Capítulo 3. Referência de Comandos

Os Elementos da GUI

A interface GUI do Kid3 está separada em seis secções: À esquerda encontra-se a lista de ficheiros e pastas, enquanto o lado direito contém as secções Ficheiro, Marca 1, Marca 2 e Marca 3.

Para navegar pelas diferentes secções com o teclado, são suportadas diversas combinações de teclas. Nas secções das marcas, os atalhos ficam activos quando não estiver a editar texto ou quando estiver na primeira coluna.

  • Alt+Esquerda: Vai para a secção anterior (Command+[ no macOS®)

  • Alt+Direita: Vai para a secção seguinte (Command+] no macOS®)

  • Ctrl+Shift+V: De outra marca

  • Ctrl+C: Copiar

  • Ctrl+V: Colar

  • Shift+Delete: Remover

  • F2: Editar

  • Insert: Adicionar

  • Delete: Apagar

Lista de Ficheiros

A lista de ficheiros contém os nomes de todos os ficheiros na pasta aberta que correspondam ao filtro de nomes de ficheiros seleccionados (tipicamente o *.mp3 *.ogg *.opus *.dsf *.flac *.mpc *.aac *.m4a *.m4b *.m4p *.mp4 *.mp2 *.spx *.tta *.wv *.wma *.wav *.aiff *.ape). Poderá ser seleccionado um ou vários ficheiros. Para não seleccionar nenhum ficheiro, carregue na área vazia a seguir aos itens da lista. A selecção determina os ficheiros que são afectados pelas operações que ficam disponíveis através dos botões descritos em baixo.

Para além do Nome, também poderá mostrar as outras colunas Tamanho, Tipo, Data de Modificação com os detalhes dos ficheiros. Poderá esconder as colunas, desmarcando o nome das mesmas no menu de contexto que existe no cabeçalho da lista. A ordem das colunas pode ser alterada por arrastamento. O sentido de ordenação poderá ser comutado se carregar no cabeçalho da coluna.

Os valores das marcas-padrão também podem ser apresentados e editados nas colunas da lista de ficheiros.

À esquerda dos nomes, poderá aparecer um ícone: um disco para indicar que o ficheiro modificado ou informações sobre as marcas que estão presentes (V1, V2, V1V2 ou SEM MARCAS - não é apresentado nenhum ícone se o ficheiro ainda não tiver sido lido).

As pastas são apresentadas com um ícone de pasta. Se abrir uma pasta, os seus ficheiros são apresentados numa árvore hierárquica. Ao seleccionar os ficheiros das sub-pastas, poderá efectuar operações sobre os ficheiros das diferentes pastas, o que é útil se a colecção de música estiver organizadas com uma pasta para cada artista, contendo pastas para os álbuns desse artista.

Se carregar com o botão direito do rato dentro da lista de ficheiros, irá abrir um menu de contexto com os seguintes comandos:

  • Expandir tudo: Expande todas as árvores de pastas (só a árvore actual se estiver a carregar na tecla Shift)

  • Fechar tudo: Fecha todas as árvores de pastas

  • Mudar o Nome: Muda o nome de um ficheiro

  • Enviar para o Lixo: Move um ficheiro para o lixo

  • Reproduzir: Reproduz um ficheiro; veja a secção Reproduzir. Se o ficheiro seleccionado for uma lista de reprodução, então serão reproduzidos os ficheiros na lista de reprodução.

  • Editar: Edita uma lista de reprodução; veja a secção Editar a Lista de Reprodução.

  • Os itens seguintes são comandos do utilizador, os quais podem ser definidos na página de Acções do Utilizador do Configurar o Kid3. A reprodução através de duplo-click pode também ser activada aí.

Editar a Lista de Reprodução

Poderá criar uma lista de reprodução vazia ou a conter as faixas de uma determinada pasta; veja como Criar uma Lista de Reprodução. O ficheiro da lista de reprodução criado dessa forma poderá ser editado com um duplo-click ou usando a opção Editar do menu de contexto da lista de ficheiros. Será apresentada uma janela com os elementos da lista de reprodução. É possível abrir várias listas de reprodução em simultâneo.

