O Menu Ficheiro

FicheiroAbrir... (Ctrl+O)

Abre uma pasta. Todos os ficheiros que corresponderem ao filtro de nomes indicado serão apresentados na lista de ficheiros, ficando seleccionado o ficheiro pretendido.

FicheiroAbrir um Recente

Abre uma pasta aberta recentemente.

FicheiroAbrir uma Pasta... (Ctrl+D)

Abre uma pasta. Todos os ficheiros que corresponderem ao filtro de nomes indicado serão apresentados na lista de ficheiros.

FicheiroRecarregar (F5)

Actualiza o conteúdo da pasta. Os ficheiros modificados têm de ser gravados antes. As sub-pastas expandidas serão fechadas.

FicheiroGravar (Ctrl+S)

Grava todos os ficheiros alterados na pasta. Os ficheiros alterados são marcados com um símbolo de disco na lista de ficheiros. Se algum dos nomes dos ficheiros tiver sido modificado, estes ficheiros irão mudar de nome.

FicheiroReverter

Reverte as alterações de um ou mais ficheiros. Se não estiverem ficheiros seleccionados na lista, as modificações de todos os ficheiros serão revertidas, caso contrário só serão revertidas as modificações dos ficheiros seleccionados.

FicheiroImportar...

A janela de Importação pode ser usada para importar os dados directamente de um servidor do freedb.org server, de um servidor do MusicBrainz, do Discogs, da Amazon ou de outras fontes de listas de faixas de álbuns num formato de texto.

A importação de um servidor do freedb.org é possível se usar a janela que aparece quando selecciona a opção Do Servidor: gnudb.org. O nome do artista ou do álbum a procurar pode ser introduzido nos dois campos do topo, sendo apresentados os álbuns que correspondam à pesquisa quando carregar em Procurar e depois de receber os resultados do www.gnudb.org. A importação dos dados da faixa de álbum é feita ao fazer duplo-click sobre o álbum na lista. O servidor de freedb.org a importar poderá ser seleccionado, assim como a localização do CGI. Os dados importados são apresentados na tabela de antevisão da janela de importação. Quando estiver satisfeito com as faixas apresentadas, as mesmas podem ser importadas se terminar a janela de importação com o OK.

Se já tiver um resultado da pesquisa aberto no navegador Web, poderá introduzir o URL no primeiro campo de edição. O resultado irá então aparecer na lista de álbuns e poderá ser importado directamente no Kid3.

Poderá efectuar uma pesquisa no servidor do Discogs com a opção Discogs. Como na janela do gnudb.org, poderá introduzir o artista e o álbum, escolhendo depois dentro de uma lista de lançamentos.Poderá introduzir um Código para usar a API RESTful do Discogs em vez de usar a interface Web deles, a qual muda com frequência, comprometendo assim o processamento da importação. Terá de criar uma conta no Discogs e depois gerar um código na página Web deles ("Settings/Developers, Generate new token" (Configuração/Programadores, Gerar um novo código)). Não se esqueça de Gravar a Configuração depois de introduzir o código para o usar também nos pedidos subsequentes. Se as Marcas-Padrão estiverem assinaladas, é importada a informação-padrão, p.ex. artista, álbum e título. Se estiverem assinaladas as Marcas Adicionais, poderá importar mais informações se estiverem disponíveis, p.ex. artistas, maestros ou o publicador. Se as Imagens das Capas estiver assinalada, será transferida a imagem da capa, se estiver disponível.

Poderá efectuar uma pesquisa na Amazon com a opção Amazon. Tal como na janela do gnudb.org, poderá introduzir o artista e o álbum, escolhendo depois a partir de uma lista de lançamentos. Se as Marcas Adicionais estiverem marcadas, poderá importar mais informação desde que esteja disponível, p.ex. cantores, maestros ou publicadores. Se as Imagens da Capa estiver assinalada, será transferida a imagem da capa caso esteja disponível.

Poderá pesquisar da mesma forma na base de dados de lançamentos do MusicBrainz, usando a opção Da Versão do MusicBrainz. O procedimento é o mesmo que está descrito em Do gnudb.org.

