Introdução à Configuração Manual

A janela de configuração consiste de seis seções: Identidades, Contas, Aparência, Compositor, Segurança e Diversos.

Para iniciar o envio e recebimento de mensagens, você só precisa alterar algumas configurações nas páginas Identidades e Contas.

Configurando sua identidade

A configuração da página Identidades é relativamente simples. Selecione a sua identidade padrão e clique em Modificar. Preencha o campo Seu nome com o seu nome completo (por exemplo, José da Silva) e o campo Organização (opcional) com a informação apropriada.

Depois, preencha o campo do Endereço de e-mail com o seu endereço de e-mail (por exemplo, joao@exemplo.net).

Se estiver usando o PGP ou o GnuPG, você poderá configurar as suas chaves OpenPGP e/ou certificados S/MIME na aba Criptografia.

Opcionalmente, vá para a aba Assinatura e indique a sua assinatura. Ela é um texto curto que será adicionado automaticamente em todas as suas mensagens. Não tem nada a ver com assinaturas digitais.

Configurando sua conta

A página Contas contém as opções que dizem ao KMail como enviar e receber as suas mensagens de e-mail. Muitas destas opções poderão depender bastante da configuração do seu sistema e do tipo de rede que o seu servidor de e-mail se localiza. Se você não souber qual a opção a usar ou o que colocar em algum campo, consulte o seu Provedor de Acesso à Internet (ISP) ou administrador de sistemas.

Enviando Mensagens

A página de Enviando oferece uma lista de formas para enviar mensagens. O primeiro item da lista é a forma padrão para enviar mensagens. Se usar o botão Adicionar..., você poderá optar entre duas formas diferentes de enviar mensagens: por SMTP e Sendmail. O sendmail® aqui significa uma instalação local do software -- isto tem uma reputação de ser difícil de configurar, por isso, se você não tiver já uma configuração de sendmail® funcional, escolha o SMTP e preencha o campo Nome com um nome descritivo (por exemplo Minha Conta de E-mail). Clique em Criar e Configurar e preencha o Servidor de saída de e-mail com o nome e o domínio do seu servidor de e-mail (por exemplo, smtp.provedor.com). Você provavelmente não precisará alterar a configuração da Porta (o valor padrão é 25).

Se você quiser usar o sendmail® e estiver usando uma conexão discada, siga as instruções para configurar o sendmail para este tipo de conexão na seção de Perguntas frequentes.

O método de envio de mensagens configurado aqui será usado para a sua identidade padrão e para todas as outras identidades que não têm forma própria para envio de mensagens. Você poderá usar formas diferentes de envio de mensagens para as diferentes identidades, se selecionar a opção Conta de envio na aba Avançado da página Identidades.

Uma descrição da outras opções poderá ser encontrada no capítulo sobre a Configuração.

Opções relevantes para o servidor Kolab

Ao configurar uma conta SMTP com uma máquina de servidor Kolab, você precisa habilitar a opção Servidor necessita de autenticação e preencher o seu endereço de e-mail do Kolab e senha nos campos Login e Senha. Selecione então a aba Segurança e clique em Verificar o que o servidor suporta para configurar automaticamente sua configuração de Segurança. O padrão deve ser TLS/PLAIN. O servidor Kolab suporta SSL/PLAIN também. Estas configurações podem ser configuradas manualmente.

Recebendo Mensagens

Para configurar uma conta para receber mensagens, clique no botão Adicionar... na aba Recepção. Será solicitado o tipo de conta de e-mail. A maioria dos usuários deverão escolher o POP3 ou o Servidor de e-mails IMAP. Se quiser usar uma caixa de e-mail local, veja as Perguntas frequentes sobre o bloqueio de arquivos.

Será então apresentada a janela Recurso do Akonadi. Primeiro, preencha o campo Nome da conta para identificar a sua conta. Você poderá escolher o nome que desejar. O Usuário, a Senha e o Servidor de recepção de e-mail deverão ser preenchidos com a informação apropriada do seu ISP ou do seu administrador de sistemas. Você não precisa alterar a Porta (o valor padrão para o POP3 é 110 e para o IMAP é 143).

Opções relevantes para o servidor Kolab

Selecione IMAP desconectado ao escolher seu Tipo de conta. Preencha os campos Login e Senha com o seu endereço de e-mail e a senha do usuário no servidor Kolab, respectivamente. Na seção Segurança clique no botão Verificar o que o servidor suporta para configuração automática da Segurança. O padrão deve ser TLS/PLAIN, mas o servidor Kolab também suporta o SSL/PLAIN. Estas configurações também podem ser feitas manualmente.

