O Menu Ferramentas

FerramentasAplicar o Formato do Nome do Ficheiro

Quando a opção Aplicar automaticamente o formato estiver desligada para o formato de nomes dos ficheiros na janela de configuração, este item do menu pode ser usado para aplicar o formato configurado aos nomes dos ficheiros seleccionados. Isto também pode ser usado para verificar se os nomes dos ficheiros estão em conformidade com o formato configurado, aplicando o formato a todos os ficheiros gravados e depois verificando se alguns dos ficheiros foram modificados (e, deste modo, marcados com um símbolo de disco na lista de ficheiros).

FerramentasAplicar o Formato das Marcas

Quando a opção Aplicar automaticamente o formato estiver desligada para o formato das marcas na janela de configuração, este item do menu pode ser usado para aplicar o formato configurado às marcas dos ficheiros seleccionados. Isto também pode ser usado para verificar se as marcas estão em conformidade com o formato configurado, aplicando o formato a todos os ficheiros gravados e depois verificando se alguns dos ficheiros foram modificados (e, deste modo, marcados com um símbolo de disco na lista de ficheiros).

FerramentasAplicar a Codificação do Texto

Define a Codificação de texto seleccionada em ConfiguraçãoConfigurar o Kid3... secção de Marcaspágina da Marca 2 para todos os ficheiros seleccionados. Se estiver seleccionado o UTF8, será usado o UTF16 para as marcas ID3v2.3.0, dado que o UTF8 não é suportado para este formato.

FerramentasMudar o Nome da Pasta...

Esta janela oferece a possibilidade de mudar automaticamente de nome a pasta aberta de momento, de acordo com as marcas nos ficheiros. Estão pré-configurados diversos formatos para incluir informações sobre o artista, o álbum e o ano no nome da pasta. Também é possível definir um formato personalizado e Editar a lista de formatos disponíveis. São usados os seguintes códigos especiais para inserir os valores das marcas no nome da pasta:

  • %s %{title} Título (Música)

  • %a %{artist} Artista

  • %l %{album} Álbum

  • %c %{comment} Comentário

  • %y %{year} Ano

  • %t %{track} Faixa (p.ex. 01)

  • %t %{track.n} Faixa com o tamanho do campo 'n' (p.ex. 001 para %{track.3})

  • %T %{tracknumber} Faixa (sem os zeros iniciais, p.ex. 1)

  • %g %{genre} Género

  • %{dirname} Nome da pasta (p.ex. %{year" "}%{dirname} irá anteceder o ano ao nome da pasta actual)

  • %{max-year} O valor máximo do ano encontrado para esta pasta; também poderá ser usado com outros códigos que não o "year"

  • %{min-year} O valor mínimo do ano encontrado para esta pasta

  • %{unq-year} O valor único do ano encontrado para esta ou vazio se não for único

Se for encontrado um separador de pastas "/" no formato, são criadas várias pastas. Se quiser criar uma nova pasta em vez de mudar o nome da pasta actual, seleccione Criar uma Pasta em vez de Mudar o Nome da Pasta. A Origem da informação da marca poderá ser escolhida entre Da Marca 1 e Marca 2, Da Marca 1 e Da Marca 2. Poderá ter uma antevisão da operação de mudança de nome efectuada no primeiro ficheiro nas secções De e Para da janela.

Poderá mudar o nome de várias pastas se as seleccionar.

FerramentasNumerar as Faixas...

Se os números de faixa nas marcas não estiverem definidos ou tiverem valores errados, esta função poderá numerar as faixas de forma automática, por ordem ascendente. O número inicial poderá ser definido na janela. Se só tiver de numerar parte das faixas, as mesmas devem estar seleccionadas.

Quando o Número total de faixas estiver assinalado, também será definido o número de faixas nas marcas.

É possível numerar as faixas por várias pastas. As pastas têm de estar expandidas e seleccionadas.