A importação de um servidor do MusicBrainz é possível se usar a janela que aparece quando seleccionar a opção Da Impressão Digital do MusicBrainz. Poderá seleccionar o Servidor como na janela de importação do freedb. Em baixo encontra-se uma tabela que apresenta os dados das faixas importadas. A coluna da direita mostra o estado da pesquisa no MusicBrainz, a qual começa como "Pendente" quando a janela é aberta. Depois é pesquisada a impressão digital e, se não devolver resultados, será testada outra pesquisa com as marcas no ficheiro. Como tal, pode ser útil para uma pesquisa com sucesso no MusicBrainz guardar a informação conhecida (p.ex. artista e álbum) nas marcas antes da importação. Se for encontrado um resultado, a pesquisa termina no estado "Reconhecida"; caso contrário, se não tiver sido encontrado nada ou se forem devolvidos resultados ambíguos, terá de ser seleccionado um deles pelo utilizador. O OK e o Aplicar usam os dados importados, enquanto o Cancelar fecha a janela. O fecho poderá demorar algum tempo, dado que todo o processo do MusicBrainz terá de ser encerrado.

Para a importação de dados textuais, a opção Do Ficheiro/Área de Transferência abre uma sub-janela, onde estão disponíveis vários formatos de importação pré-configurados. Os dois primeiros, "CSV sem aspas" e "CSV com aspas", podem ser usados para importar dados que tenham sido exportados na janela de Exportação. Os dados em CSV podem ser editados numa folha de cálculo e devem ser gravados com tabulações como separadores. A importação deverá ser possível com o "CSV com aspas", que é mais flexível que a versão "CSV sem aspas". Contudo, os seus campos não podem ter aspas no conteúdo. Se só exportar do Kid3 e importar mais tarde, o "CSV sem aspas" pode ser usado como um formato simples para esse fim. Lembre-se que também existem as opções "Exportar o CSV" e "Importar o CSV" no menu de contexto da lista de ficheiros, que usam programas para exportar e importar os dados em CSV de uma forma mais completa, poderosa e flexível.

O próximo formato, "texto HTML do freedb", pode ser usado para copiar informações de uma página HTML do freedb.org. Pesquise um álbum no freedb e, se a informação desejada aparecer no navegador Web, copie o conteúdo para a área de transferência. Depois carregue no botão Da Área de Transferência para que as faixas importadas apareçam na tabela de antevisão no topo da janela. Se estiver satisfeito com os dados importados, termine a janela com o botão OK, que irá inserir os dados nas marcas da pasta actual. O destino (Marca 1, Marca 2 ou Marca 1 e Marca 2) pode ser seleccionado numa lista. Os ficheiros na pasta actual deverão estar na ordem de faixas correctamente para ter as suas marcas atribuídas. Este é o caso caso elas estejam numeradas.

O próximo formato de importação pré-configurado, o "código HTML do freedb", poderá ser usado se os dados estiverem disponíveis como um documento em HTML. A importação é possível com o botão Do Ficheiro, que abre um selector de ficheiros, ou copiando o seu conteúdo a partir de um editor e depois importando-o a partir da área de transferência. Este formato pode ser útil para a importação 'offline', ainda que o documento HTML possa também ser aberto num navegador e depois ser importado no primeiro formato através da área de transferência.

Estão disponíveis mais formatos pré-configurados, p.ex. "Tempo do Título da Faixa". Poderá criar um formato personalizado vazio com o botão Adicionar para ser definido pelo utilizador. As duas linhas abaixo do nome do formato podem ser configuradas com uma expressão regular para capturar os campos a partir do texto a importar. A primeira expressão regular será processada uma vez por cada documento para reunir os dados de cada álbum, como o artista, o álbum, o ano e o género. A segunda linha é testada para corresponder a partir do início do documento até ao fim para obter os dados da faixa, normalmente o número e o título. As expressões regulares incluem todas as funcionalidades oferecidas pelo Qt™, que correspondem à maior parte do que o Perl oferece. As construções com parêntesis "(..)" criam áreas de captura para os campos a importar e são antecedidas de códigos específicos do Kid3 para indicar qual o campo a capturar. Os códigos são os mesmos que são usados no formato dos nomes dos ficheiros, para além dos códigos apresentados abaixo; é possível qualquer nome de pacote:

  • %s %{title} Título (Música)

  • %a %{artist} Artista

  • %l %{album} Álbum

  • %c %{comment} Comentário

  • %y %{year} Ano

  • %t %{track} Faixa

  • %g %{genre} Género

  • %d %{duration} Duração

Por exemplo, a expressão regular de uma faixa (segunda linha) para importar a partir de uma lista de reprodução .m3u poderia ser "%{track}(\d+)\s+%{title}(\S[^\r\n]*)\.mp3[\r\n]". Todos os formatos podem ser alterados se editar as expressões regulares e o nome, carregando depois em Gravar a Configuração. Elas ficarão guardadas no ficheiro kid3rc na pasta de configuração. Este ficheiro poderá ser editado directamente para ter mais formatos de importação ou poderá ser apagado para voltar aos formatos predefinidos. Os formatos podem ser apagados com Remover.