Poderá adicionar novos itens por arrastamento a partir da lista de ficheiros, de um gestor de ficheiros ou de outra lista de reprodução. Se for arrastado um item de outra lista de reprodução, o mesmo será movido ou copiado de acordo com o sistema. Para invocar a outra operação, respectivamente, terá de manter carregada a tecla Shift, Ctrl ou Alt (para copiar em vez de mover no macOS®). A reordenação de itens dentro da lista também é possível por arrastamento. Em alternativa, os itens podem ser movidos com os atalhos de teclado Ctrl+Shift+Cima e Ctrl+Shift+Baixo (no macOS® terá de carregar no Command em vez do Ctrl). Poderá remover um item se usar a tecla Delete.

Repare por favor no seguinte: Para arrastar itens da lista de ficheiros, os mesmos terão de ser mantidos do lado esquerdo (perto dos ícones), sendo que o mesmo gesto do lado direito irá efectuar uma selecção múltipla, para que esta acção seja possível e simples.

Quando tiver modificado uma lista de reprodução, as alterações poderão ser guardadas com o botão Gravar ou eliminadas com o Cancelar. Quando a janela for fechada, será apresentada uma mensagem de confirmação caso existam modificações por gravar.

As faixas seleccionadas numa lista de reprodução ficarão automaticamente seleccionadas na lista de ficheiros, podendo deste modo editar as suas marcas.

Para executar acções sobre uma lista de reprodução, o seu ficheiro deverá estar seleccionado na lista de ficheiros. O Editar do menu de contexto irá conduzir à janela descrita nesta secção, enquanto o Reproduzir irá iniciar o leitor multimédia com as faixas da lista de reprodução. As acções do utilizador poderão actuar sobre as listas de reprodução, como por exemplo o Exportar a Pasta da Lista de Reprodução, qur irá copiar os ficheiros de uma lista de reprodução para uma pasta.

Lista de Pastas

A lista de pastas contém os nomes das pastas na pasta aberta de momento, assim como a própria (.) e a sua pasta-mãe (..). Permite a mudança fácil de pasta sem ter de usar o comando Abrir... ou o arrastamento.

A visibilidade, ordem e sentido de ordenação poderão ser configurados da forma descrita na secção sobre a lista de ficheiros.

Ficheiro

Mostra informações sobre a codificação (MP3, Ogg, Opus, DSF, FLAC, MPC, APE, MP2, MP4, AAC, Speex, TrueAudio, WavPack, WMA, WAV, AIFF), taxa de dados, taxa de amostragem, os canais e o tamanho do ficheiro.

O campo de texto Nome contém o nome do ficheiro (se só estiver um único ficheiro seleccionado). Se este nome for alterado, o ficheiro irá mudar de nome quando for usado o comando Gravar.

A lista Formato e o campo de texto contém o formato a ser usado quando o nome do ficheiro for gerado a partir da primeira ou segunda marca. O nome do ficheiro poderá conter caracteres arbitrários, podendo incluir uma componente de sub-pastas separadas por uma barra face ao nome do ficheiro, se bem que essa pasta já deva existir para a mudança de nome ser bem sucedida. São usados os seguintes códigos especiais para inserir os valores das marcas no nome do ficheiro:

  • %s %{title} Título (Música)

  • %a %{artist} Artista

  • %l %{album} Álbum

  • %c %{comment} Comentário

  • %y %{year} Ano

  • %t %{track} Faixa (p.ex. 01)

  • %t %{track.n} Faixa com o tamanho do campo 'n' (p.ex. 001 para %{track.3})

  • %T %{tracknumber} Faixa (sem os zeros iniciais, p.ex. 1)

  • %g %{genre} Género

  • %{ignore} Ignorado quando gerar marcas a partir do nome do ficheiro

Os códigos de formato não estão restritos aos exemplos apresentados acima. Pode usar qualquer nome de pacote, como os nomes de pacotes unificados, por exemplo %{albumartist}, %{discnumber.1}, %{bpm} ou nomes específicos do formato, como %{popm}.

