O Menu Configuração

ConfiguraçãoMostrar a Barra de Ferramentas

Activa/desactiva a apresentação da barra de ferramentas.

ConfiguraçãoMostrar a Barra de Estado

Comuta a apresentação da barra de estado, que mostra as acções mais longas como a abertura ou gravação de uma dada pasta.

ConfiguraçãoMostrar a Imagem

Comuta a apresentação da imagem de antevisão das capas do álbum.

ConfiguraçãoAuto-Esconder as Marcas

As marcas vazias ficam automaticamente escondidas se esta opção estiver activa. As secções Ficheiro, Marca 1 e Marca 2 poderão ser fechadas e expandidas manualmente se carregar nos botões -/+ respectivos.

ConfiguraçãoConfigurar as Teclas de Atalho...

Abre uma janela para atribuir atalhos de teclado à maior parte das funções do programa. Existem até funções sem menu ou botão disponível, p.ex. ficheiro seguinte, ficheiro anterior, seleccionar tudo.

ConfiguraçãoConfigurar o Kid3...

Abre a janela de configuração, que consiste nas páginas das marcas, ficheiros, acções do utilizador e configuração da rede.

As opções específicas das marcas poderão ser encontradas na página Marcas, que por sua vez está dividida em quatro páginas para a Marca 1, Marca 2, Marca 3 e Todas as Marcas.

Se a opção Marcar os campos truncados estiver assinalada, os campos de ID3v1.1 truncados ficarão marcados a vermelho. Os campos de texto das marcas ID3v1.1 só poderão ter 30 caracteres, assim como o comentário só poderá ter 28 caracteres. Do mesmo modo, o género e os números de faixas são restritos, pelo que os campos poderão ficar truncados quando forem importados ou transferidos a partir do ID3v2. Os campos truncados e o nome do ficheiro ficarão marcados a vermelho, sendo que a marca será removida após editar o campo.

Com a Codificação do texto para o ID3v1, é possível definir o conjunto de caracteres usado nas marcas ID3v1. Esta codificação é supostamente a ISO-8859-1, pelo que se recomenda manter este valor predefinido. Contudo, existem marcas com codificações diferentes, pelo que a mesma pode ser definida aqui e as marcas ID3v1 possam então ser copiadas para o ID3v2, que suporta o Unicode.

A opção de marcação Usar o formato faixa/número total de faixas controla se o campo do número da faixa das marcas ID3v2 contém apenas o número da faixa ou também o número total de faixas na pasta.

Quando estiver assinalada a opção Género como texto em vez de texto numérico, todos os géneros do ID3v2 serão guardados como uma sequência de texto, mesmo que exista um código correspondente para os géneros de ID3v1. Se esta opção não estiver activa, os géneros para os quais exista um código de ID3v1 são guardados como o número de código do género (entre parêntesis para o ID3v2.3). Como tal, o género Metal está guardado como "Metal" ou "(9)", dependendo desta opção. Os géneros que não constem na lista de géneros ID3v1 são sempre guardados como uma sequência de texto. O objectivo desta opção é melhorar a compatibilidade com os dispositivos que não interpretam correctamente os códigos de géneros.

Quando a opção Ficheiros WAV com bloco de ID3 em minúsculas estiver assinalada, o bloco de RIFF usado para guardar as marcas ID3v2 nos ficheiros WAV terá o nome "id3 " em vez de "ID3 ". Por omissão, o Kid3 e outras aplicações que usam a TagLib aceitam tanto a versão em maiúsculas como em minúsculas ao ler os ficheiros WAV, mas irão usar a versão "ID3 " quando gravar as marcas ID3v2 nos ficheiros WAV. Dado que existem outras aplicações que só aceitam a versão "id3 " (p.ex. JRiver Media Center e foobar2000), esta opção poderá ser usada para criar marcas que possam ser lidas por essas aplicações.