A Precisão mostra uma estimativa de quão boa é a informação importada ao corresponder às faixas indicadas. Ele usa as durações das faixas ou os nomes dos ficheiros para calcular o nível de semelhança em percentagem. A Imagem da Capa mostra o URL da imagem da capa do álbum que será transferida.

Para verificar se as faixas importadas correspondem ao conjunto actual de ficheiros, a duração das faixas importadas poderá ser comparada com a duração dos ficheiros. Esta funcionalidade poderá ser activada com a opção Verificar a diferença máxima de tempo permitida (s): para definir esse valor máximo de tolerância em segundos. Se ocorrer uma discrepância de valores, a duração aparece com um fundo vermelho na tabela de antevisão.

Se os ficheiros estiverem ordenados de forma diferente das faixas importadas, as suas faixas atribuídas terão de ser alteradas. Esta tarefa poderá ser simplificada se usar os botões para Corresponder a Duração, Faixa e Título, os quais irão reordenar as faixas de acordo com o campo correspondente. Para corrigir manualmente as atribuições, poderá arrastar uma faixa com o botão esquerdo do rato e a tecla Ctrl carregada, sendo depois largada na nova posição.

Quando a janela de importação estiver aberta, ela possui o conteúdo actual das marcas. O tipo de marca (Marca 1, Marca 2, Marca 1 e Marca 2) poderá ser seleccionado com a lista Destino. O botão à direita desta lista poderá ser usado para reverter a tabela ao conteúdo actual das marcas. As opções de marcação na primeira coluna da tabela poderão ser usadas para seleccionar as faixas que serão importadas. Isto pode ser útil se uma pasta possuir as faixas de ambos os CD's de um CD duplo e só necessitar de importar as faixas do segundo CD.

Para identificar as faixas que são importadas, é possível mostrar os nomes dos ficheiros ou as localizações completas dos mesmos, usando o menu de contexto do cabeçalho da tabela. Os valores na tabela de importação poderão ser editados. O botão de reverão à direita da lista Destino poderá ser usado para repor o conteúdo das marcas, o que também poderá ser útil depois de alterar o Destino.

Quase todas as janelas possuem um botão Gravar a Configuração, que pode ser usado para guardar as definições específicas da janela, bem como o seu tamanho, de forma persistente.

A opção Das Marcas conduz a uma sub-janela para configurar os pacotes das marcas a partir do conteúdo de outros pacotes de marcas. Isto pode ser usado para simplificar a cópia de informação entre marcas ou para extrair uma parte de um pacote e inseri-la noutro.

Tal como na janela para importar a partir de um ficheiro/área de transferência, existem formatos configuráveis à vontade para efectuar diferentes operações. Já existem alguns formatos pré-configurados para copiar o valor do Álbum para o Artista, Compositor ou Condutor do Álbum, assim como para extrair o número da faixa dos campos de Título que incluam um número. Existe também um formato para extrair um Sub-Título a partir de um campo de Título.

O seguinte exemplo explica como adicionar um formato personalizado, o qual define a informação a partir do campo de Sub-Título também no campo de Comentário. Crie um novo formato com a opção Adicionar e indique um novo nome, p.ex. "Sub-título para Comentário". Depois indique "%{subtitle}" na Origem e "%{comment}(.*)" na Extracção, carregando finalmente em Gravar a Configuração.

A expressão na Origem poderá conter os códigos de formato para os pacotes de marcas arbitrários, podendo usar vários códigos para combinar o conteúdo dos diferentes pacotes. Para cada faixa, é gerado um texto a partir das suas marcas com o formato da Origem e a expressão regular da Extracção é aplicada a este texto para definir valores novos para as marcas. Os códigos dos formato são usados antes dos parêntesis de captura para indicar o pacote de marcas onde será guardado o texto capturado. Funciona da mesma forma que na importação de ficheiros/área de transferência.