Se você deseja usar a funcionalidade de Respostas de "Ausência do escritório" do servidor Kolab, configure a seção de Filtragem de sua conta DIMAP assinalando a opção O servidor suporta Sieve, assim como Reutilizar configuração do login e da máquina, e Porta do ManageSieve deve estar configurada para 2000 como padrão.

Opções relevantes apenas para o DIMAP (servidor Kolab)

Após ter configurado sua conta de IMAP Desconectado, você precisa ativar as funcionalidades de Groupware e configurar a página Diversos do KMail.

Na página Diversos do diálogo Configurar, escolha a aba Groupware. Habilite a opção Habilitar funcionalidade de recurso IMAP e selecione Kolab (XML) como Formato usado para as pastas do groupware. A caixa combinada Pastas de recurso estão na conta deve ser configurada na conta Receber (usuário kolab) de sua escolha (se você tiver diversas contas). Você pode se desejar ocultar a pasta de grupo de trabalho habilitando esta opção. Isto é recomendado para Opções Legadas e de Compatibilidade de Groupware para compatibilidade com um eventual cliente Microsoft Outlook do Kolab e também para enviar convites e respostas a partir de um cliente KDE do Kolab.

Opções relevantes apenas para o IMAP

Se estiver usando o IMAP, você poderá indicar adicionalmente uma localização no campo Prefixo das pastas. Isto indica ao KMail onde ele poderá encontrar as suas pastas no servidor. Se você também possuir uma conta de usuário no servidor e se as mensagens são gravadas na sua pasta pessoal, poderá ser útil armazenar as mensagens em uma subpasta Mail. Use isto como um valor no campo Prefixo das pastas, para que o KMail não confunda os arquivos da caixa do e-mail com os outros arquivos. Se você não está interessado nesta funcionalidade, basta deixar o campo em branco.

Se você assinalar a opção Compactar as pastas automaticamente, o KMail remove as mensagens que você excluiu do servidor, logo que deixe uma determinada pasta. Caso contrário, as mensagens são apenas marcadas como removidas e você deve compactar manualmente as pastas com o item ArquivoCompactar todas as pastas.

Se assinalar a opção Mostrar pastas ocultas, as pastas que comecem por um ponto também serão apresentadas.

Opções relevantes apenas para o POP3

Selecione a opção Deixar as mensagens transferidas no servidor se quiser deixar as suas mensagens no servidor depois de tê-las transferido para o seu computador.

Selecione Incluir na verificação manual de mensagens se quiser verificar esta conta sempre que usar a opção ArquivoVerificar o E-mail. Se você desmarcar esta opção, você ainda poderá verificar novas mensagens nesta conta com a opção ArquivoVerificar o e-mail em.

Selecione a opção Ativar a verificação periódica do e-mail se quiser que o KMail procure mensagens novas automaticamente. O intervalo poderá ser indicado em Intervalo de verificação de e-mails.

A pasta caixa de entrada é a pasta padrão para as mensagens recebidas. Se quiser mudar isto por alguma razão, você poderá fazê-lo com a Pasta de destino. Mas o que irá querer provavelmente é um filtro, que não tem nada a ver com esta opção.

Com o Pré-comando você poderá indicar qualquer programa que o KMail irá executar antes de transferir o e-mail. Por favor, indique a localização completa (não use o ~) e lembre-se de que o KMail não irá continuar até que o programa termine.

No grupo Configurações do POP, você poderá selecionar a opção Usar pipelining para baixar e-mails mais rápido se este for suportado pelo seu servidor. Você deverá testar isto com cuidado para ter certeza de que funciona com segurança.

Opções comuns ao IMAP e ao POP3

O KMail suporta a criptografia por SSL/TLS e por STARTTLS (prefira o SSL/TLS se estiver disponível).

Para o POP3, o KMail suporta:

  • Texto simples,

  • PLAIN,

  • LOGIN,

  • CRAM-MD5 (recomendado se o DIGEST-MD5 não estiver disponível),

  • DIGEST-MD5 (recomendado) e

  • Autenticação APOP.

O DIGEST-MD5, o CRAM-MD5 e o APOP são seguros por si próprios, enquanto as outras opções só são seguras quando usadas em conjunto com o SSL ou com o TLS. Você só deve usar o Texto simples se o seu servidor não suportar nenhum dos outros métodos de autenticação. Adicionalmente, o Anonymous é suportado para o IMAP, mas não para o APOP. Use o botão Verificar o que o servidor suporta na aba Segurança para selecionar automaticamente a configuração mais segura que é suportada pelo seu servidor.

Você está agora pronto para enviar e receber e-mails. Para o IMAP, basta abrir as suas pastas na árvore de pastas da janela principal do KMail. O KMail irá conectar-se então ao seu servidor e mostrará as mensagens que encontrar. Para o POP3, use o ArquivoVerificar e-mails.