Uso Geral

A janela principal possui três áreas distintas, todas elas apresentando informações sobre a coleção de maneiras diferentes. A área primária é a Exibição em coluna no canto superior direito, onde você poderá ver o valor de todos os campos de cada item. Do lado esquerdo, as páginas contêm a Área de Grupos, que poderá ser usada para ordenar os itens por grupos numa estrutura em árvore, a Área de Filtros, que é usada para verificar os itens que correspondem a determinados critérios e a Área de Empréstimos, onde aparecem todos os empréstimos. Finalmente, a Área de Itens mostra uma vista formatada dos dados para um determinado item, ou então uma vista em ícones de um grupo de itens, no canto inferior direito.

A Janela Principal do Tellico

Exibição em coluna

Qualquer um dos campos nas coleções poderá ser apresentado na Exibição em coluna, ainda que o Parágrafo, a Imagem e a Tabela possam não ser muito úteis. Clicar com o botão direito no cabeçalho da janela, abrirá um menu para selecionar os campos visíveis. As colunas poderão ser dimensionadas e reordenadas de qualquer forma, sendo que a configuração será salva entre sessões.

Área de Grupos

A Área de Grupos agrupa os itens em árvore por qualquer campo que permita o agrupamento. O número de itens em cada grupo aparece após o nome do mesmo. Os grupos poderão ser expandidos ou recolhidos, se clicar na seta ou se fizer duplo-clique no item. A expansão e fecho de todos os grupos são opções no menu de contexto do botão direito do mouse. A árvore poderá ser ordenada pelo nome do grupo ou pela quantidade, clicando no cabeçalho. Um grupo também poderá ser usado como filtro na Exibição em coluna, se clicar com o botão direito no item do grupo.

Quando mais de um campo na coleção tiver a opção Formatar como nome ativada, será adicionado um novo grupo para combinar todos esses campos num único pseudo-grupo Pessoas.

Se um elemento não contiver um valor para o campo que é usado para formar os grupos, será colocado no grupo (Vazio), que usa uma pasta vermelha.

Área de Filtros

Se forem salvos alguns filtros para a coleção, a Área de Filtros fica ativa. À medida que for adicionando ou modificando os elementos, eles serão validados automaticamente pelos filtros e adicionados ou removidos, conforme o resultado. Você poderá modificar o filtro se fizer duplo-clique no item para abrir a Janela de Filtros. Se clicar com o botão direito, poderá apagá-los em conjunto.

A Área de Filtros

Área de Empréstimos

Assim que os elementos vão saindo por empréstimo ou aluguel, é adicionada a Área de Empréstimos à janela, para que esses item emprestados possam ser acompanhados. Os empréstimos são seguidos com base em cada elemento, assim se clicar com o botão direito num item, você pode modificar o empréstimo com a Janela de Empréstimos.

A Área de Empréstimos

Área de Itens

É visível uma representação dos valores do elemento na Área de Itens. Os modelos são usados para a formatação e todos os gráficos adicionais. Você poderá indicar modelos separados para cada tipo de coleção, na Janela de Configuração, em conjunto com tipos de fonte e cores personalizados.

Todos os modelos padrão respeitam a seleção das cores e tipos de fonte, mas poderão existir outros modelos personalizados que não o façam. Os modelos padrão também tornam os campos de URL ativos, o que irá abrir os itens com a associação de arquivos padrão do KDE. Ao exportar para HTML, é usado o modelo atual para exportar os arquivos individuais dos elementos.

Barra de status

A barra de status é usada para apresentar o que o Tellico está fazendo no momento. Inclui também a quantidade total de elementos na coleção e, se estiver sendo usado um filtro, quantos estão visíveis no momento.