A opção Importar a Partir das Marcas... também está directamente disponível a partir do menu Ficheiro. A diferença entre estas duas funções é que a sub-janela de importação funciona sobre todos os ficheiros da pasta actual, enquanto a função do menu se aplica sobre os ficheiros seleccionados (que poderão estar em diferentes pastas). A função do menu suporta um código adicional "%{__return}" para devolver o valor extraído, o que poderá ser útil com as interfaces CLI e QML.

FicheiroImportar do gnudb.org...

Importa a partir de um servidor do freedb.org, usando a pesquisa de álbuns do gnudb.org. Este item de menu abre a mesma janela de importação que o Importar..., mas abre directamente a janela do gnudb.org.

FicheiroImportar do Discogs...

Importa a partir do servidor do Discogs. Este item de menu abre a mesma janela de importação que o Importar..., mas abre directamente a janela do Discogs.

FicheiroImportar da Amazon...

Importa a partir da Amazon. Este item de menu abre a mesma janela de importação que o Importar..., mas abre directamente a janela da Amazon.

FicheiroImportar da Versão do MusicBrainz...

Importa a partir do serviço de lançamentos do MusicBrainz. Este item de menu abre a mesma janela de importação que o Importar..., mas abre directamente a janela da MusicBrainz.

FicheiroImportar da Impressão Digital do MusicBrainz...

Importa a partir de um servidor do MusicBrainz. Este item de menu abre a mesma janela de importação que o Importar..., mas abre directamente a janela de Impressões Digitais do MusicBrainz.

FicheiroImportar das Marcas...

Como o Das Marcas, mas a importação é aplicada aos ficheiros seleccionados.

FicheiroImportação Automática...

A Importação Automática permite a uma pessoa importar informações para vários álbuns a partir de vários serviços na Web. Se forem seleccionadas pastas na lista de ficheiros, serão importados os dados das faixas para as pastas seleccionadas. Se não for seleccionada nenhuma pasta, todas as pastas na lista de ficheiros serão importadas.

O tipo de marca (Marca 1, Marca 2, Marca 1 e Marca 2) podem ser seleccionados com a lista Destino.

Os perfis determinam quais os servidores que serão contactados para obter a informação do álbum. Alguns dos perfis são predefinidos (Tudo, MusicBrainz, Discogs, Imagens de Capas), sendo que poderá adicionar perfis personalizados com o botão Adicionar à direita da lista do Perfil.

A tabela abaixo mostra os servidores que serão usados quando importar os dados dos álbuns com o perfil seleccionado. O processo de importação de um álbum termina se toda a informação necessária for encontrada, pelo que a ordem das linhas na tabela é importante. Poderá ser alterada com os botões Subir e Descer. O Editar pode ser usado para modificar um item existente. A selecção do Servidor oferece os mesmos servidores que podem ser usados nas funções de importação. As Marcas-Padrão, as Marcas Adicionais e as Imagens das Capas determinam a informação que será obtida a partir do servidor. Finalmente, a Precisão é a granularidade mínima que deverá ser obtida para aceitar os dados importados. Se a precisão for insuficiente, será usado o próximo servidor na lista. A mesma janela que contém as propriedades do servidor aparece quando carregar em Adicionar para adicionar um novo item de servidor. Os itens existentes poderão ser removidos com o botão Remover.

Para invocar uma importação automática em lote com o perfil seleccionado, carregue em Iniciar. Os detalhes sobre a importação em curso são apresentados no topo da janela. O processo poderá ser interrompido com o botão Interromper.

FicheiroEscolher as Imagens de Capas...