Se a opção Repor o contador para cada pasta estiver assinalada, a numeração de faixas é reiniciada com o número indicado para cada pasta, sempre que estiverem seleccionadas várias pastas.

A janela de numeração das faixas também pode ser usada para formatar os números de faixas existentes sem modificar os valores quando a opção de marcação à esquerda do Número de início estiver desactivada. O número total de faixas será adicionado se a opção de marcação correspondente estiver activa, o que poderá ser usado para definir o total de todas as faixas seleccionadas. Se só for desejada a formatação dos números existentes, esta opção de marcação também tem de ser desactivada.

FerramentasFiltrar...

O filtro poderá ser usado para mostrar apenas os ficheiros que correspondem a determinados critérios. Isto é útil se quiser organizar uma colecção grande e só editar os ficheiros que não estejam no esquema desejado. A expressão que define quais os valores a apresentar usa os mesmos códigos de formato que são usados no formato dos nomes de ficheiros, na importação e na exportação.

  • %s %{title} Título (Música)

  • %a %{artist} Artista

  • %l %{album} Álbum

  • %c %{comment} Comentário

  • %y %{year} Ano

  • %t %{track} Faixa (p.ex. 01)

  • %t %{track.n} Faixa com o tamanho do campo 'n' (p.ex. 001 para %{track.3})

  • %T %{tracknumber} Faixa (sem os zeros iniciais, p.ex. 1)

  • %g %{genre} Género

  • %f %{file} Nome do ficheiro

  • %p %{filepath} Localização absoluta do ficheiro

  • %e %{extension} Extensão do ficheiro

  • %O %{tag1} O formato da marca 1 (ID3v1.1 ou vazio se inexistente)

  • %o %{tag2} O formato da marca 2 (ID3v2.3.0, ID3v2.4.0, ID3v2.2.0, ID3v2.2.1, Vorbis, APE, MP4, ASF ou vazio se inexistente)

  • %b %{bitrate} Taxa de dados em kbit/s

  • %v %{vbr} VBR ou vazio (apenas para o ID3v2.3 com a id3lib)

  • %r %{samplerate} Taxa de amostragem em Hz

  • %m %{mode} Modo do canal (Estéreo ou Estéreo Conjunto)

  • %h %{channels} Número de canais (1 ou 2)

  • %k %{codec} Codificador (p.ex. MPEG 1 Nível 3, MP4, Ogg Vorbis, FLAC, MPC, APE, ASF, AIFF, WAV)

  • %w %{marked} Marcado; é igual a 1 se o ficheiro estiver marcado (p.ex. por estar truncado ou a violar a norma), sendo vazio em caso contrário

  • %1a %1{artist}, ... Use o prefixo 1 para obter os valores da marca 1

  • %2a %2{artist}, ... Use o prefixo 2 para obter os valores da marca 2

Estes códigos são substituídos pelos valores do ficheiro, sendo que os textos resultantes podem ser comparados com as seguintes operações:

  • t1 equals t2: verdadeiro se o t1 e o t2 forem iguais.

  • t1 contains t2: verdadeiro se o t1 conter o t2, i.e. o t2 for um sub-texto de t1.

  • t matches er: verdadeiro se o t corresponder à expressão regular er.

As expressões verdadeiras são substituídas por 1 e as falsas por 0. Os valores verdadeiros são representados como 1, true, on e yes, enquanto os valores falsos são por 0, false, off e no. As operações booleanas são o 'not', 'and' e 'or' (por esta ordem de precedência) e podem ser agrupadas com parêntesis.

Algumas regras de filtragem são predefinidas e podem servir de exemplos para as suas próprias expressões:

Tudo

Quando a lista de ficheiros estiver filtrada - isso aparece como "[filtrado]" no título da janela - e caso deseje mostrar todos os ficheiros de novo, a filtragem pode ser revertida com este filtro. Ela usa uma expressão vazia, mas um valor verdadeiro terá o mesmo efeito.

