Terminologia

Documento

Um documento é um arquivo do Skrooge (extensão .skg). Ele poderá conter um número indefinido de contas. Você poderá usar um documento para gerenciar todas as suas contas de uma vez.

Conta

Uma conta do Skrooge é semelhante a sua conta bancária. Por exemplo, se possuir uma conta sua, uma da sua esposa e outra em conjunto, você poderá criar essas três contas no Skrooge. Sempre que gastar ou ganhar algum dinheiro, deverá registrar uma operação e indicar a conta em que foi efetuada.

Operação

Uma operação é um crédito ou débito em uma das suas contas. Ao associar uma categoria a uma operação, você poderá analisar como gastou seu dinheiro.

Operação Normal

Uma operação normal é a operação básica do Skrooge. Do tipo "Hoje, gastei 20 reais com cartão de crédito na mercearia".

Operação Parcelada

Uma operação parcelada é uma operação para a qual o montante está dividido em várias categorias, datas e/ou rastreamentos.

Por exemplo, "Ontem, gastei 100 reais no supermercado, sendo 60 reais em alimentação e 40 reais em roupas".

Transferência

Uma transferência no Skrooge é equivalente a mover uma quantidade de dinheiro de uma das suas contas do Skrooge para outra das suas contas do Skrooge.

Isto não deverá ser confundido com o modo do pagamento escolhido: se você fez uma transferência, por exemplo, através da página Web do seu banco, esta não é uma operação de transferência, porque o Skrooge não conhece a conta dessa outra pessoa. É uma operação normal feita com a transferência como modo de pagamento.

Leia o capítulo dedicado ao assunto, se as coisas continuarem confusas

Operação Validada

Ao Importar as operações, elas não são consideradas válidas de imediato. Você terá que validá-las manualmente em primeiro lugar. Uma operação validada é isso mesmo, uma operação importada que foi validada.

Lembre-se de que é possível validar automaticamente as operações durante a importação, ativando a opção correspondente na configuração.

Operação Apontada

Durante o processo de reconciliação, você irá apontar no Skrooge todas as operações que aparecem na posição correspondente na conta. Uma operação apontada é uma dessas operações. Não fica Verificada até que termine a reconciliação.

Operação Verificada

Quando todas as operações na posição da sua conta tiverem sido apontadas no Skrooge, você poderá terminar o processo de reconciliação. Todas as operações apontadas passarão então a ser Operações Verificadas.

Categoria

Uma categoria é, basicamente, uma classe de operações. Alguns exemplos típicos incluem "Alimentação", "Impostos", "Salário"... Uma categoria poderá conter outras categorias: é uma estrutura hierárquica. Por exemplo, a categoria "transportes" poderá conter "Ônibus", "Automóvel", "Avião"... O Skrooge pode lidar com um número ilimitado de categorias.

Unidade

Uma unidade no Skrooge poderá ser algo que tenha um valor. Exemplos:

  • Moeda

    • $ (Dólar dos EUA)

    • € (Euro)

    • £ (Libra esterlina)

  • Ação ou índice

    • GOOG (Google)

    • NASDAQ

  • Qualquer coisa que possua

    • Sua casa

    • Seu carro