Quando a opção Marcar as violações da norma estiver assinalada, os campos de ID3v2 que violem os padrões serão marcados a vermelho. Os detalhes sobre a violação aparecerão numa dica:

  • Deve ser único

  • Não é permitida uma mudança de linha

  • Não é permitido o retorno de linha

  • O dono não pode estar em branco

  • Deve ser numérico

  • Deve ser numérico ou número/total

  • O formato é DDMM

  • O formato é HHMM

  • O formato é AAAA

  • Deve começar por um ano e um espaço

  • Deve ser uma data/hora no formato ISO 8601

  • Deve ser uma nota musical, 3 caracteres, A-G, b, #, m, o

  • Deve ser um código de língua ISO 639-2, 3 caracteres minúsculos

  • Deve ser um código ISRC de 12 caracteres

  • Deve ser uma lista de textos separados por '|'

  • Tem espaços em excesso

Os documentos da norma ID3 estão disponíveis 'online':

A Codificação do texto define a codificação predefinida usada para os pacotes ID3v2 e poderá ser configurada como ISO-8859-1, UTF16 ou UTF8. O UTF8 não é válido para os pacotes ID3v2.3.0; se estiver configurado, será usado em alternativa o UTF16. Para os pacotes de ID3v2.4.0, todas as três codificações são permitidas.

A Versão usada para as marcas novas determina se as marcas ID3v2 novas são criadas na versão 2.3.0 ou 2.4.0.

Os Algarismos do número de faixa é o número de algarismos nos campos do Número de Faixa. Os zeros iniciais são usados para preencher. Por exemplo, com um valor igual a 2, o número de faixa 5 fica igual a "05".

A lista Nome do campo de comentário só é relevante para os ficheiros Ogg/Vorbis e FLAC e define o nome do campo que é usado para os comentários. As diferentes aplicações parecem usar nomes diferentes, sendo por exemplo usado no XMMS o "COMMENT", enquanto o Amarok usa o "DESCRIPTION".

O formato das imagens nos ficheiros Ogg/Vorbis é determinado pelo campo Nome do campo de imagem, o qual poderá ser igual a "METADATA_BLOCK_PICTURE" ou "COVERART". O primeiro faz parte da norma oficial e usa o mesmo formato que as imagens nas marcas FLAC. O COVERART é uma forma mais antiga e não oficial de incluir imagens nos comentários do Vorbis. Pode ser usado por compatibilidade com os leitores antigos.

Se a opção Marcar se maior que (bytes) estiver activada, os ficheiros que contêm imagens de capa incorporadas que ultrapassem o tamanho indicado em 'bytes' ficarão marcados a vermelho. Isto pode ser usado para descobrir os ficheiros que têm imagens demasiado grandes e que, por isso, possam não ser aceites por algumas aplicações e leitores. O valor por omissão é de 131072 bytes (128 KB).

Os Géneros Personalizados poderão ser usados para definir géneros que não estejam disponíveis na lista de géneros-padrão, p.ex. "Gothic Metal". Esses géneros personalizados irão aparecer na lista Género da Marca 2. Para as marcas ID3v1.1, só poderão ser usados os géneros predefinidos.

A lista de géneros personalizados também poderá ser usada para reduzir o número de géneros disponíveis na lista Género aos que são tipicamente usados. Se a sua colecção consistir principalmente em músicas dos géneros Metal, Gothic Metal, Ancient e Hard Rock, poderá inserir esses géneros e marcar a opção Mostrar apenas os géneros personalizados. A lista Género da Marca 2 só irá conter esses quatro géneros e não terá de pesquisar pela lista completa de géneros deles. Neste exemplo, só irá aparecer Metal e Hard Rock na lista de géneros da marca 1, dado que esses itens de géneros personalizados ainda são géneros-padrão. Se a opção Mostrar apenas os géneros personalizados não estiver activa, os géneros personalizados poderão ser encontrados no fim da lista de géneros.

Nos Pacotes Personalizados, poderá definir até oito nomes de pacotes personalizados, os quais poderão então ser usados como pacotes unificados - por exemplo, como pacotes de acesso rápido.

Os Pacotes de Acesso Rápido definem quais os tipos de pacotes que ficam sempre visíveis na secção da Marca 2. Esses pacotes poderão então ser adicionados sem usar primeiro o botão Adicionar. A ordem desses pacotes de acesso rápido poderá ser alterada se arrastar os itens respectivos.

A lista Nome do campo de número de faixa só relevante para o RIFF INFO e define o nome do campo usado para os números de faixas. Os números de faixa não fazem parte da norma RIFF original, sendo que existem aplicações que usam o "ITRK" e outras o "IPRT".