Inconsistência da Marca do Nome do Ficheiro

not (%{filepath} contains "%{artist} - %{album}/%{track} %{title}")

Testa de a localização do ficheiro está em conformidade com o formato de nomes de ficheiros. Esta regra é adaptada automaticamente se o formato do nome do ficheiro mudar.

Sem Marca 1

%{tag1} equals ""

Mostra apenas os ficheiros que não tiverem uma marca 1.

Sem Marca 2

%{tag2} equals ""

Mostra apenas os ficheiros que não tiverem uma marca 2.

Marca de ID3v2.3.0

%{tag2} equals "ID3v2.3.0"

Mostra apenas os ficheiros que tiverem uma marca de ID3v2.3.0.

Marca de ID3v2.4.0

%{tag2} equals "ID3v2.4.0"

Mostra apenas os ficheiros que tiverem uma marca de ID3v2.4.0.

Marca 1 != Marca 2

not (%1{title} equals %2{title} and %1{album} equals %2{album} and %1{artist} equals %2{artist} and %1{comment} equals %2{comment} and %1{year} equals %2{year} and %1{track} equals %2{track} and %1{genre} equals %2{genre})

Mostra os ficheiros com diferenças entre a marca 1 e a marca 2.

Marca 1 == Marca 2

%1{title} equals %2{title} and %1{album} equals %2{album} and %1{artist} equals %2{artist} and %1{comment} equals %2{comment} and %1{year} equals %2{year} and %1{track} equals %2{track} and %1{genre} equals %2{genre}

Mostra os ficheiros com a marca 1 e a marca 2 idênticas.

Incompleto

%{title} equals "" or %{artist} equals "" or %{album} equals "" or %{year} equals "" or %{tracknumber} equals "" or %{genre} equals ""

Mostra os ficheiros com valores vazios nas marcas-padrão (title, artist, album, date, track number, genre).

Sem Imagem

%{picture} equals ""

Mostra apenas os ficheiros que não tiverem uma imagem.

Marcado

not (%{marked} equals "")

Mostra apenas os ficheiros que estiverem marcados por violarem a norma ID3, estejam truncados ou a imagem for demasiado grande.

Filtro Personalizado

Para adicionar o seu próprio filtro, seleccione este item. Por exemplo, se quiser um filtro por artistas que comecem por "The", substitua o "Filtro Personalizado" pelo nome "Bandas 'The'" e carregue em Enter. Depois indique a seguinte expressão no campo de texto:

%{artist} matches "The.*"

Depois carregue em Gravar a Configuração. Carregue em Aplicar para filtrar os ficheiros. Todos os ficheiros processados são apresentados no campo de texto, com um "+" para as correspondências ao filtro e um "-" para os outros. Quando terminar só os ficheiros com um artista que comece por "The" são apresentados, assim como o título da janela fica marcada como "[filtrado]".

FerramentasConverter o ID3v2.3 para ID3v2.4

Se existirem algumas marcas de ID3v2.3 nos ficheiros seleccionados, as mesmas serão convertidas para marcas de ID3v2.4. Os pacotes que não forem suportados pela TagLib serão descartados. Só os ficheiros sem modificações por gravar é que serão convertidos.

FerramentasConverter o ID3v2.4 para ID3v2.3

Se existirem algumas marcas de ID3v2.4 nos ficheiros seleccionados, as mesmas serão convertidas para marcas de ID3v2.3. Os pacotes que não forem suportados pela TagLib serão descartados. Só os ficheiros sem modificações por gravar é que serão convertidos.

FerramentasReproduzir

Isto abre uma barra de ferramentas simples para tocar ficheiros de áudio. Contém botões para as operações básicas (Reproduzir/Pausa, Parar a reprodução, Faixa Anterior, Faixa Seguinte, Fechar), barras de posição e de volume e um mostrador da posição actual. Se tiver seleccionado vários ficheiros, as faixas seleccionadas serão reproduzidas, caso contrário serão reproduzidos todos os ficheiros.