Trabalhando com Arquivos do 'Diff'

Os arquivos do 'diff' contém apenas as alterações feitas entre arquivos, ou um conjunto de arquivos dentro de um sistema de pastas, podendo ou não conter um número de linhas de contexto, antes e depois das alterações de linhas. O somatório de uma mudança de linha e das suas linhas de contexto chama-se 'bloco'. Um arquivo do 'diff' contém deste modo diversos blocos de um ou mais arquivos. Quando as linhas de contexto de dois ou mais blocos se sobreporem, são consideradas um único bloco. Os arquivos do 'diff' poderão ser usados para:

  • Aplicar as alterações contidas nos blocos sobre um arquivo original.

  • Aplicar as alterações contidas nos blocos num arquivo ou conjunto de arquivos, dentro de um sistema de pastas.

  • Efetuar modificações, antes de aplicar as diferenças a um arquivo ou conjunto de arquivos originais, dentro de um sistema de pastas.

Criando as Diferenças

Para criar um arquivo do 'diff', é necessário mostrar uma comparação no Kompare. Assumindo que é este o caso, selecione depois a opção ArquivoSalvar o Diff.... Isto irá mostrar a janela de Opções do Diff (veja mais informações em “Opções do Diff” sobre os formatos e opções do 'diff'). Depois de configurar estas opções, clique no botão Salvar e grave as diferenças num arquivo com a extensão .diff.

Mostrando as Diferenças

É possível mostrar o conteúdo de um arquivo de diferenças no Kompare, abrindo o arquivo do 'diff' em ArquivoAbrir o Diff....

Ao ver um arquivo de diferenças, são apresentados os blocos entre o arquivo de origem e de destino; lembre-se que só são apresentados esses blocos, as linhas não-modificadas não o são. Em alguns casos, um arquivo do 'diff' é criado sem linhas de contexto. Nesse caso, só são apresentadas as linhas alteradas.

Quando um arquivo de diferenças contiver blocos de vários arquivos, o Kompare mostra os blocos de cada arquivo, um de cada vez, e você poderá mudar entre arquivos, como se fossem arquivos reais, mesmo que esta informação só seja fornecida pelo conteúdo do arquivo do 'diff'.

Aplicando as Diferenças num Arquivo do 'Diff'

Ao ver as diferenças de um arquivo do 'diff', é possível aplicar as diferenças, como o faria ao comparar os arquivos de origem e de destino (veja em “Mesclando Diferenças”).

Fundindo um URL com um 'Diff'

Nos casos em que seja fornecido um arquivo do 'diff', é possível comparar os blocos no 'diff' com um arquivo ou pasta. Para o fazer, selecione a opção ArquivoFundir o URL com o Diff.... Depois, introduza a localização do Arquivo/Pasta e o Resultado do 'Diff'.

Ao ver as diferenças entre um arquivo de origem e um arquivo do 'diff', é possível aplicar as diferenças, como o faria ao comparar os arquivos de origem e de destino (veja em “Mesclando Diferenças”).