Apêndice B. Procedimentos de configuração do perfil obsoletos

Configurar um perfil de autenticação do KDE

Estas instruções descrevem como configurar o perfil necessário para garantir que o seu computador consegue iniciar uma sessão no seu ambiente de trabalho Plasma™ do KDE recém compilada. O kdesrc-build irá tentar fazer isto de forma automática (veja em “Instalar automaticamente um driver de autenticação”). Esta seção do apêndice poderá ser útil para os que não consigam usar o suporte do kdesrc-build para a configuração dos perfis de autenticação. Contudo, as instruções nem sempre estão atualizadas, podendo ser útil consultar o arquivo kde-env-master.sh que vem incluído com o código do kdesrc-build.

Alterando a configuração do seu perfil inicial

Importante

O arquivo .bash_profile é o arquivo de configuração do usuário na linha de comando bash, que é usada por muitas distribuições Linux®. Se você usar uma linha de comando diferente, então poderá ter que ajustar os exemplos dados nesta seção, para a sua linha de comando em particular.

Abra ou crie o arquivo .bash_profile na pasta pessoal com o seu editor favorito e adicione ao fim do arquivo: Se você estiver compilando o módulo 'qt' (o padrão), adicione em alternativa:

QTDIR=(local da qtdir)   # Por padrão, ~/kdesrc/build/qt.
KDEDIR=(local da kdedir) # Por padrão ~/kde.
KDEDIRS=$KDEDIR
PATH=$KDEDIR/bin:$QTDIR/bin:$PATH
MANPATH=$QTDIR/doc/man:$MANPATH

# Atuar adequadamente se a LD_LIBRARY_PATH não estiver definida
if [ -z $LD_LIBRARY_PATH ]; then
  LD_LIBRARY_PATH=$KDEDIR/lib:$QTDIR/lib
else
  LD_LIBRARY_PATH=$KDEDIR/lib:$QTDIR/lib:$LD_LIBRARY_PATH
fi

export QTDIR KDEDIRS PATH MANPATH LD_LIBRARY_PATH

ou, se não estiver compilando o 'qt' (e usar o Qt™ do seu sistema), adicione isto em alternativa:

KDEDIR=(local da kdedir)  # Por padrão ~/kde.
KDEDIRS=$KDEDIR
PATH=$KDEDIR/bin:$QTDIR/bin:$PATH

# Atuar adequadamente se a LD_LIBRARY_PATH não estiver definida.
if [ -z $LD_LIBRARY_PATH ]; then
  LD_LIBRARY_PATH=$KDEDIR/lib
else
  LD_LIBRARY_PATH=$KDEDIR/lib:$LD_LIBRARY_PATH
fi

export KDEDIRS PATH LD_LIBRARY_PATH

Se você não estiver usando um usuário dedicado, defina um novo $KDEHOME para o seu novo ambiente no seu arquivo .bash_profile:

export KDEHOME="${HOME}/.kde-svn"

# Criar a pasta se necessário
[ ! -e ~/.kde-svn ] && mkdir ~/.kde-svn

Nota

Se, mais tarde, o seu Menu K estiver vazio ou completamente cheio de aplicativos da sua distribuição, você poderá ter que definir as suas variáveis de ambiente do XDG no seu .bash_profile:

XDG_CONFIG_DIRS="/etc/xdg"
XDG_DATA_DIRS="${KDEDIR}/share:/usr/share"
export XDG_CONFIG_DIRS XDG_DATA_DIRS

Iniciando o KDE

Agora que você ajustou a sua configuração do ambiente para usar o KDE correto, é importante certificar-se de que o programa startkde correto seja usado também.

Abra o arquivo de texto .xinitrc da sua pasta pessoal, ou crie-o se necessário. Adicione a linha:

exec ${KDEDIR}/bin/startkde

Importante

Em algumas distribuições, poderá ser necessário efetuar os mesmos passos com o arquivo .xsession, também na pasta pessoal. Isto aplica-se especialmente nos gerenciadores de login gráficos como o kdm, o gdm ou o xdm.

Agora inicie o seu novo KDE: nos sistemas BSD e Linux®, com o suporte para terminais virtuais, os atalhos Ctrl+Alt+F1 ... Ctrl+Alt+F12 são usados para mudar para o Console Virtual 1 a 12. Isto permite-lhe executar mais de um ambiente gráfico ao mesmo tempo. Os primeiros seis são terminais de texto e os seis seguintes são gráficos.

Se, quando você iniciar o seu computador, aparecer o gerenciador gráfico de login, você poderá usar o novo ambiente do KDE, mesmo que não apareça como uma opção. A maioria dos gerenciadores de login, incluindo o kdm, possuem uma opção para usar uma Sessão Personalizada ao se logar. Com esta opção, a sua configuração de sessões é carregada do arquivo .xsession da sua pasta pessoal. Se você já tiver modificado este arquivo como descrito acima, esta opção deverá carregar a sua nova instalação do KDE.

Caso contrário, existe algo que você poderá tentar que normalmente funciona: Pressione Ctrl+Alt+F2, para que apareça um terminal de texto. Logue-se com o usuário dedicado e digite:

startx -- :1

Dica

Você poderá executar o KDE a partir do código e o KDE antigo ao mesmo tempo! Logue-se com o seu usuário normal e inicie o ambiente de trabalho do KDE estável. Pressione Ctrl+Alt+F2 (ou F1, F3, etc..), e verá um terminal de texto. Logue-se com o usuário dedicado ao Subversion do KDE e digite:

startx -- :1

Você poderá voltar ao ambiente de trabalho do KDE do seu usuário normal, pressionando a tecla de atalho do ambiente em execução. Ela é normalmente o Ctrl+Alt+F7, sendo que você poderá também precisar usar o F6 ou o F8 em alternativa. Para voltar ao seu KDE compilado pelo kdesrc-build, você irá usar a mesma sequência, usando, no entanto, a tecla de função seguinte. Por exemplo, se você precisar inserir Ctrl+Alt+F7 para mudar para o seu KDE normal, poderá ter que inserir Ctrl+Alt+F8 para voltar ao seu KDE do kdesrc-build.