A janela para Escolher as Imagens das Capas ajuda a descobrir as imagens das capas dos álbuns. O Artista/Álbum é preenchido a partir das marcas, se tal for possível. A Origem oferece uma variedade de páginas Web com imagens das capas dos álbuns. O URL com o artista e o álbum como parâmetros poderá ser consultado por baixo do nome. Poderá inserir valores codificados como URL's para o artista se usar o "%u{artist}" e "%u{album}"; também são possíveis os outros valores a partir das marcas, tal como descrito em Configurar o Kid3, Acções do Utilizador. Poderá introduzir mais fontes a seguir ao elemento "Origem Personalizada", substituindo a "Origem Personalizada" pelo nome da fonte e carregar em Enter, introduzindo depois o URL e carregando finalmente em Gravar a Configuração. O comando do navegador resultante aparece no topo da janela e pode ser iniciado se carregar em Escolher. O navegador, que pode ser definido na configuração, é iniciado com a origem seleccionada. Poderá então arrastar uma imagem de capa a partir do navegador para a janela do Kid3, para que a mesma fique configurada no pacote de imagem dos ficheiros seleccionados.

Dado que nem todos os navegadores suportam o arrastamento de imagens e as imagens das páginas Web normalmente têm um URL, nesses casos o Kid3 irá receber o URL e não a imagem. Se o URL apontar para uma imagem, a mesma será transferida. Contudo, se o URL fizer referência a outro recurso qualquer da Web, terá de ser traduzido para a imagem correspondente. Essas associações estão definidas na tabela de extracção do URL. A coluna da esquerda Corresponder contém uma expressão regular que é comparada com o URL. Se corresponder, as expressões capturadas entre parêntesis são introduzidas no padrão da coluna URL da Imagem à direita (nas posições marcadas com o \1 etc.). A expressão regular substituída contém o URL da imagem. Com este mecanismo, as imagens das capas poderão ser importadas a partir da Amazon, Google Images, etc. por arrastamento. Também é possível definir as suas próprias associações.

FicheiroExportar...

A Janela de Exportação é usada para guardar os dados das marcas num ficheiro ou na área de transferência. O editor no topo mostra uma antevisão dos dados a exportar. Se os dados da exportação tiverem tabulações, a exportação será apresentada numa tabela. Os dados serão gerados a partir das marcas na pasta actual, de acordo com o formato configurado.

A configuração do formato é semelhante à da janela de Importação: O campo no topo contém o título (p.ex. "CSV sem aspas"), seguido do cabeçalho que será gerado no início do ficheiro. Os dados da faixa vêm a seguir; é usado para cada faixa. Finalmente, o rodapé pode ser usado para gerar algum texto final.

Os campos de formato não contêm expressões regulares como na janela de Importação, mas apenas as expressões do formato de saída com expressões-% especiais, as quais serão substituídas pelos valores das marcas. O processo inteiro funciona como no formato dos nomes dos ficheiros, sendo usados os mesmos códigos para além de alguns códigos adicionais. Não só os códigos apresentados abaixo mas todos os nomes de pacotes de marcas poderão ser usados.

  • %s %{title} Título (Música)

  • %a %{artist} Artista

  • %l %{album} Álbum

  • %c %{comment} Comentário

  • %y %{year} Ano

  • %t %{track} Faixa (p.ex. 01)

  • %t %{track.n} Faixa com o tamanho do campo 'n' (p.ex. 001 para %{track.3})

  • %T %{tracknumber} Faixa (sem os zeros iniciais, p.ex. 1)

  • %g %{genre} Género

  • %f %{file} Nome do ficheiro

  • %p %{filepath} Localização

  • %{modificationdate} Data de modificação

  • %{creationdate} Data de criação

  • %u %{url} URL

  • %{dirname} Nome da pasta

  • %d %{duration} Duração em minutos:segundos

  • %D %{seconds} Duração em segundos

  • %n %{tracks} Número de faixas do álbum

  • %e %{extension} Extensão do ficheiro

  • %O %{tag1} O formato da marca 1 (ID3v1.1 ou vazio se inexistente)

  • %o %{tag2} O formato da marca 2 (ID3v2.3.0, ID3v2.4.0, ID3v2.2.0, ID3v2.2.1, Vorbis, APE, MP4, ASF ou vazio se inexistente)

  • %b %{bitrate} Taxa de dados em kbit/s

  • %v %{vbr} VBR ou vazio (apenas para o ID3v2.3 com a id3lib)

  • %r %{samplerate} Taxa de amostragem em Hz

  • %m %{mode} Modo do canal (Estéreo ou Estéreo Conjunto)

  • %h %{channels} Número de canais (1 ou 2)

  • %k %{codec} Codificador (p.ex. MPEG 1 Nível 3, MP4, Ogg Vorbis, FLAC, MPC, APE, ASF, AIFF, WAV)

