Capítulo 2. Principais conceitos

Interface do Usuário

A janela do Skrooge é composta por uma área principal, rodeada por acoplagens ou áreas acopláveis, e uma barra de status. As áreas acopláveis poderão ser fechadas e reabertas, assim como poderão ser posicionadas à esquerda ou à direita da área principal.

Área principal

Local onde o Skrooge irá mostrar a informação em que estiver interessado. Ela poderá conter várias abas, cada uma com a área que você lhe atribuiu.

Acoplagens

As acoplagens ou áreas acopláveis, existem em vários aplicativos do KDE. Elas são uma subparte da janela de um aplicativo e podem ser reposicionadas, empilhadas, fechadas ou mesmo destacadas da janela principal.

Alguns exemplos de leiaute de áreas acopláveis:

As áreas acopláveis do Skrooge são:

Seletor de página

O seletor de página é uma área onde poderá selecionar a área a mostrar na página atual ou numa página nova. Para abrir numa página nova, mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto clica na área selecionada.

Dica

Você pode personalizar esta lista usando o menu de contexto sobre a mesma.

Seletor de página

Cada contexto será descrito num capítulo específico deste manual.

Favoritos

Imagine que você precisa personalizar a áreas de operações para cada conta: cada uma das contas seria apresentada na sua própria aba, talvez usando colunas diferentes por cada tabela. O método acima indicado não funciona, uma vez que se aplica a todas as páginas do mesmo tipo.

A solução aqui é salvar cada aba individual como um Favorito. Do mesmo modo que acontece em um navegador Web, os favoritos poderão ser organizados numa hierarquia de pastas de navegação, as quais poderá visualizar no Navegador de Favoritos:

Navegador de favoritos

Para criar um favorito, selecione uma página no seletor de página que deseja marcar como favorito, fazendo as modificações que desejar. Assim que terminar, selecione a opção do menu de contexto da área acoplável dos Favoritos, invoque o menu de contexto e selecione a opção Adicionar a página atual aos favoritos.

Cada favorito ou pasta de favoritos poderá ser "iniciado automaticamente", isto é, ser aberto de forma automática ao iniciar o Skrooge. Dessa forma, você poderá personalizar por completo a leiaute padrão do Skrooge.

Você pode selecionar o texto e o ícone que quiser para cada favorito ou pasta de favoritos.

Desfazer / Refazer

O Skrooge faz o gerenciamento das ações Desfazer/Refazer de forma tradicional, exceto que poderá usá-las para qualquer ação, mesmo que tenha sido realizada há vários dias. O histórico não é apagado ao fechar o Skrooge, o que significa que poderá desfazer praticamente tudo, até chegar à criação do documento.

Para limitar o impacto no tamanho dos arquivos, o Skrooge está configurado por padrão para manter um histórico de 50 elementos. Se quiser alterar esse valor, defina-o na configuração.

O Skrooge tem uma área acoplável que apresenta todas as ações anuláveis.

Navegador do histórico

O navegador do histórico mostra três colunas:

  • Um ícone que mostra o estado da ação; uma seta amarela para a esquerda informando que a ação pode ser desfeita (anulada); e uma seta verde para a direita informando que a ação poderá ser refeita.

  • A descrição da ação

  • A data em que a ação foi realizada

  • Um ícone de disco indica que esta ação corresponde a um estado gravado, isto é, o documento foi gravado logo após esta ação.

Para desfazer uma operação anulável ou refazer uma operação que pode ser refeita, clique duas vezes sobre ela.

Editor de Propriedades

Uma das funcionalidades menos comuns do Skrooge é a capacidade de adicionar propriedades personalizadas a qualquer objeto. Por exemplo, você poderá querer adicionar o nome e o número de telefone de um empregado do banco a uma determinada conta, por ser o gerente da sua conta. Também poderá querer adicionar um arquivo a uma operação, como a digitalização de uma fatura.

Isto poderá ser feito com o editor de propriedades, que é uma área acoplável por si só.

O editor de propriedades com um anexo

Quando esta área estiver visível, ela irá mostrar as propriedades personalizadas do objeto selecionado (Para: Seleção) ou todos os objetos (Para: Tudo), se for uma conta, operação, categoria, unidade, etc... Esta área permite criar, atualizar ou excluir as propriedades.