É possível anteceder e adicionar textos ao substituto de um código de formato, adicionando-os entre aspas dentro das chavetas do código de formato. Estes textos só serão colocados no texto resultante se o código do formato tiver um valor não-vazio. Por exemplo, se o nome do ficheiro deve conter tanto o título como o sub-título, uma pessoa poderá usar o %{title} [%{subtitle}] no texto do formato. Contudo, isto poderia resultar num texto que termina em [] se não existir nenhum pacote de sub-título para um dado ficheiro. Para omitir os parêntesis rectos caso não esteja presente nenhum sub-título, o %{title}%{" ["subtitle"]"} deverá ser usado como alternativa. Isto irá omitir os parêntesis rectos, o espaço inicial e o sub-título se este último não existir.

A lista de formatos disponíveis poderá ser editada na janela que aparece quando carregar no botão Nome do ficheiro a partir da marca da página Ficheiro da configuração.

É usada uma segunda lista Formato (com uma seta para baixo) para gerar as marcas a partir do nome do ficheiro. Se o formato do nome do ficheiro não corresponder a este padrão, serão testados alguns outros formatos usados de forma comum.

Alguns dos campos normalmente usados já estão na lista, mas também é possível escrever algum formato especial no campo de edição.

A lista de formatos disponíveis poderá ser editada na janela que aparece quando carregar no botão Marca a partir do nome do ficheiro da página Ficheiro da configuração.

Internamente, uma expressão regular é composta a partir dos códigos do formato. Se forem necessárias expressões regulares avançadas, o formato para gerar as marcas a partir dos nomes dos ficheiros pode ser indicado como uma expressão regular completa com capturas, as quais são antecedidas dos códigos de formato; p.ex., par extrair os números das faixas sem remover os zeros inicias, poderá usar um formato como por exemplo "/%{track}(\d+) %{title}(.*)".

De: Marca 1, Marca 2: Define o nome do ficheiro com o formato seleccionado e a primeira ou segundo marcas, respectivamente.

Para: Marca 1, Marca 2: As marcas são definidas a partir do nome do ficheiro. Em primeiro lugar, será usado o formato definido em Formato. Se o nome do ficheiro existente não corresponder a este formato, serão testados os seguintes formatos:

  • Artista - Álbum/Número Música

  • Álbum/Número - Artista - Música

  • /Artista - Álbum - Número - Música

  • Álbum/Artista - Número - Música

  • Álbum/Artista - Música

  • Artista/Álbum/Número Música

Se for seleccionado apenas um ficheiro, os controlos da GUI são preenchidos com os valores do nome do ficheiro. Se forem seleccionados vários ficheiros, as marcas dos ficheiros são configuradas directamente.

Marca 1

Os campos de texto do Título, Artista, Álbum, Comentário, Data, Número de Faixa e Género são usados para editar o valor correspondente na primeira marca dos ficheiros seleccionados. O valor será alterado quando a selecção de ficheiros mudar ou antes de algumas operações como a Gravar ou Sair e quando a opção de marcação correspondente à esquerda do nome do campo estiver assinalada. Isto é útil para mudar apenas alguns valores e deixar os outros valores inalterados.

Se estiver seleccionado um único ficheiro, todas as opções de marcação estão assinaladas e os campos de texto contêm os valores encontrados nas marcas deste ficheiro. Se não existir uma dada marca no ficheiro, o valor vazio correspondente é apresentado, o qual é um texto vazio para o Título, Artista, Álbum e Comentário, ou 0 para os campos numéricos da Data e Número da Faixa e um valor seleccionado em branco para a lista Género. Os valores podem ser alterados e, caso a opção de marcação correspondente esteja assinalada, serão configurados para o ficheiro seleccionado após modificar a selecção. O ficheiro fica então marcado como modificado com um símbolo de disco na lista de ficheiros, mas permanecerá inalterado até que use o comando Gravar.

