Capítulo 3. Detalhes do Tellico

Tipos de Campos

Cada coleção poderá ter um número ilimitado de campos. O Tellico suporta onze tipos de campos, os quais permitem gamas de dados diferentes.

Texto simples

O tipo de campo mais básico é o Texto Simples. Não são colocadas restrições sobre os valores do campo e o elemento de inserção de dados é um campo de texto normal. Este tipo é apropriado para os campos que supostamente não terão dados muito extensos, como o autor ou o gênero.

Número

O tipo Número é idêntico ao Texto Simples, excetuando que os dados estão restritos a serem numéricos. Os itens serão ordenados de forma numérica na área das colunas, caso seja clicada a coluna de um campo Número. O campo de edição, em conjunto com pequenas setas para aumentar ou diminuir o valor, é usado para a inserção de dados. Não é aplicada nenhuma formatação.

URL

O tipo URL permite ter referências para outros documentos, usando as associações-padrão de tipos de arquivos do KDE para abrir os documentos referenciados. Não é feita nenhuma validação sobre o valor atual de um campo URL, mas as referências inválidas não são abertas. A inserção de dados é feita através de um campo de texto com um botão para abrir a janela normal da opção 'Arquivo'->'Abrir', se bem que você poderá usar qualquer URL. Os URLs relativos são interpretados em relação à localização do arquivo de dados, uma vez estando ela salva.

No Editor de Itens, a legenda torna-se a hiperligação, enquanto na Área de Itens é usada uma hiperligação de fato. Este tipo de dados é conveniente para referenciar arquivos PDF de elementos bibliográficos ou para resenhas de filmes, por exemplo. Não é aplicada nenhuma formatação.

Você poderá usar também URLs relativas. Eles são interpretados em relação à localização do arquivo de dados do Tellico. No Editor de Itens, o campo de texto oferece o completamento automático para as localizações de arquivos locais. Se você quiser que a URL da Janela de Seleção de Arquivos do KDE seja interpretada em relação à localização do documento, então deverá definir a propriedade estendida do campo URL como relative : true.

Parágrafo

Para os campos de texto mais extensos, o tipo Parágrafo oferece uma área de texto mais alargada, correspondente a uma categoria própria. O campo Parágrafo não poderá ter vários valores, nem é formatado automaticamente. Não poderá ser usado para agrupamentos. Os resumos, descrições ou resenhas deverão ser inseridos com este tipo de dados.

Escolha

Quando um campo tiver que ser limitado a alguns valores predefinidos, é usado um campo de Escolha. Os valores aceitáveis são apresentados numa lista para posterior seleção. Obviamente, não são aplicáveis vários valores. Os campos como os tipos bibliográficos ou as classificações pessoais são campos do tipo Escolha.

Você deverá usar ponto e vírgula (;) para separar os valores permitidos.

Opção

Para os campos que aceitam um valor 'sim' ou 'não', está disponível o campo Opção [de marcação]. Por padrão, o campo está desligado. Os campos Opção não são formatados e estão limitados a valores simples. Internamente, os valores dos campos são armazenados como valores true (verdadeiro) ou false (falso). Alguns exemplos são 'presente' ou 'emprestado'.

Data

Um campo de Data poderá incluir um dia, um mês e um ano. A data é apresentada segundo o formato-padrão AAAA-MM-DD, o qual permite uma ordenação simples. A janela normal de Seleção de Datas do KDE poderá ser usada para escolher a data com o mouse, assim como poderá ser inserida diretamente. O campo não é obrigatório ter o ano, o mês e o dia todos preenchidos; você poderá preencher apenas o ano, por exemplo. Não são permitidos valores múltiplos.

Tabela

Os campos Tabela contém uma ou mais colunas de valores. No Editor de Itens, o campo é apresentado com uma vista semelhante a uma planilha, com linhas numeradas. Quando for selecionada a última linha, é adicionada uma nova. O completamento automático não está disponível. Este campo é útil para uma lista de capítulos de um livro, as cenas de um filme ou as músicas de um álbum. Os campos Tabela são sempre uma categoria por si só.

O número de colunas, até um máximo de dez, é definido ao adicionar uma propriedade columns à definição do campo. As colunas poderão ser legendadas se clicar com o botão direito no cabeçalho, ou definindo uma propriedade do campo chamada column1, etc.

Ao usar o Editor de Itens para os campos Tabela, você poderá reorganizar as linhas, arrastando o mouse enquanto pressiona a tecla Ctrl. Está disponível também um menu de contexto se clicar com o botão direito na tabela, o que permitirá inserir ou remover linhas.

Imagem

Os campos Imagem guardam uma imagem em qualquer formato suportado pelo KDE. Alguns dos formato típicos incluem o PNG ou o JPEG. A imagem poderá ser salva dentro do arquivo de dados do Tellico propriamente dito ou na pasta de dados da aplicação. O Seletor de Arquivos do KDE pode ser usado tanto para uma URL qualquer ou para um arquivo local. As imagens poderão ser arrastadas a partir de um gerenciador de arquivos ou um navegador.

Classificação

Os campos de Classificação mostram um número de estrelas que representam uma classificação numérica para um item. Por padrão, a classificação pode ter como valor máximo o 5. Você pode contudo definir o valor mínimo e máximo se definir as propriedades minimum e maximum na definição do campo na Janela dos Campos da Coleção.

Campos de Valores Derivados

Os campos com valores derivados são um caso especial. O tipo de campo corresponde ao tipo típico do valor contido no campo, se bem que o valor do campo é construído a partir dos valores de outros campos, usando um texto de formato na descrição do campo. Por exemplo, se um campo tiver um valor de modelo igual a %{título} %{ano}, então o valor do campo será o título, seguido do ano. Esse tipo de campo é usado, por exemplo, para o título das coleções de moedas, selos, cartões e vinhos. Tanto o nome interno do campo como o seu título poderão ser usados na descrição para a formatação.

Para selecionar apenas um único valor para um campo de múltiplos valores adicione um índice de posição ao modelo, como por exemplo %{autor:1} para o primeiro autor. A posição poderá ser negativa, onde nesse caso irá contar a partir do fim, assim o %{autor:-1} seria o último autor. Você poderá usar valores em maiúsculas e minúsculas ao definir as opções do modelo, como por exemplo %{autor:1/l} para o primeiro autor em minúsculas e %{autor:1/u} para maiúsculas.