isto somente funciona em sistemas de compilação que suportam o make uninstall.

Esta opção foi adicionada com o kdesrc-build 1.12, mas não foi documentada até o kdesrc-build 1.16.

use-cmake Esta opção foi removida no kdesrc-build 1.4, uma vez que todos os 4 módulos do KDE necessitam do CMake e a utilização do CMake não é permitida em nenhum outro módulo.
use-idle-io-priorityNão poderá ser sobrepostaEsta opção, adicionada no kdesrc-build 1.12, fará com que uma baixa prioridade seja usada para o disco e outro uso de I/O, o que pode melhorar significativamente a responsividade do resto do sistema ao custo de tempos de execução levemente maiores para o kdesrc-build. O padrão é estar desativado. Para ativar a baixa prioridade para o disco, defina isto para true.
use-modulesSó poderá usar no module-set

Esta opção, adicionada no kdesrc-build 1.12.1, permite-lhe indicar facilmente vários módulos diferentes para compilar ao mesmo tempo no arquivo de configuração.

Esta opção deverá ser usada dentro de um module-set. Todos os identificadores passados a esta opção serão convertidos internamente para um módulo do kdesrc-build, com uma opção repository igual ao repositório do conjunto de módulos, em conjunto com o nome do identificador, para definir o repositório final de onde transferir os dados. Todas as outras opções que estão atribuídas no conjunto de módulos são também copiadas para os módulos gerados sem qualquer alteração.

A ordem em que os módulos são definidos nesta opção é importante, porque será também a ordem em que o kdesrc-build processará os módulos gerados ao atualizar, compilar e instalar. Todos os módulos definidos no conjunto de módulos fornecido serão manipulados antes que o kdesrc-build se mova para o próximo módulo após o conjunto de módulos.

Se você precisar de alterar as opções para um módulo gerado, basta declarar o módulo de novo após a sua definição no conjunto de módulos, definindo depois as opções que desejar. Ainda que vá alterar as opções definidas para o módulo desta forma, o módulo será ainda atualizado e compilado na ordem definida pelo conjunto de módulos (i.e., não poderá reordenar a sequência de compilação com isto).

Importante

O nome a usar para o módulo, caso o faça, é simplesmente o nome que indicou na opção use-modules, com a exceção de que será removido qualquer .git.

Veja o “Conjuntos de Módulos” e o git-repository-base para obter uma descrição do seu uso e um exemplo.

use-qt-builddir-hackA configuração do módulo substitui a globalEsta opção foi removida devido a melhorias no sistema de compilação do Qt™.
use-stable-kdeNão poderá ser sobreposta

Esta opção está obsoleta e será removida (novamente) em uma versão futura.

Em vez disso, use a opção branch-group, que oferece mais possibilidades de escolha.