Se estiverem seleccionados vários ficheiros, só os valores que são idênticos em todos os ficheiros seleccionados é que são apresentados. Em todos os outros controlos, os valores vazio descritos acima são apresentados. Todas as opções de marcação estão desmarcadas para evitar modificações indesejadas. Se tiver de definir um valor para todos os ficheiros seleccionados, poderá ser editado e a opção de marcação terá de estar assinalada. Os valores serão configurados para todos os ficheiros seleccionados quando a selecção é modificada e poderá ser gravado com o comando Gravar.

As opções de marcação também controlam a operação da maioria dos comandos que afectam as marcas, como a cópia, colagem e transferência entre as marcas 1 e 2. Para facilitar o uso com vários ficheiros, onde todas as opções de marcação estão desligadas, estes comandos comportam-se da mesma forma quando todas as opções estão assinaladas ou quando estão todas não-assinaladas.

Da Marca 2: Os campos da marca 1 são definidos a partir dos valores da marca 2. Se for seleccionado apenas um ficheiro, os controlos da GUI são preenchidos com os valores da marca 2. Se forem seleccionados vários ficheiros, as marcas dos ficheiros são configuradas directamente.

Copiar: A área de cópia fica preenchida com os valores da Marca 1. Só os valores assinalados serão usados nos campos Colar subsequentes.

Colar: Cola os valores da área de cópia para os controlos da GUI.

Remover: Isto irá configurar todos os controlos da GUI com os seus valores vazios, o que faz com que se removam todos os valores. O ficheiro gravado não irá ter a marca 1.

Marca 2

Os controlos da GUI funcionam da mesma forma que foi descrita para a secção da Marca 1, só que o tamanho dos textos não fica limitado.

Para a marca 2 Género, também poderá usar os seus próprios nomes para além dos géneros apresentados na lista, bastando para tal escrever o nome no campo de texto.

A marca 2 não só pode conter os mesmos valores que a marca 1, como o formato é composto de forma flexível a partir de vários pacotes que, por sua vez, são compostos por vários campos. A tabela da marca 2 mostra todos os pacotes que estão disponíveis no ficheiro seleccionado.

Editar: Isto irá abrir uma janela que permite a uma pessoa editar todos os campos do pacote seleccionado. Se estiverem seleccionados vários ficheiros, os campos editados serão aplicados a todos os ficheiros seleccionados que tiverem esse pacote.

Adicionar: Um pedido para seleccionar o tipo de pacote que irá aparecer, para que possa editar um pacote do tipo seleccionado e adicionado ao ficheiro. Isto funciona também para adicionar um pacote de dados aos vários ficheiros seleccionados.

Apagar: Remove o pacote seleccionado nos ficheiros seleccionados.

A opção Arraste as imagens do álbum para aqui aparece se o ficheiro não tiver incorporada a imagem da capa. Poderá adicionar uma imagem por arrastamento a partir de um navegador ou gestor de ficheiros e será aqui apresentada. Os pacotes das imagens poderão ser editados ou adicionados se fizer duplo-click sobre este controlo.

Marca 3

Alguns ficheiros poderão ter mais que duas marcas, ficando assim uma terceira secção de marca visível. Os seguintes tipos de ficheiros poderão ter uma dessas secções Marca 3:

  • Os ficheiros MP3 poderão ter uma marca ID3v1.1, uma marca ID3v2 (2.3.0 ou 2.4.0) e na terceira secção uma marca APE. Essas marcas APE são usadas para a informação do ganho de reprodução. Na secção Marca 3, esta informação fica visível e a marca APE poderá ser removida com o botão Remover.

