Capítulo 2. Usando o Kompare

Começando

Esta seção fornece instruções para iniciar o Kompare e oferece um rápido passeio pela interface principal do Kompare.

Iniciando o Kompare

Um atalho para iniciar o Kompare poderá ser encontrado no menu de aplicativos, no grupo Desenvolvimento, em DesenvolvimentoKompare.

Quando o Kompare se inicia, a primeira coisa que faz é mostrar uma janela, na qual poderá selecionar os arquivos que deseja comparar. As opções especiais de propriedades do 'diff', bem como a aparência, poderão também ser aqui selecionadas. No formulário do arquivo, selecione a origem e o destino a comparar. Estes poderão ser dois arquivos, pastas ou um URL e um arquivo. Logo que a origem e o destino estejam selecionados, clique no botão Comparar.

Logo que o Kompare tenha descoberto as diferenças, ele irá mostrar a interface principal. Ao comparar dois arquivos, ou uma URL e um arquivo, o processo levará apenas alguns segundos. Contudo, ao comparar pastas com diversas subpastas e arquivos, este processo poderá levar mais tempo.

Para uma explicação das opções disponíveis do 'diff', bem como os formatos de aparência, veja a seção Capítulo 3, Configurando as Preferências.

A Janela Principal

Esta seção oferece um rápido passeio pela janela principal, composta pelas seguintes áreas:

  • Menus

  • Barra de Ferramentas

  • Pastas de Origem e Destino

  • Arquivos de Origem e Destino

  • Mudanças de Linha na Origem e no Destino

  • Área de Texto da Origem e do Destino

  • Barra de Estado

Menus

O Kompare oferece uma interface baseada em menus. Está disponível uma explicação para os itens do menu e as suas opções em Capítulo 4, Referência de comandos.

Barra de Ferramentas

A barra de ferramentas do Kompare oferece atalhos para as operações de diferenças e mesclagem usadas com maior frequência. A orientação da barra de ferramentas, a posição do texto, as propriedades do tamanho dos ícones e a visibilidade dos ícones de atalho poderão ser personalizadas no menu de contexto da barra de ferramentas, ao clicar com o botão direito do mouse na barra de ferramentas. O menu de contexto da barra de ferramentas também permite ocultar a barra de ferramentas. Se ela ficar oculta e você desejar torná-la visível novamente, selecione a opção do menu ConfiguraçõesMostrar a Barra de Ferramentas.

Pastas de Origem e Destino

A área das pastas de origem e destino mostram as pastas nas quais se encontram os arquivos comparados. Quando estiverem incluídas várias pastas na comparação, então a seleção de uma pasta irá mostrar o primeiro documento nessa pasta onde foi encontrada uma diferença entre a origem e o destino.

Arquivos de Origem e Destino

A área dos arquivos de origem e destino mostram os arquivos em que foram encontradas diferenças, tanto para a pasta de origem como a de destino. Quando uma determinada pasta tiver vários documentos com diferenças, serão apresentados todos os documentos com diferenças. O documento que estiver selecionado nesta área estará visível.

Mudanças de Linha na Origem e Destino

A área das mudanças de linhas da origem e destino resumem as diferenças encontradas entre os documentos de origem e de destino. Se selecionar um registro nessa área, irá realçar e selecionar a diferença. Esta é uma forma útil de navegar e inspecionar os documentos grandes com muitas diferenças.

Área de Origem e de Destino

A área de origem e destino é o espaço de trabalho principal do Kompare. O conteúdo e as diferenças realçadas, para o arquivo de origem e destino selecionado atualmente, aparecem aqui com os números de linha.

Área do Texto

A Área de Texto não aparece por padrão. Esta poderá ser aberta selecionando a opção ConfiguraçõesMostrar Área de Texto.

Barra de Estado

A barra de estado oferece um resumo do arquivo ou pasta de origem e de destino a serem comparados. A barra de estado apresenta também o número alterações encontradas no documento atual e conta as diferenças que foram aplicadas. Além disso, a barra de estado mostra o número global de documentos que contém diferenças, bem como o número do documento atualmente selecionado neste conjunto. Por exemplo, uma comparação efetuada sobre duas pastas poderá devolver 1890 arquivos com diferenças. O documento atualmente selecionado é o número 18 de 1890.