Parâmetros de linha de comando suportados

O programa aceita as seguintes opções da linha de comando:

--async

Ativa o modo assíncrono, que pode realizar atualizações do código-fonte e compilar o módulo ao mesmo tempo. Isto é o padrão, e esta opção somente precisa ser especificada se você quiser desabilitá-la na configuração.

--help

Mostra apenas uma ajuda simples deste programa.

--version

Mostra a versão do programa.

--author

Mostra as informações de contato do autor.

--color

Ativa a saída em cores. (Isto é o padrão para terminais interativos).

--nice=valor

Este valor ajusta a prioridade da CPU do computador solicitada pelo kdesrc-build, e deve estar no intervalo de 0-20. O 0 é a prioridade mais alta (por isso ele é o menos satisfatório) e o 20 é a prioridade mais baixa. O padrão do kdesrc-build é o 10.

--no-async

Desativa o modo assíncrono de atualização. Ao invés da atualização ser realizada completamente antes da compilação iniciar. Esta opção irá aumentar o tempo de todo o processo, mas se você encontrar erros de IPC ao rodar o kdesrc-build tente usar esta opção e submeter um relatório de erro.

--no-color

Desativa o resultado do programa à cores.

--pretend (ou -p)

O kdesrc-build executará o processo de atualização e compilação, mas ao invés de realizar qualquer ação efetivamente, ele apresentará o que o programa deveria fazer (quais comandos executar, passos gerais feitos, etc.).

Nota

Comandos simples apenas para leitura (como a leitura das informações de um arquivo) pode ainda ser executados para tornar o resultado mais relevante (como simular corretamente se o código-fonte deve ser transferido ou atualizado).

Importante

Esta opção necessita que alguns metadados obrigatórios estejam disponíveis, que normalmente são baixados automaticamente, mas os downloads estão desativados no modo simulado. Se você nunca executou o kdesrc-build (e, como tal, não tiver esses metadados), deverá primeiro executar o comando kdesrc-build --metadata-only para baixar os metadados obrigatórios.

--quiet (ou -q)

Não é tão descritivo com o resultado exibido pela compilação. Com esta opção, somente as mensagens básicas são apresentadas.

--really-quiet

Só mostra as mensagens de avisos e erros.

--verbose (ou -v)

Torna-se bastante descritivo com o que está acontecendo e o que o kdesrc-build está fazendo.

--src-only (ou --svn-only)

Somente realiza uma atualização do código. (O --svn-only somente é suportado para compatibilidade com programas antigos).

--build-only

Efetua apenas o processo de compilação.

--install-only

Efetua apenas o processo de instalação.

--metadata-only

Só executa o processo de download dos metadados. O kdesrc-build normalmente faz isso de forma automática, mas você poderá usar esta opção manualmente para permitir que a opção --pretend da linha de comando funcione.

--rebuild-failures

Use esta opção para compilar apenas os módulos que não conseguiram compilar em uma execução anterior do kdesrc-build. Isso é útil se ocorrer uma quantidade significativa de falhas em conjunto com compilações bem-sucedidas. Depois de corrigir o erro que provocou os problemas de compilação, os módulos que falharam anteriormente poderão ser facilmente compilados.

Nota

Lembre-se de que a lista de módulos que falharam anteriormente é apagada toda vez que uma execução do kdesrc-build termina com falha em algum módulo. Contudo, a lista não é apagada com uma compilação completamente bem-sucedida, para que você possa recompilar com sucesso um ou dois módulos e esta opção continuará funcionando.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 15.09.

--ignore-modules

Não inclui os módulos passados no resto da linha de comando no processo de atualização/compilação (isto é útil se você deseja compilar a maioria dos módulos em seu arquivo de configuração e apenas pular alguns).

--no-src (ou --no-svn)

Não contacta o servidor Subversion. (O parâmetro --no-svn somente é suportado para compatibilidade com versões antigas do programa).

--no-build

Salta o processo de compilação.

--no-metadata

Não baixa automaticamente os metadados extras que são necessários para os módulos Git do KDE. As atualizações de código para os módulos propriamente ainda será efetuada, a menos que você indique também a opção --no-src.

Isto pode ser útil se estiver frequentemente executando novamente o kdesrc-build, uma vez que os metadados não são alterados com muita frequência. Mas lembre-se que muitas outras funcionalidades dependem da disponibilidade dos metadados. Você pode considerar a execução do kdesrc-build com a opção --metadata-only uma vez e depois usar essa opção para as execuções subsequentes.

--no-install

Não instala automaticamente os pacotes, após a sua compilação.

--no-build-when-unchanged, --force-build

Esta opção desativa de forma explícita a eliminação do processo de compilação (uma otimização controlada pela opção build-when-unchanged). Isto é útil para fazer com que o kdesrc-build execute a compilação, caso tenha alterado algo que o kdesrc-build não consegue verificar.