  • O bloco INFO do RIFF dos ficheiros WAV está disponível na secção Marca 3 dado que a secção Marca 1 está dedicada à marcas ID3v1.1 e trata das suas restrições. A secção Marca 2 ainda é usada para as marcas ID3v2.4.0, que também são suportadas nos ficheiros WAR, mas os blocos INFO do RIFF parecem ser melhor suportados.

  • Os ficheiros FLAC normalmente usam um comentário Vorbis para os seus meta-dados. Contudo, existem ficheiros FLAC que têm marcas ID3v1 e ID3v2, que poderão ser encontradas nas secções Marca 1 e Marca 3. As marcas ID3 nos ficheiros FLAC só são suportadas na TagLib; como tal, o 'plugin' OggFlacMetadata tem de estar desactivado na página Plugins da configuração.

Os controlos da GUI funcionam da mesma forma que foi descrita para a secção da Marca 2.

Lista de Pacotes

O Kid3 consegue editar a maioria dos pacotes para todos os tipos de ficheiros suportados. Alguns dos pacotes são acedidos através dos nomes unificados, para que possam ser trocados entre ficheiros com diferentes formatos. Os pacotes que não são unificados poderão ser acedidos como pacotes específicos do formato.

Tabela 3.1. Associação dos Tipos de Pacotes Unificados aos Vários Formatos

UnificadoID3v2.3ID3v2.4MP4ASFVorbisRIFF
TítuloTIT2TIT2©namTítuloTÍTULOINAM
ArtistaTPE1TPE1©ARTAutorARTISTIART
ÁlbumTALBTALB©albWM/AlbumTitleALBUMIPRD
ComentárioCOMMCOMM©cmtDescriçãoCOMMENTICMT
DataTYERTDRC©dayWM/YearDATEICRD
Número de FaixaTRCKTRCKtrknWM/TrackNumberTRACKNUMBERIPRT ou ITRK
GéneroTCONTCON©genWM/GenreGENREIGNR
Artista do ÁlbumTPE2TPE2aARTWM/AlbumArtistALBUMARTIST 
ArrangerIPLSTIPLARRANGERWM/ProducerARRANGERIENG
AutorTOLYTOLYAUTOR AUTOR 
BPMTBPMTBPMtmpoWM/BeatsPerMinuteBPMIBPM
Número do CatálogoTXXX:CATALOGNUMBERTXXX:CATALOGNUMBER  CATALOGNUMBER 
CompilaçãoTCMPTCMPcpil COMPILATION 
CompositorTCOMTCOM©wrtWM/ComposerCOMPOSERIMUS
CondutorTPE3TPE3CONDUCTORWM/ConductorCONDUCTOR 
Direitos de cópiaTCOPTCOPcprtDireitos de cópiaCOPYRIGHTICOP
DescriçãoTIT3TIT3descWM/SubTitleDescriptionDESCRIÇÃO 
Número do DiscoTPOSTPOSdiscoWM/PartOfSetDISCNUMBER 
Encoded-byTENCTENC©encWM/EncodedByENCODED-BYITCH
Configuração do CodificadorTSSETSSE©tooWM/EncodingSettingsENCODERSETTINGSISFT
Hora da Codificação TDEN WM/EncodingTimeENCODINGTIMEIDIT
AgrupamentoGRP1GRP1©grp GROUPING 
Chave InicialTKEYTKEY WM/InitialKeyINITIALKEY 
ISRCTSRCTSRCISRCWM/ISRCISRCISRC
LínguaTLANTLANLANGUAGEWM/LanguageLANGUAGEILNG
LetristaTEXTTEXTLYRICISTWM/WriterLYRICISTIWRI
Letras MusicaisUSLTUSLT©lyrWM/LyricsLYRICS 
MeioTMEDTMEDSOURCEMEDIA SOURCEMEDIAIMED
Espírito TMOO WM/MoodMOOD 
Álbum OriginalTOALTOALORIGINALALBUMWM/OriginalAlbumTitleORIGINALALBUM 
Artista OriginalTOPETOPEORIGINALARTISTWM/OriginalArtistORIGINALARTIST 
Data OriginalTORYTDORORIGINALDATEWM/OriginalReleaseYearORIGINALDATE 
ArtistaIPLSTMCLPERFORMER PERFORMERISTR
ImagemAPICAPICcovrWM/PictureMETADATA_BLOCK_PICTURE 
PublicadorTPUBTPUBPUBLISHERWM/PublisherPUBLISHERIPUB
ClassificaçãoPOPMPOPMtaxaWM/SharedUserRatingRATINGIRTD
País de LançamentoTXXX:RELEASECOUNTRYTXXX:RELEASECOUNTRY  RELEASECOUNTRYICNT
Data de Lançamento TDRLRELEASEDATE RELEASEDATE 
MisturaTPE4TPE4REMIXERWM/ModifiedByREMIXERIEDT
Ordenar pelo ÁlbumTSOATSOAsoalWM/AlbumSortOrderALBUMSORT 
Ordenar pelo Artista do ÁlbumTSO2TSO2soaa ALBUMARTISTSORT 
Ordenar pelo ArtistaTSOPTSOPsoarWM/ArtistSortOrderARTISTSORT 
Ordenar pelo CommpositorTSOCTSOCsoco COMPOSERSORT 
Nome da OrdenaçãoTSOTTSOTsonmWM/TitleSortOrderTITLESORT 
Legenda TSSTSUBTITLEWM/SubTitleSUBTITLEPRT1
Página WebWOARWOARWEBSITEWM/AuthorURLWEBSITEIBSU
TrabalhoTIT1TIT1©wrkWM/ContentGroupDescriptionWORK 
Ficheiro de Áudio da WWWWOAFWOAF WM/AudioFileURLWWWAUDIOFILE 
Fonte de Áudio da WWWWOASWOAS WM/AudioSourceURLWWWAUDIOSOURCE 

