Capítulo 6. Apêndice A. Introdução às Bases de Dados

O Que é uma Base de Dados?

Poderá definir uma base de dados com uma colecção de dados sobre um tópico. Está organizada de forma a permitir escolher facilmente a informação, fazer alterações ou adicionar itens novos.

Veja este diagrama para um dos exemplos acima: uma agenda simples.

A imagem acima mostra um conjunto de dois contactos, sendo cada um deles apresentado num cartão em separado. Parece que cada um dos cartões poderá constituir uma linha única numa tabela:

Tabela 6.1. Tabela de contactos

NomeNúm. Tel.

699 23 43 12

Pedro

711 19 77 21


Termos e definições: Dados simples que constituem uma parte de uma colecção maior poderão ser chamadas de linhas ou, mais profissionalmente, de registo. A colecção é normalmente chamada de tabela. Para além disso, o nome mais natural para a tabela é um que descreva os dados que oferece/guarda, que é Contactos. Depois, cada linha da tabela consiste em colunas, normalmente chamadas de campos. Na tabela Contactos, existem duas colunas (campos): Nome e No. Tel.

Para utilizações simples, uma única tabela poderá compor uma base de dados. Muitas pessoas consideram estes dois conceitos equivalentes. Como poderá ver, as bases de dados reais irão necessitar de mais que uma tabela.

Em resumo, já tem uma base de dados simples com uma tabela chamada Contactos.