O --force-build efetua exatamente a mesma função, sendo talvez mais fácil de se lembrar.

--debug

Ativa o modo de depuração para o programa. Atualmente, isto significa que todo o resultado será enviado para o saída padrão, além de ficar registrado na pasta de registro normalmente. Do mesmo modo, muitas das funções tornar-se-ão mais descritivas sobre o que estão fazendo no modo de depuração.

--no-rebuild-on-fail

Não tenta compilar de novo os módulos que não conseguiram ser compilados do zero. O kdesrc-build nunca irá tentar fazer isto num módulo que já se tentou compilar do zero.

--refresh-build

Recria o sistema de compilação e compila a partir do zero.

--reconfigure

Executa o cmake (para os módulos do KDE) ou o configure (para o Qt™) novamente, sem limpar a pasta de compilação. Você normalmente não tem que especificar isto, uma vez que o kdesrc-build detectará quando você muda opções relevantes e automaticamente re-executará a configuração da compilação. Esta opção está implícita se o --refresh-build for usado.

--resume-from

Esta opção é usada para prosseguir com a compilação a partir do módulo indicado, que é o parâmetro seguinte na linha de comando. Você não deverá indicar os nomes dos outros módulos na linha de comando.

Nota

Esta opção antigamente adicionava o --no-src, mas já não o faz mais (desde o kdesrc-build 1.13). Se quiser evitar as atualizações de código ao prosseguir, basta passar --no-src além das outras opções.

Veja também: --resume-after e “Prosseguir uma compilação falhada ou cancelada”. Você pode preferir usar esta opção de linha de comando se tiver corrigido um erro de compilação e deseja que o kdesrc-build conclua a compilação.

--resume-after

Esta opção é usada para prosseguir com a compilação após o módulo indicado, que é o parâmetro seguinte na linha de comando. Você não deverá indicar os nomes dos outros módulos na linha de comando.

Nota

Esta opção antigamente adicionava o --no-src, mas já não o faz mais (desde o kdesrc-build 1.13). Se quiser evitar as atualizações de código ao prosseguir, basta passar --no-src além das outras opções.

Veja também: --resume-from e “Prosseguir uma compilação falhada ou cancelada”. Você pode preferir usar esta opção de linha de comando se tiver corrigido um erro de compilação e tiver compilado e instalado o módulo você mesmo, e deseja que o kdesrc-build inicie novamente com o próximo módulo.

--resume

Esta opção pode ser usada para executar o kdesrc-build após um problema de compilação.

Ela continua com a compilação a partir do módulo que falhou, usando a lista de módulos que estavam aguardando compilação e desativando também as atualizações de código e metadados. O caso de uso é quando um erro simples ou a falta de uma dependência provocar a falha na compilação. Assim que corrigir o erro, você poderá retornar rapidamente à compilação dos módulos que estavam sendo compilados, sem precisar mexer nas opções --resume-from e --stop-before.

Isso ainda é mais útil com o argumento da linha de comandos --stop-on-failure, especialmente se estiver iniciando a configuração do seu ambiente de desenvolvimento.

Esta opção foi adicionada com o kdesrc-build 1.16.

--stop-before

Esta opção de linha de comando é usada para interromper o processo normal de compilação somente antes da compilação normal de um módulo.

Por exemplo, se a lista normal de compilações fosse móduloA, móduloB, móduloC, então o --stop-before=móduloB faria com que o kdesrc-build compilasse apenas o móduloA.

Esta opção de linha de comando foi adicionada com o kdesrc-build 1.16.

--stop-after

Esta opção de linha de comando é usada para interromper o processo normal de compilação somente após a compilação normal de um módulo.

Por exemplo, se a lista normal de compilações fosse móduloA, móduloB, móduloC, então o --stop-after=móduloB faria com que o kdesrc-build compilasse o móduloA e o móduloB.

Esta opção de linha de comando foi adicionada com o kdesrc-build 1.16.

--stop-on-failure

Esta opção faz com que a compilação seja interrompida assim que ocorrer algum erro. É útil quando estiver configurando o seu ambiente de desenvolvimento inicial. Sem essa opção, o kdesrc-build irá tentar pressionar o resto dos módulos na compilação para evitar perder tempo, caso o problema ocorra apenas com um único módulo.

Esta opção foi adicionada no kdesrc-build 1.16. Veja também a opção stop-on-failure.

--rc-file

Isto interpreta o próximo parâmetro da linha de comando como o arquivo de onde ler as opções de configuração. O valor padrão deste parâmetro é kdesrc-buildrc (verificado na pasta atual) se ele estiver presente, ou, caso não esteja, o ~/.kdesrc-buildrc. Veja também Capítulo 4, Configurando o kdesrc-build.

