Tipos de Coleções

O Tellico suporta doze tipos de coleções específicos por padrão: livros, itens bibliográficos, quadrinhos, vídeos, músicas, jogos de computador, cartas para troca, moedas, selos, vinhos, jogos de tabuleiro e catálogos de arquivos. Além disso, está disponível um modelo genérico de coleções para quaisquer outros itens de coleção. As coleções padrão só existem para incluir um conjunto geral de campos. Você poderá adicionar, modificar ou apagar os campos de acordo com as suas necessidades. O único requisito é que uma coleção deverá ter sempre um campo de Título, para que a Área de Grupos funcione corretamente. Para alguns tipos de coleção, esse é apenas um campo de valor derivado que combina dois ou mais dos outros campos.

De um modo geral, não existe nenhuma diferença funcional entre os tipos de coleções. Você poderá criar uma coleção personalizada para os seus livros de forma tão fácil como ao utilizar a coleção de livros padrão. Todavia, o Tellico escolhe os ícones com base no tipo de coleção, assim poderá existir alguma funcionalidade especializada que seja única para uma determinada coleção; por isso, se puder, use a versão padrão. Deste modo, se quiser criar uma coleção de vinhos, mas não gostar dos campos padrão, siga e crie uma coleção de vinhos padrão, apagando depois todas as predefinições. Deste modo, o Tellico continua sabendo que é uma coleção de vinhos.

Por padrão, todos os tipos de coleções incluem um campo ID, que mostra o número identificador do registro. Além disso, excetuando o catálogo de arquivos, cada coleção inclui campos que mostram a data em que o registro foi criado na coleção, bem como o último momento em que foi modificado.

Coleções de Livros

As coleções de livros possuem 27 campos padrão: Título, Subtítulo, Autor, Encadernação, Data de Compra, Preço de Compra, Publicador, Edição, Ano de 'Copyright', Ano de Publicação, ISBN#, LCCN#, Páginas, Língua, Gênero, Palavras-chave, Série, Número de série, Condição, Assinado, Lido, Presente, Emprestado, Classificação, Capa Frontal, Resumo da Ação e Comentários.

O campo ISBN# é especial, uma vez que os números ISBN são formatados automaticamente e é calculado o dígito de verificação. O Tellico reconhece o campo ISBN se o seu nome interno de campo for isbn. Se apagá-lo, ou necessitar adicioná-lo a outro tipo de coleção, crie o campo com o título ISBN e aplique a alteração, para que possa depois regressar e modificar o título ao seu gosto. O Tellico cria o nome interno com base no título inicial, mas nunca o altera se o título for atualizado posteriormente.

Bibliografias

As bibliografias têm 25 campos padrão: Título, Tipo de Item, Autor, Chave do Bibtex, Título do Livro, Editor, Organização, Publicador, ISBN#, Endereço, Edição, Páginas, Ano, Jornal, Mês, Número, Modo de Publicação, Capítulo, Série, Número de Série, Volume, Referência Cruzada, Palavras-Chave, Resumo e Notas.

Ainda que as coleções bibliográficas não estejam ligadas especificamente ao bibtex, o conjunto padrão de campos é definido a partir um conjunto típico de campos do bibtex. Ao exportar para esse formato, é usada uma propriedade estendida chamada bibtex para definir o campo correspondente do 'bibtex' de cada campo. Se adicionar um campo extra a uma bibliografia e quiser exportá-la para o bibtex, certifique-se de que definiu a propriedade estendida bibtex.

O Tellico tem de fato algumas funções especializadas para bibliografias. Você pode adicionar, modificar ou apagar macros do texto do Bibtex dentro do Tellico; do mesmo modo, poderá expandir as macros na exportação para o Bibtex. As citações poderão ser enviadas para uma aplicação externa, como o LyX ou o Kile, usando o lyxpipe.