Comentários referentes às associações aos nomes de pacotes unificados:

  • O número de nomes de pacotes unificados é limitado com base no facto de que uma associação adequada deverá ser possível para todos os formatos de ficheiros suportados. A maioria das marcas suportam pacotes com nomes arbitrários; estes serão usados se não estiver disponível nenhum pacote específico (p.ex. os nomes em maiúsculas na coluna MP4). Se não existir essa possibilidade, alguns tipos de pacotes poderão não ser suportados para o formato, p.ex. o Autor e o Artista no ASF (WMA).

  • As associações não são escolhidas de forma arbitrária; elas são vocacionadas para a utilização dos pacotes nas outras aplicações e dispositivos. Como tal, o pacote de ID3v2 "TPE2 - Banda/orquestra/acompanhamento" não sugere a sua utilização como Artista do Álbum, embora este seja usado frequentemente. O significado actual para o ID3v2, por outro lado, é a razão pela qual este pacote é usado para a orquestra na importação (p.ex. a partir do Discogs), ainda que isto possa parecer um pouco estranho para os outros formatos de marcas.

  • As associações nem sempre são bijectivas. Como tal, o ID3v2.3 usa um pacote IPLS para o Maestro e Artista. Ao ler de volta, ambos os pacotes são apresentados como "Maestro".

  • Os pacotes Maestro e Artista usam um formato específico para o conteúdo deles: "envolvimento 1|envolvido 1|envolvimento 2|envolvido 2|...", por exemplo "Maestro de Coro|Ernst Dunshirn|Voz Soprano|Anna Netrebko". Isto irá criar pacotes IPLS (ID3v2.3) ou TIPL/TMCL (ID3v2.4) com uma lista de textos no formato indicado (o "|" é usado como separador entre textos). Os valores neste formato são também configurados ao importar os dados a partir dos servidores que oferecem esta informação.