Existem alguns formatos predefinidos. O "CSV sem aspas" separa os campos com tabulações. Os dados neste formato poderão ser importados de novo para o Kid3, usando o formato de importação com o mesmo nome. O "CSV com aspas" delimita adicionalmente os campos com aspas, o que facilita a importação para as folhas de cálculo. Contudo, os campos não poderão ter eles próprios aspas quando usar este formato. O "M3U Estendido" e o "PLS Estendido" geram listas de reprodução com atributos estendidos e com nomes de locais absolutos. O "HTML" pode ser usado para gerar uma página HTML com hiperligações para as faixas. O "Kover XML" cria um ficheiro que poderá ser importado pelo programa de impressão de capas Kover. Os "Detalhes Técnicos" oferecem informações sobre a taxa de dados, taxa de amostragem, canais, etc. Finalmente, o "Formato Personalizado" é deixado em branco para a definição de um formato personalizado. Poderá definir mais formatos seus se adicionar linhas no ficheiro , kid3rc na pasta de configuração. Os outros formatos poderão ser adaptados de acordo com as suas necessidades.

A Origem das marcas para gerar os dados de exportação (Marca 1 ou Marca 2) poderá ser seleccionada com uma lista. Se carregar em Para um Ficheiro ou Para a Área de Transferência, irá guardar os dados nesses destinos. Os botões OK e Cancelar fecham a janela, sendo que o OK aceita as definições da janela actual.

FicheiroCriar uma Lista de Reprodução...

Cria uma lista de reprodução. O formato e conteúdo da lista de reprodução poderão ser definidos com várias opções.

O nome da lista de reprodução poderá ser o Mesmo que o nome da pasta ou usar um Formato com valores das marcas, p.ex. "%{artist} - %{album}" para ter o nome do artista e do álbum no nome do ficheiro da lista de reprodução. Os códigos do formato são os mesmos que em Exportar. A opção Criar uma nova lista de reprodução vazia irá criar uma lista de reprodução vazia com o nome indicado. A extensão depende do formato da lista de reprodução.

A localização da lista de reprodução gerada é determinada pela selecção da lista Criar em.

Pasta actual

A lista de reprodução é criada na pasta actual e só contém os ficheiros da pasta actual. A pasta actual é a pasta onde se encontra o ficheiro actual. Se estiverem seleccionados vários ficheiros, o ficheiro actual será provavelmente o último ficheiro seleccionado.

Todas as pastas

Uma lista de reprodução é criada em todas as pastas que contêm os ficheiros listados, sendo que cada lista contém os ficheiros dessa pasta.

Pasta de topo

Só é criada uma lista de reprodução na pasta de topo (i.e., a pasta da lista de ficheiros) e contém os ficheiros listados na pasta de topo e em todas as suas sub-pastas.

O Formato da lista de reprodução poderá ser o M3U, PLS ou XSPF.

Se a opção Incluir apenas os ficheiros seleccionados estiver assinalada, só serão incluídos os ficheiros seleccionados na lista de reprodução. Se uma dada pasta for seleccionada, serão seleccionados todos os seus ficheiros. Se esta opção de marcação não estiver assinalada, todos os ficheiros de áudio serão incluídos na lista de reprodução.

O Ordenar pelo nome do ficheiro selecciona o caso normal, onde os ficheiros são ordenados pelo nome do ficheiro. Com a opção Ordenar pelo campo da marca, é possível ordenar por um dado texto de formato com os valores dos campos das marcas. Por exemplo, o "%{track.3}" pode ser usado para ordenar pelo número da faixa (o ".3" é usado para obter três algarismos com zeros iniciais, dado que são usados textos nas ordenação). Também é possível usar vários campos, p.ex. "%{genre}%{year}" para ordenar por um texto composto pelo género e ano.

Os elementos da lista de reprodução terão locais relativos ou absolutos, dependendo se as opções Usar uma localização relativa para os ficheiros na lista de reprodução ou a Usar a localização completa para os ficheiros na lista de reprodução estiver definida.

Quando estiver assinalada a opção Escrever apenas a lista de ficheiros, a lista de reprodução só irá conter as localizações dos ficheiros. Para gerar uma lista estendida com informações adicionais, poderá definir um texto de formato com o controlo Gravar a informação com.

FicheiroSair (Ctrl+Q)

Sai da aplicação.