Vendo as Diferenças

Gerenciado o Espaço Livre da Tela

O Kompare mostra o arquivo de origem e de destino com uma porcentagem igual à área de trabalho da interface principal. Esta área de visualização oferece algumas funcionalidades que ajudam a otimizar a utilização do espaço livre da tela, enquanto você vê as diferenças, incluindo:

Barras de Rolagem Duplas

A funcionalidade mais óbvia é que as barras de rolagem aparecem ambas nas pontas direita e inferior da área de visualização. Com as barras de rolagem, é possível percorrer rapidamente a comparação.

Pega de Divisão Compartilhada

O espaço vertical entre a visão da origem e do destino não só possibilita a visualização clara do início e fim da linhas em cada uma das áreas, assim como é também uma pega que permite o ajuste da porcentagem ocupada pelas áreas de origem e destino que compõem a área de visualização. Para mudar o tamanho de uma das áreas, passe o cursor do mouse pela pega e mantenha o botão do mouse pressionado, deslocando depois o mouse para a esquerda ou para a direita. Naturalmente, aumentar a área de uma dessas zonas, irá diminuir a área disponível para a área oposta, dentro da área de visualização.

Está disponível uma segunda pega horizontal entre o painel de navegação e a área de origem e de destino.

Acoplagem

O painel de navegação pode ser destacado da interface principal, clicando para isso no botão que se encontra no canto superior direito do painel. Isto abre-o numa janela própria, permitindo movê-lo pela tela. Você poderá até ocultar o painel de navegação, clicando nesse caso no botão . Para exibir uma barra de navegação oculta, clique com o botão direito do mouse na barra de menu e escolha a Navegação no menu de contexto.

Comutar a Barra de Estado

A barra de estado do painel de visualização poderá ser comutada selecionando-se a opção ConfiguraçõesMostrar a Barra de Estado.

Alternando entre as Janelas de Origem e Destino

Algumas vezes poderá ser útil considerar que o arquivo onde serão aplicadas as diferenças passe a ser o original. Por exemplo, ao comparar duas versões modificadas de um arquivo, e se descobrir que um arquivo tem muitas mais alterações que o outro. O arquivo com mais alterações será melhor como original, uma vez que serão necessárias menos aplicações de diferenças.

Neste caso, selecione a opção ArquivoTrocar a Origem com o Destino. Isto irá trocar os arquivos que aparecem nos painéis do Kompare.

Mostrando as Estatísticas das Diferenças

Para uma visão geral das diferenças, selecione a opção ArquivoMostrar estatísticas. Isto irá mostrar a janela de Estatísticas das diferenças. Aparecerá então a seguinte informação:

Arquivo antigo:

O nome do arquivo que é normalmente o arquivo de origem ou o arquivo que não foi modificado.

Arquivo novo:

O nome do arquivo normalmente usado como destino ou o arquivo que não foi modificado, sobre o qual serão aplicadas as diferenças.

Formato:

O formato de diferenças que é usado para mostrar as diferenças (veja em “Formato”).

Número de blocos:

O número de blocos que foram encontrados na diferença.

Um bloco é um conjunto de linhas que foram marcadas como diferentes, entre a origem e o destino, e que poderão incluir as linhas de contexto, dependendo do valor das Linhas de Contexto do formato de diferenças (veja em “Formato”).

Número de diferenças

O número atual de diferenças encontradas, não os blocos. Um bloco poderá conter uma ou mais diferenças, quando a mudança de linhas e as linhas de contexto de duas ou mais alterações se sobrepõem.

Navegando na Área de Diferenças

O Kompare ativa a navegação rápida das diferenças, a nível do arquivo, e de vários arquivos com diferenças, ao comparar árvores de pastas.

Selecionando uma Diferença

Uma diferença poderá ser selecionada das seguintes maneiras:

  • clicando numa linha da área de Mudanças de Linha na Origem e no Destino (canto superior direito da janela principal).

  • clicando na diferença selecionada, na área de Visualização.

  • percorrendo as diferenças listadas numa comparação (ver em “Percorrendo as Diferenças”).

Quando for selecionada uma diferença, considera-se que ela fica em primeiro plano, aparecendo com uma cor mais clara que as diferenças não selecionadas.

Percorrendo as Diferenças

Quando uma comparação descobrir diversas diferenças, uma das melhores formas de revê-las é percorrer as diferenças em uma ordem lógica, normalmente de cima para baixo.

Por padrão, o Kompare seleciona a primeira diferença encontrada numa comparação. Ao selecionar a opção DiferençaDiferença Seguinte (Ctrl+Baixo), a diferença subsequente à seleção atual ficará em primeiro plano. Para selecionar a diferença anterior à atual, selecione a opção DiferençaDiferença Anterior (Ctrl+Cima).

Desta forma, é possível percorrer as diferenças de forma ordenada, aplicando e revogando as diferenças em revisão.

Alternando entre Arquivos

Quando for efetuada uma comparação a nível de uma pasta, poderão aparecer diversos arquivos com diferenças. Aparecerá então uma lista completa dos arquivos comparados, com as diferenças encontradas aparecendo em Pastas de Origem e Destino e nos Arquivos de Origem e Destino. Contudo, o Kompare mostra as diferenças entre a origem e o destino, com uma comparação de cada vez.

Para mudar de documento, neste cenário, estão disponíveis as seguintes opções:

  • Selecione a área de Pastas de Origem e Destino para mostrar as diferenças de arquivos que aparecem na área de Arquivos de Origem e Destino, selecionando depois um arquivo.

  • Selecione a opção DiferençaArquivo Anterior (Ctrl+PgUp) ou DiferençaArquivo Seguinte (Ctrl+PgDn) para mostrar o arquivo com diferenças anterior ou seguinte, na área de Arquivos de Origem e Destino.