  • Para usar de forma explícita um nome de pacote específico que entre em conflito com um nome de pacote unificado, anteceda-o com um ponto de exclamação. Por exemplo, se adicionar um pacote do tipo "Meio" num comentário do Vorbis, irá criar um pacote com o nome "SOURCEMEDIA" devido à associação de tipos unificada. Para adicionar um pacote com o nome "MEIO" e não "SOURCEMEDIA", use "!MEIO" para forçar o nome explícito.

  • Se necessitar de um pacote que não esteja nesta lista, ainda tem a possibilidade de introduzir nomes arbitrários com o botão Adicionar. Os nomes de pacotes mais usados podem ser adicionados aos Pacotes Personalizados na configuração das Marcas, ficando então disponíveis nos Pacotes de Acesso Rápido.

Letras Sincronizadas e Códigos de Tempos Sincronizados

Para ter a informação sincronizada com os dados de áudio, está disponível um editor específico. Estes pacotes têm suporte para as marcas ID3v2.3.0 e ID3v2.4.0. Para adicionar uma dessas marcas, o nome do pacote específico tem de ser seleccionado na lista que aparece quando carrega no botão Adicionar - Letras Sincronizadas ou Códigos de Temporização de Eventos, respectivamente. O editor é o mesmo para ambos os tipos; para os códigos de temporização de eventos, só está disponível um conjunto predefinido de eventos enquanto que, nas letras sincronizadas, terá de introduzir texto. No texto seguinte é explicada a edição de letras sincronizadas.

Um ficheiro que tenha uma marca ID3v2 fica seleccionado, pelo que poderá entrar no editor de letras musicais se usar o botão Adicionar e seleccionar as Letras Sincronizadas. Para uma área de Letras Sincronizadas existente, ao seleccionar o mesmo poderá carregar no botão Editar. O leitor é automaticamente aberto com o ficheiro actual, para que possa reproduzir e pausar o ficheiro para sincronizar as letras musicais.

A configuração no topo do editor do SYLT normalmente não tem de ser alterada. Se as letras tiverem caracteres que não estejam presentes no conjunto de caracteres Latin 1, a mudança da codificação de texto para UTF16 (ou UTF8 o caso do ID3v2.4.0) será aconselhada. Para as letras em Inglês e para o máximo de compatibilidade, deverá ser usado o ISO-8859-1.

A secção das Letras Musicais tem cinco botões no topo. O Adicionar irá adicionar um novo evento de tempo na tabela. O tempo é retirado a partir da posição do leitor, adicionando assim um item enquanto reproduz a faixa irá adicionar uma linha para a posição reproduzida de momento. Os eventos na tabela têm de estar ordenados de forma cronológica, como tal a linha será inserida na posição adequada. Os itens com tempos inválidos são tratados de forma especial: Se a linha seleccionada de momento tiver um tempo inválido, a sua data/hora será substituída pelo tempo actual em vez de adicionar uma nova linha. Se o tempo actal não for inválido, a primeira linha com um tempo inválido será usada caso exista. Este comportamento deverá facilitar a adição de tempos se o texto das letras já estiver na tabela, mas estiverem a faltar os tempos (o que é o caso ao importar letras não sincronizadas). Lembre-se que o tempo inválido é representado como 00:00.00, i.e. o mesmo que o tempo no início absoluto da faixa, que não é inválido. Para invalidar um tempo, carregue na tecla Delete ou use a opção Limpar do menu de contexto. As novas linhas introduzidas com a opção Inserir uma linha do menu de contexto ou criadas quando importar as letras não sincronizadas com as opções Da Área de Transferência ou Importar também contêm tempos inválidos. As linhas na tabela poderão ser removidas se carregar no botão Apagar ou se usar a opção Apagar as linhas do menu de contexto.

