'Software' de Criação da Base de Dados

Até agora, ainda não aprendeu as características das bases de dados sem entrar em grandes pormenores sobre as aplicações específicas que os desenharam.

As primeiras bases de dados que foram criadas em conjunto com os grandes servidores nos anos 60, isto é, o IBM System/360. Esta não era a altura dos PCs, como tal, essas bases de dados necessitavam de pessoal altamente especializado. Ainda que o 'hardware' dos computadores antigos fosse pouco fiável, fosse extremamente mais lento e tivesse menos capacidade de armazenamento, uma das funcionalidades de bases de dados ainda continua atraente: o acesso aos dados por vários utilizadores na rede.

Nos anos 70, os cientistas formaram a teoria das bases de dados relacionais (termos como: tabela, registo, coluna (campo) e relações, entre outros). Na base desta teoria, foram criadas as bases de dados IBM DB2 e Oracle, que têm vindo a ser desenvolvidas e usadas até aos dias de hoje. No fim dos anos 70, foram construídos os primeiros PC's. Os seus utilizadores poderia passar a usar (gradualmente) diversos tipos de aplicações, incluindo os de construção de bases de dados.

No que respeita às grandes bases de dados nas empresas, a situação não mudou: elas continuam a necessitar de computadores poderosos ou complexos computacionais chamados de 'clusters'. Isto vai, contudo, para além do tópico deste manual.

Na área das bases de dados acessíveis, com interfaces gráficas de utilizador para PC's, poderá escolher entre as seguintes:

  • DBase - uma ferramenta de gestão de bases de dados para o DOS, bastante conhecida nos anos 80. Os ficheiros no formato DBase ainda são usados em alguns casos específicos, devido à sua simplicidade.

  • FoxPro - uma aplicação semelhante ao DBase (início dos anos 90). Depois de ser adquirida pela Microsoft, foram introduzidas as interfaces gráficas e, como tal, é usada para criar bases de dados nos PC's. Este produto ainda continua a ser oferecido, ainda que pareça um pouco obsoleto.

  • Microsoft Access - uma aplicação para bases de dados (dados e desenho gráfico da interface) com muitas simplificações, o que o torna adequado para principiantes; foi desenhada no fim dos anos 80, baseada na arquitectura de 16 bits. Os produtos oferecidos ainda são usados nos dias de hoje, especialmente nas empresas pequenas, onde a eficiência e os requisitos multi-utilizador não são muito importantes.

  • FileMaker - uma aplicação conhecida, semelhante ao MS Access na simplicidade, que funciona nas plataformas Windows e Macintosh, e que é oferecida desde 1985.

  • Kexi - uma aplicação multi-plataforma (UNIX®/Linux®, Windows, Mac® OS X), desenhada em 2003, desenvolvida com base nos princípios do OpenSource, parte d comunidade global do KDE, que entre outras coisas oferece um ambiente gráfico para os sistemas UNIX®/Linux®. Um contribuinte importante para o desenvolvimento do Kexi foi a companhia OpenOffice Polónia.