Uma propriedade pode ser:

  • Um texto simples

  • Um arquivo copiado, seja qual for o formato (ODT, PNG, PDF, ...). Significa que o arquivo será copiado para dentro do documento do Skrooge. Esse arquivo poderá ser aberto a partir do Skrooge, clicando no botão apropriado. Lembre-se de que todas as modificações do arquivo original não serão replicadas na versão salva no documento do Skrooge.

  • Uma ligação para um arquivo existente, seja qual for o formato (ODT, PNG, PDF, ...). Significa que o arquivo não será copiado para dentro do documento do Skrooge, mas apenas terá uma referência para ele. Esse arquivo poderá ser aberto a partir do Skrooge clicando no botão apropriado.

  • Um endereço de uma página Web. Exemplo: A página Web do seu banco.

As propriedades adicionadas podem ser apresentadas como uma coluna nas tabelas

Lista de mensagens

Esta área acoplável permite-lhe ver todas as mensagens apresentadas.

Lista de mensagens

Cada contexto será descrito num capítulo específico deste manual.

Abas múltiplas

Skrooge mostrando diversas abas

O Skrooge pode apresentar várias abas. Você poderá adicionar tantas quanto desejar, contendo cada uma as informações necessárias. A imagem acima mostra 4 abas (contas, operações e dois gráficos).

Painéis de Edição

Na maioria das abas do Skrooge, a forma de editar os itens é usar o painel de edição, localizado na parte inferior da página. Para preservar o máximo de espaço para visualizar a informação, especialmente em telas pequenas, os painéis de edição poderão ficar ocultos ou visíveis com o de botões próprios.

Botões para mostrar ou ocultar os painéis de edição das Operações.

Quando estiver disponível mais de um modo de edição, existem vários botões que permitem a sua seleção. Na imagem acima, existem quatro botões que permitem escolher o modo de edição das Operações, "Normal", "Dividido", "Transferência" e "Ações".

Todos os campos numéricos são interpretados. Isso significa que você poderá inserir expressões matemáticas como estas:

  • 5*3+10

  • 5*(3+10)

  • Math.sin(10)

Tabelas

No Skrooge, todas as tabelas são personalizadas. Invoque o menu de contexto (normalmente com o botão direito) no cabeçalho da coluna, para que veja aparecer um menu:

Personalizar uma tabela
Colunas

Personaliza a aparência das colunas.

Aparência da janela

Usa um conjunto predefinido de colunas. A coluna "padrão" mostra normalmente todas as colunas. Os outros conjuntos predefinidos poderão existir para cada tabela.

Ajustar ao conteúdo

Dimensiona todas as colunas para se ajustar ao conteúdo.

Dimensionar automaticamente

Quando a opção estiver ativada, você não poderá redimensionar as colunas manualmente. O Skrooge irá fazer isso de forma automática, com base no conteúdo das colunas.

Lista das colunas apresentadas

Mostra a lista de todas as colunas que poderão ser apresentadas para esta tabela. As que estão visíveis no momento estão assinaladas. Desmarque para ocultar uma coluna e assinale para exibi-la. As propriedades adicionadas podem ser selecionadas para serem exibidas como uma coluna.

Agrupar por

Escolha como agrupar as linhas.

Nenhum

Sem agrupamento.

Coluna de ordenação

As linhas serão agrupadas pela coluna onde será aplicada a ordenação.

Lista das colunas

Mostra a lista de todas as colunas que podem ser usadas para agrupamento.

Cores das linhas alternadas

Alterna as cores usadas em cada linha. As cores usadas baseiam-se no esquema de cores do KDE escolhido.

Exportar

Exporta a tabela como um arquivo autônomo. Os formatos suportados são o PDF, CSV, HTML, SVG, ODT e TXT.

Você poderá também clicar em um cabeçalho para escolher a coluna de ordenação ou para reordenar as colunas, arrastando-as para a esquerda ou para a direita.

Filtrar a tabela

Mostrar o menu da tabela

Em todas as áreas do Skrooge, você encontrará um menu "Mostrar", permitindo-lhe filtrar a área.

Procurar enquanto estiver digitando

Campo de pesquisa

Em todas as áreas do Skrooge, você encontrará um campo de "filtro", permitindo-lhe procurar à medida em que digita na área:

  • Numa área de operações, ele irá filtrar as operações que contenham o texto inserido, seja qual for a coluna (data, beneficiário, categoria, comentário...)