As letras sincronizadas poderão ser importadas a partir de um ficheiro com o botão Importar. O formato esperado é o LRC simples ou o avançado. Se o ficheiro seleccionado não tiver um parêntesis recto na primeira linha, é suposto ser um ficheiro de texto simples com letras não sincronizadas. As linhas desse ficheiro são então importadas com horas inválidas. A informação da data/hora poderá ser adicionada através do botão Adicionar ou introduzidas manualmente. Também é possível importar as letras se copiar-colar com a opção Da Área de Transferência. Poderá gravar as letras sincronizadas nos ficheiros LRC com a opção Exportar. Lembre-se que só os itens com tempos válidos serão exportados e que os itens serão ordenados por esses tempos. Os itens com tempos inválidos não serão guardados no editor de pacotes SYLT, por isso certifique-se que adiciona toda a informação de tempos antes de sair da janela.

A especificação do ID3 sugere uma data/hora para cada sílaba. Contudo, a maioria dos leitores só suportam a granularidade de uma linha ou frase. Para suportar ambos os casos de uso, o Kid3 segue as mesmas convenções que o Editor do SYLT. O texto que é introduzido na tabela assume-se que inicia uma nova linha, a mesmo que comece por um espaço ou hífen. São possíveis excepções a esta regra se iniciar uma linha com um sublinhado ('_') para forçar a continuação ou um cardinal ('#') para forçar uma linha nova. Estes caracteres de escape não são guardados dentro do pacote SYLT. Dentro do mesmo pacote, as novas linhas começam com um carácter de mudança de linha (hex 0A), enquanto as continuações não. Ao ler os pacotes SYLT, o Kid3 verifica se o primeiro elemento começa com uma mudança de linha. Se este não for o caso, assume-se que todos os elementos são linhas novas e que não são usadas continuações de sílabas.

Quando a faixa é reproduzida, a linha associada com a posição actual de reprodução fica realçada, para que a correcção da informação de sincronização possa ser validada. Se tiver de adicionar um deslocamento a uma ou mais datas/horas, podê-lo-´a fazer com o menu de contexto Adicionar um deslocamento. Poderá usar valores negativos para reduzir o tempo. Se usar o Ir para a posição no menu de contexto, é possível definir a posição de reprodução com a hora da linha seleccionada.

O procedimento recomendado é adicionar novas letras musicais sincronizadas

  • Obtenha as letras musicais não sincronizadas, p.ex. usando a opção LetrasIncorporar as Letras no menu de contexto da lista de ficheiros.

  • Copie as letras não sincronizadas para a área de transferência, bastando para tal ir à linha Letras na tabela de pacotes e carregando em Ctrl+C.

  • Adicione um pacote de letras sincronizadas (Adicionar..., Letras Sincronizadas, OK), carregando depois em Da Área de Transferência.

  • Agora todas as linhas das letras musicais não sincronizadas estão na tabela, tendo todas as horas inválidas (0:0:0.00). Poderá apagar os elementos vazios antes de mais nada.

  • Comece a tocar a música, carregando para tal no botão de reprodução na barra de reprodução no fundo da janela principal.

  • Quando chegar à linha seguinte de letras musicais com datas inválidas, carregue em Adicionar ou carregue em Alt+A, actualizando assim a data/hora.

  • Continue desta forma até que todas as datas/horas estejam configuradas. Se lhe faltar algo, pare a reprodução e limpe as datas/horas com a tecla Delete ou seleccionando-as e usando a opção Limpar do menu de contexto. Para retomar a reprodução a partir de um determinado momento, use a opção Mudar para a posição do menu de contexto.

Capítulos nos Ficheiros MP4

Os livros de áudio em MP4 normalmente têm uma extensão .m4b e são relativamente grandes, porque contêm todos os capítulos num único ficheiro. Para navegar nesses ficheiros, eles poderão ter marcações dos capítulos, que podem ser editadas no Kid3, numa área de pseudo-"Capítulos", usando o mesmo editor das letras musicais sincronizadas. Lembre-se, contudo, que esta funcionalidade só está disponível com o 'plugin' Mp4v2Metadata, por isso certifique-se que o mesmo está activado e acima do 'plugin' TaglibMetadata da página de Plugins da configuração, caso tenha de editar capítulos em MP4.