O Formato das Marcas contém opções para o formato das marcas. Quando a opção Aplicar automaticamente o formato estiver assinalada, a configuração do formato é usada automaticamente ao editar o texto nos campos de edição. A Validação activa algumas validações nos controlos com os valores da faixa/total e data/hora. A Conversão de capitalização pode ser configurada como Sem alterações, Tudo em minúsculas, Tudo em maiúsculas, Primeira letra maiúscula ou Todas as primeiras letras maiúsculas. Para usar uma conversão com suporte regional entre maiúsculas e minúsculas, poderá seleccionar uma região na lista abaixo. A lista de substituições de textos poderá ser configuradas com associações de texto arbitrárias. Para adicionar uma nova associação, seleccione a célula De de uma linha e introduza o texto a substituir, indo depois à coluna Para e indicando o texto de substituição. Quando o texto a substituir começar por uma barra ("/"), é usada uma expressão regular. Para as expressões regulares que tiverem grupos de captura, as ocorrências de \1, \2, ... no campo Para são substituídas pelo texto capturado no grupo de captura correspondente. Para remover uma associação, configure a célula de como um valor vazio (p.ex. escrevendo um espaço e depois apagando-o). A inserção e remoção de linhas também é possível com o menu de contexto que aparece quando carregar no botão direito do rato. A substituição só fica activa se a opção de marcação Substituição de texto estiver assinalada.

A tabela na Classificação contém a associação das classificações com estrelas aos valores efectivos que são guardados na marca. Os pacotes com informação de classificação aparecem na linha Classificação da lista de pacotes. Para esses pacotes, a classificação poderá ser definida se indicar um número de estrelas até cinco. Os diferentes formatos de marcas e diferentes aplicações usam diferentes valores para associar a classificação por estrelas ao valor guardado na marca. Para mostrar o número correcto de estrelas, o Kid3 irá procurar por um mapa nesta tabela. A chave para procurar nesse mapa é o nome do pacote, como por exemplo "RATING" se for usado nos comentários do Vorbis ou "IRTD" para o INFO do RIFF. Para as marcas de ID3v2, é usada uma chave composta que consiste no ID do pacote "POPM" da Medicação de Popularidade e no seu campo "E-mail", separados por um ponto. Como tal, existem diferentes chaves para o ID3v2, p.ex. "POPM.Windows Media Player 9 Series" para a associação usadas pelo Windows Media Player e pelo Explorer, ou simplesmente "POPM" para os pacotes POPM com um campo de "E-mail" vazio. Dado que poderão existir vários itens para o "POPM", a sua ordem é importante. Quando o Kid3 adiciona um novo pacote de Medição de Popularidade, irá usar o primeiro item "POPM" para determinar o valor a ser gravado no campo "E-mail". Este valor irá então definir a associação a usar para as classificações por estrelas. É usado o primeiro item também se não for encontradas nenhuma chave, sendo assim o item predefinido.

Para além da coluna Nome que contém as chaves, a tabela tem colunas da 1 até à 5 para os valores a guardar quando é atribuído o número correspondente de estrelas. De igual forma, os valores determinam o número de estrelas que são apresentadas para o valor guardado no pacote. Por exemplo, a linha na tabela abaixo contém os valores 1, 64, 128, 196, 255. Os limites para apresentar os números de estrelas situam-se entre estes valores e são compatíveis com que o Windows® Explorer usa.

Tabela 3.2. Elemento na Tabela de Classificação

Nome12345
POPM164128196255
Intervalo1-3132-9596-159160-223224-255

Na página Ficheiros, a opção Carregar os últimos ficheiros abertos poderá ser assinalada para que o Kid3 abra e seleccione o último ficheiro seleccionado quando for iniciado da próxima vez. A opção Preservar a data do ficheiro pode ser assinalada para preservar a data de modificação do ficheiro. O Nome do ficheiro da capa define o nome que é sugerido quando uma imagem incorporada for exportada para um ficheiro. Com a opção Codificação de texto (Exportar, Lista de Reprodução), poderá definir a codificação usada para gravar os ficheiros. O valor predefinido Sistema poderá ser alterado por exemplo se as listas de reprodução tiverem de ser usadas num dispositivo diferente.