  • Numa área de contas, ele irá filtrar as contas que contêm o texto inserido, seja qual for a coluna (banco, nome da conta, número...)

  • Numa área de relatórios, irá atualizar o gráfico com base neste filtro

  • Numa .... bem, acho que você já entendeu, certo?

Dica

A string de filtragem segue estas regras:

  • A pesquisa não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Sendo assim, tabela, Tabela e TABELA são todos termos iguais.

  • Se quiser colocar uma palavra ou série de palavras no campo de pesquisa, o aplicativo irá filtrar a tabela para manter todas as linhas que tiverem essas palavras (operador lógico E).

  • Se quiser adicionar algum termo (operador lógico OU), deverá incluir um "+" no início da palavra.

  • Se quiser remover algum termo (operador lógico NÃO), deverá incluir um "-" no início da palavra.

  • Se quiser pesquisar apenas em uma coluna, deverá incluir o nome da coluna no início da palavra, como por exemplo: col1:palavra.

  • Se quiser usar o caractere ":" no valor, terá que indicar o nome da coluna, como por exemplo: col1:valor:resto.

  • Se quiser pesquisar por uma frase ou algo que tenha espaços, deverá colocar o texto entre aspas, como por exemplo: "sim, isto é uma frase".

  • Você também pode usar o operador "<" e ">".

Alguns exemplos podem demonstrar melhor:

  • +val1 +val2 => Mantém as linhas que contêm val1 OU val2

  • +val1 -val2 => Mantém as linhas que contêm val1 mas NÃO val2

  • "abc def" => Mantém as linhas que contêm a frase "abc def"

  • "-att:abc def" => Remove as linhas que têm um nome de coluna que começa com 'abc' e contêm "abc def"

  • abc:def => Mantém as linhas que têm um nome de coluna que começa com 'abc' e contêm 'def'

  • :abc:def => Mantém as linhas que contêm "abc:def"

  • Date>2015-03-01 => Mantém as linhas onde o atributo Date é maior que 2015-03-01

  • Amount<10 => Mantém as linhas onde o atributo Amount é melhor que 10

Salvar o conteúdo personalizado

Como foi explicado no capítulo anterior, as tabelas poderão ser personalizadas por completo, de acordo com a sua preferência. Contudo, provavelmente você não gostaria de perder todo o trabalho de configuração ao fechar uma aba. Existem duas formas de salvar esse trabalho.

Salvar estado da página

Esta opção permite-lhe salvar o estado da página atual como sendo o estado padrão que será sempre invocado ao abrir esta página. Por exemplo, você pode querer que o seu Painel contenha 4 elementos, organizados a seu gosto. O mais importante é que você sempre quer que o Painel apareça com o mesmo visual, mas não deseja repetir o trabalho de personalização sempre que abri-lo.

Para fazer isso, basta realizar a personalização apenas uma vez e depois salvar o estado da aba como o Estado Padrão para a página que está sendo visualizada. A atribuição do estado padrão é feita com o botão direito do mouse na aba e selecionando a opção Salvar estado da página. Se quiser manter mais que um estado por página, então deverá usar os favoritos.

Menu de contexto nas páginas

Uma forma mais rápida é clicar no ícone de disco que aparece à esquerda do título da aba sempre que tiver modificado o estado padrão em uma aba.

Atualização em massa

No Skrooge, é possível atualizar em massa uma seleção de itens. Ainda que seja mais útil para as operações, poderá também ser usado nas contas, unidades, operações agendadas...

A forma de fazer isto é bastante intuitiva: selecione os itens a atualizar, defina os valores dos atributos que deverão ser aplicados a todos os itens e clique em Aplicar. Todos os atributos em que não definiu qualquer valor permanecerão com os valores originais.

Defina o modo como "Cartão de Crédito" e o beneficiário como "ACME" nas operações selecionadas.

Operações atualizadas.

Nota

De forma intencional, não é possível definir a data ou a quantidade com uma atualização em massa

Barra de status

A barra de status é uma pequena seção no fundo da janela do Skrooge, que apresenta diversas informações à medida em que for trabalhando. Ela inclui uma barra de progresso e um botão de cancelamento, para o caso em que deseje interromper uma tarefa longa, como importar um arquivo grande.

Barra de progresso do Skrooge