Capítulo 5. Opções da Linha de Comando e Variáveis de Ambiente

Uso da linha de comando

O kdesrc-build foi desenhado para ser executado como a seguir:

kdesrc-build [--options...] [módulos a compilar...]

Se nenhum módulo a ser compilado for especificado na linha de comando, então o kdesrc-build compilará todos os módulos do seu arquivo de configuração, na ordem listada neste arquivo (apesar disto poder ser modificado por várias opções do arquivo de configuração).

Opções de linha de comando comumente usadas

A lista completa das opções da linha de comando é fornecida em “Parâmetros de linha de comando suportados”. As opções mais comumente usadas incluem:

--pretend (ou -p)

Esta opção faz com que o kdesrc-build indique que ações seriam tomadas, sem de fato realizá-las. Isto pode ser útil para certificar-se de que os módulos que você pensa que serão compilados sejam de fato compilados.

--refresh-build

Esta opção força que o kdesrc-build compile os módulos fornecidos a partir de um ponto inicial totalmente limpo. Qualquer diretório de compilação existente para este módulo será removido e ele será recompilado. Esta opção é útil se você tiver erros ao compilar um módulo e algumas vezes é necessária quando as bibliotecas Qt™ ou KDE mudam.

--no-src

Esta opção faz com que seja pulado o processo de atualização de código. Você pode usá-la se você tiver atualizado recentemente o código-fonte (talvez você tenha feito isto manualmente ou tenha executado o kdesrc-build recentemente) mas ainda deseja recompilar alguns módulos.

--no-build

Esta opção é semelhante ao --no-src acima, mas com ela o processo de compilação é pulado.

Especificando os módulos a compilar

Em geral, especificar módulos a compilar é tão simples quanto passar os nomes dos módulos como você definiu no arquivo de configuração. Você pode também passar módulos que são parte de um conjunto de módulos, como nomeados em use-modules, ou o nome de todo o conjunto de módulos em si se você fornecer o seu nome.

No caso específico de conjuntos de módulos baseados no banco de dados do projeto KDE, o kdesrc-build expandirá o nome de módulo dos componentes para determinar o módulo exato que você deseja. Por exemplo, a entrada do kdesrc-build no projeto do KDE está localizada em extragear/utils/kdesrc-build. Você pode especificar qualquer uma das opções a seguir para compilar o kdesrc-build:

% kdesrc-build +extragear/utils/kdesrc-build
% kdesrc-build +utils/kdesrc-build
% kdesrc-build +kdesrc-build

Nota

Os comandos no exemplo anterior precede o nome do módulo com um +. Isto força que o nome do módulo seja interpretado como um módulo do banco de dados de projeto do KDE, mesmo se este módulo não tiver sido definido em seu arquivo de configuração.

Seja cuidadoso ao especificar projetos muito genéricos (por exemplo, extragear/utils em si), uma vez que isto pode levar a uma grande quantidade de módulos a serem compilados. Você deve usar a opção --pretend antes de compilar um novo módulo para certificar-se de que serão compilados somente os módulos que desejar.