Se a opção Marcar as modificações estiver activa, os campos alterados estão marcados com um fundo da legenda em cinzento claro.

A secção Lista de Ficheiros define quais os ficheiros que aparecem na lista de ficheiros. Poderá usar um Filtro para restringir os itens nesta lista para os ficheiros com as extensões suportadas. Para indicar de forma explícita quais as pastas a apresentar na lista de ficheiros ou para excluir certas pastas, poderá usar as opções Incluir as pastas e Excluir as pastas. Poderão contém caracteres especiais, como por exemplo */Música/* para incluir apenas a pasta Música ou */iTunes/* para excluir a pasta do iTunes da lista de ficheiros. Se tiver de usar várias expressões deste tipo, as mesmas poderão ser separadas por espaços ou pontos-e-vírgulas.

Os botões Nome do ficheiro a partir da marca e Marca a partir do nome do ficheiro na secção Formato abrem janelas para editar os formatos que ficam disponíveis na lista Formato (com setas para cima e para baixo), as quais poderão ser encontradas na secção Ficheiro da janela principal.

O botão da Lista de Reprodução pode ser usado para editar os formatos de nomes dos ficheiros disponíveis na janela para Criar uma Lista de Reprodução.

O Formato dos Nomes de Ficheiros contém opções para o formato dos nomes dos ficheiros. Estão disponíveis as mesmas opções que no Formato das Marcas.

Adicionalmente, poderá definir o Tamanho máximo para os nomes dos ficheiros. A maioria dos sistemas de ficheiros modernos têm um limite de 255 caracteres, mas se quiser gravar os ficheiros em CD's, deverá configurar o limite como 64. Se assinalar a opção Usar para os nomes das listas de reprodução e pastas, o formato do nome do ficheiro também é usado na criação das listas de reprodução e ao mudar os nomes das pastas.

A página de Acções do Utilizador contém uma tabela com os comandos que estão disponíveis no menu de contexto da lista de ficheiros. Para as operações críticas, como a remoção de ficheiros, aconselha-se que marque o Confirmar para apresentar uma janela de confirmação antes de executar o comando. O Resultado pode ficar marcado para ver o resultado escrito pelos comandos da consola (no 'standard output' e 'standard error'). O Nome é o nome apresentado no menu de contexto. O Comando é a linha de comandos a executar. Os argumentos podem ser passados com os seguintes códigos:

  • %F %{files} Localizações dos ficheiros (uma lista se estiverem vários ficheiros seleccionados)

  • %f %{file} Localização de um único ficheiro individual

  • %uF %{urls} URLs (uma lista se estiverem vários ficheiros seleccionados)

  • %uf %{url} URL de um único ficheiro individual

  • %d %{directory} Pasta

  • %s %{title} Título (Música)

  • %a %{artist} Artista

  • %l %{album} Álbum

  • %c %{comment} Comentário

  • %y %{year} Ano

  • %t %{track} Faixa (p.ex. 01)

  • %t %{track.n} Faixa com o tamanho do campo 'n' (p.ex. 001 para %{track.3})

  • %T %{tracknumber} Faixa (sem os zeros iniciais, p.ex. 1)

  • %g %{genre} Género

  • %b %{browser} Comando para iniciar o navegador Web

  • %q %{qmlpath} Pasta de base dos ficheiros QML fornecidos

O código especial @separator pode ser configurado como um comando para inserir um separador no menu de contexto das acções do utilizador. Poderá colocar os itens de menu num submenu se os rodear com comandos @beginmenu e @endmenu. O nome do submenu é determinado pela coluna Nome do comando @beginmenu.

Para executar os programas em QML, o @qml é usado como um nome de comando. A localização do programa em QML é passada como um parâmetro. Os programas existentes poderão ser encontrados na pasta %{qmlpath}/script/ (no Linux® é tipicamente a /usr/share/kid3/qml/script/, no Windows a qml/script/ dentro da pasta de instalação e no macOS® na pasta da aplicação kid3.app/Contents/Resources/qml/script/). Poderá guardar os programas personalizados em qualquer pasta. Se o código QML usar componentes GUI, o @qmlview deverá ser usado em vez do @qml. Os parâmetros adicionais são passados ao programa em QML, onde ficarão disponíveis através da função getArguments(). Poderá ter uma visão geral de algumas funções e propriedades que estão disponíveis no apêndice da Interface de QML.