--print-modules

Executa todas as ações e a reordenação das dependências dos módulos indicados na linha de comando (ou arquivo de configuração), apresenta os módulos que seriam processados, um em cada linha, e então sai sem nenhuma outra ação.

Os metadados do kde-project são baixados primeiro (porém, veja as opções --pretend e --no-src).

O resultado não é totalmente compatível com a utilização pelos scripts, como as outras mensagens do resultado podem ser geradas até que seja apresentada a lista dos módulos.

Isto é útil, principalmente, para determinar rapidamente o que o kdesrc-build reconhece como sendo as dependências de um módulo, o que significa que é apenas útil para os módulos do kde-projects. Essa opção também é compatível com --resume-from, --resume-after, --stop-before e --stop-after.

--run

Esta opção interpreta o item a seguir na linha de comando como um programa a executar, fazendo com que o kdesrc-build acabe de ler o arquivo de configuração normalmente e depois execute o programa indicado.

Isto não irá funcionar para iniciar uma linha de comando com o ambiente do kdesrc-build, contudo, uma vez que as linhas de comando interativas tipicamente limpam algumas partes das variáveis de ambiente (como a PATH e a KDEDIRS) na sequência de inicialização.

Dica

Se você deseja ver o ambiente usado pelo kdesrc-build, você pode executar o comando printenv:

$ kdesrc-build --run printenv
KDE_SESSION_VERSION=4
SDL_AUDIODRIVER=alsa
LANGUAGE=
XCURSOR_THEME=Oxygen_Blue
LESS=-R -M --shift 5
QMAIL_CONTROLDIR=/var/qmail/control
... etc.
--prefix=</localização/do/kde>

Isto permite-lhe mudar a pasta onde o KDE será instalado na linha de comando. Esta opção implica a --reconfigure, mas usar o --refresh-build pode também ser necessário.

--revision

Esta opção faz com que o kdesrc-build obtenha um número de revisão específico para cada módulo do Subversion, sobrescrevendo qualquer opção branch, tag, ou revision já configurada para estes módulos.

Esta opção provavelmente não é uma boa ideia, e somente é suportada para compatibilidade com programas antigos.

--build-system-only

Esta opção faz com que o kdesrc-build cancele a compilação de um módulo exatamente antes do comando make ser executado. Isto é suportado somente para compatibilidade com versões antigas, e seu efeito não é útil para o sistema de compilação atual do KDE.

--install

Se esta for a única opção da linha de comando, ele irá tentar instalar todos os módulo incluídos em log/latest/build-status. Se as opções da linha de comando forem indicadas após o --install, então assumem-se que são módulos para instalar (mesmo se eles não compilaram com sucesso na última execução).

--no-snapshots

Fornecer esta opção faz com que o kdesrc-build sempre realize uma verificação inicial normal de um módulo ao invés de usar o instantâneo rápido (somente disponível para módulos do Git do repositório kde-projects). Observe que esta opção deve somente ser usada se existir uma falha ao usar os instantâneos, uma vez que o uso do instantâneo rápido reduz a carga nos repositórios de código do KDE.

Nota

Imagens do módulo são transferências reais. Você não deve precisar especificar esta opção, sendo ela somente um auxílio para a resolução de problemas.

--delete-my-patches

Esta opção é usada para permitir ao kdesrc-build excluir as pastas de código que possam conter dados do usuário, para que o módulo possa ser baixado novamente. Isto normalmente só seria útil para os desenvolvedores do KDE (que poderiam ter alterações locais que seriam excluídas).

Isto só é usado atualmente para obter os módulos que foram convertidos do Subversion para o Git. Você não deve usar esta opção normalmente; o kdesrc-build irá solicitar para ser executado com ela, caso seja necessário.

--delete-my-settings

Esta opção é usada para permitir ao kdesrc-build substituir os arquivos existentes que possam conter dados do usuário.

Isto só é usado atualmente para a configuração do xsession para o gerenciador de autenticação. Você não deve usar esta opção normalmente; o kdesrc-build irá solicitar para ser executado com ela, caso seja necessário.

--<nome-opção>=

Você poderá usar esta opção para sobrepor outra opção no seu arquivo de configuração para todos os módulos. Por exemplo, para sobrepor a opção log-dir, você deverá digitar: --log-dir=/local/da/pasta.

Nota

Esta funcionalidade só pode ser usada para os nomes de opções já reconhecidos pelo kdesrc-build, que ainda não sejam pelas opções relevantes da linha de comando. Por exemplo, a opção async do arquivo de configuração tem opções --async e --no-async específicas na linha de comando que são preferidas pelo kdesrc-build.

--set-module-value-option=<nome-módulo>,<nome-opção>,<valor-opção>

Ou você poderá usar esta opção para substituir outra no seu arquivo de configuração, para um determinado módulo.

Todas as outras opções da linha de comando assumem-se como sendo módulos para atualizar e compilar. Por favor, não misture a compilação com a instalação.