As coleções de livros poderão ser convertidas para bibliografias. São adicionados os campos padrão do 'bibtex', assim como são definidas as propriedades estendidas. Esta funcionalidade existe, a nível primário, para converter as coleções antigas, antes de o tipo 'bibliografia' ter sido dissociado da coleção de livros.

Coleções de Quadrinhos

As coleções de quadrinhos têm 23 campos padrão: Título, Subtítulo, Escritor, Artista, Série, Número, Publicador, Edição, Ano de Publicação, Páginas, País, Língua, Gênero, Palavras-chave, Condição, Data de compra, Preço de compra, Assinado, Presente, Emprestado, Capa frontal, Resumo da ação e Comentários.

Coleções de Vídeos

As coleções de vídeo têm 30 campos padrão: Título, Disco, Ano de Produção, Certificação, Gênero, Região, Nacionalidade, Formato, Elenco, Realizador, Produtor, Argumento, Compositor, Estúdio, Faixas de Línguas, Línguas das Legendas, Faixas de Áudio, Duração, Proporções, Panorâmico, Modo de Cor, Versão do Realizador, Resumo da Ação, Classificação Pessoal, Data de Compra, Preço de Compra, Presente, Emprestado, Capa e Comentários.

O campo do Elenco é uma tabela com duas colunas, em que o nome do ator se encontra na primeira coluna e a sua personagem na segunda. A Duração pretende ser em minutos, ainda que você possa mudar isso, obviamente.

Coleções de Músicas

As coleções de músicas têm 15 campos padrão: Título, Disco, Artista, Editor, Ano, Gênero, Faixas, Classificação, Data de Compra, Preço de Compra, Presente, Emprestado, Palavras-Chave, Capa e Comentários.

Coleções de Jogos

As coleções de jogos têm 16 campos padrão: Título, Plataforma, Gênero, Ano de Lançamento, Publicador, Desenvolvimento, Classificação do ESRB, Descrição, Classificação Pessoal, Completo, Data de Compra, Preço de Compra, Presente, Emprestado, Capa e Comentários.

Coleções de Cartas

As coleções de cartas para troca têm 17 campos padrões: Título, Jogador, Equipe, Marca, Número do Cartão, Ano, Série, Tipo de Cartão, Data de Compra, Preço de Compra, Localização, Presente, Palavras-Chave, Quantidade, Imagem Frontal, Imagem Traseira e Comentários.

Coleções de Moedas

As coleções de moedas têm 16 campos predefinidos: Título, Tipo, Denominação, Ano, Marca da Casa Emissora, País, Conjunto de Moedas, Classificação, Tipo de Classificação, Data de Compra, Preço de Compra, Localização, Presente, Face, Reverso e Comentários.

Coleções de Selos

As coleções de selos têm 18 campos padrões: Título, Descrição, Denominação, País, Ano de Emissão, Cor, Scott#, Classificação, Cancelado, Articulado, Centrado, Colado, Data de Compra, Preço de Compra, Localização, Presente, Imagem e Comentários.

Coleções de Vinhos

As coleções de vinhos têm 15 campos padrão: Título, Produtor, Apelação, Variedade, Tipo, País, Data de Compra, Preço de Compra, Localização, Quantidade, Bebido Por, Classificação, Presente, Etiqueta e Comentários.

Coleções de Jogos de Tabuleiro

As coleções de jogos de tabuleiro têm 15 campos padrão. Título, Gênero, Mecanismo, Ano de Lançamento, Publicador, Desenhador, Número de Jogadores, Tempo de Jogo, Idade Mínima, Descrição, Classificação, Ano de Compra, Preço de Compra, Presente, Emprestado, Capa e Comentários,

Catálogos de Arquivos

Os catálogos de arquivos têm 14 campos padrão: Nome, URL, Descrição, Volume, Pasta, Tipo MIME, Tamanho, Permissões, Dono, Grupo, Criado, Modificado, Metadados e Ícone,

Coleções Personalizadas

As coleções personalizadas têm um campo predefinido, o Título. Elas devem ser usadas quando o item colecionável não é um dos tipos padrão.