O comando que será introduzido com o %{browser} pode ser definido no campo de texto Navegador Web acima. Os comandos que comecem por %{browser} podem ser usados para obter informações acerca dos ficheiros de áudio na Web; por exemplo

%{browser} http://lyricwiki.org/%u{artist}:%u{title}

irá pesquisar pelas letras da música actual no LyricWiki. O "u" em %u{artist} e %u{title} é usado para codificar como URL os dados do artista %{artist} e da música %{title}. É fácil definir as suas próprias pesquisas da mesma forma, p.ex. uma pesquisa por imagens no Google:

%{browser} http://images.google.com/images?q=%u{artist}%20%u{album}

Para adicionar as imagens das capas dos álbuns à marca 2, poderá procurar por imagens no Google ou na Amazon com os comandos descritos acima. A imagem poderá ser adicionada à marca por arrastamento. Também poderá adicionar uma imagem com o botão Adicionar, seleccionando depois o pacote da Imagem e importar um ficheiro de imagem ou colá-lo a partir da área de transferência. Os pacotes de imagens são suportados nas marcas de ID3v2, MP4, FLAC, Ogg e ASF.

Para adicionar e remover itens da tabela, poderá usar um menu de contexto.

A página Rede contém apenas um campo para inserir o endereço do 'proxy' e, opcionalmente, o porto separados por dois-pontos. O 'proxy' será usado ao importar os dados a partir de um servidor na Internet quando a opção estiver assinalada.

Na página de Plugins, poderá activar ou desactivar os 'plugins' disponíveis. Os mesmos estão separados em duas secções. A lista 'Plugins' de Meta-Dados & Prioridade contém os 'plugins' que suportam os formatos de ficheiros de áudio. A ordem dos 'plugins' é importante porque são avaliados de cima para baixo. Alguns dos formatos são suportados por vários 'plugins', pelo que os ficheiros serão abertos com o primeiro 'plugin' com suporte para os mesmos. O TaglibMetadata tem suporte para a maioria dos formatos, sendo que irá abrir a maior parte dos ficheiros, caso esteja no topo da lista. Se quiser usar um 'plugin' diferente para um formato de ficheiros, certifique-se que aparece antes do 'plugin' TaglibMetadata. Os detalhes sobre os 'plugins' de meta-dados, bem como o motivo pelo qual os poderá querer usar em vez da TagLib, estão enumerados em baixo.

  • Id3libMetadata: Usa o id3lib para as marcas ID3v1.1 e ID3v2.3 nos ficheiros MP3, MP2, AAC. Suporta mais alguns tipos de pacotes que a TagLib.

  • OggFlacMetadata: Usa a libogg, a libvorbis, libvorbisfile para os ficheiros Ogg e adicionalmente a libFLAC++ e a libFLAC para os ficheiros FLAC. Estas são as bibliotecas oficiais para estes formatos.

  • TaglibMetadata: Usa a TagLib que suporta um conjunto de formatos de ficheiros de áudio. Pode ser usado para todos os ficheiros de áudio suportados pelo Kid3.

  • Mp4v2Metadata: o mp4v2 foi usado originalmente pelo Kid3 para suportar os ficheiros M4A. Pode ser usado em caso de problemas com o suporte de M4A na TagLib.

A secção de 'Plugins' Disponíveis apresenta os restantes 'plugins'. A sua ordem não é relevante, mas poderão ser activados ou desactivados com as opções de marcação.

  • AmazonImport: Usado na função Importar da Amazon....

  • DiscogsImport: Usado na função Importar da Discogs....

  • FreedbImport: Usado na função Importar da gnudb.org....

  • MusicBrainzImport: Usado na função Importar da Versão do MusicBrainz....

  • AcoustidImport: Usado para a função Importar da Impressão Digital do MusicBrainz.... que depende das bibliotecas Chromaprint e libav.

Os 'plugins' que estiverem desactivados não serão carregados. Isto poderá ser usado para optimizar a utilização dos recursos e o tempo de arranque. A configuração nesta página só fará efeito após reiniciar o Kid3.