Importar arquivos

O Skrooge é capaz de importar os arquivos de outros aplicativos financeiros ou a partir do seu banco. Por isso, se estiver migrando de outro aplicativo ou simplesmente porque não quer ficar inserindo as suas operações manualmente, o Skrooge tem uma solução rápida para você.

Formatos de arquivos suportados

Você poderá usar um dos seguintes formatos:

  • AFB120: Uma norma francesa.

  • CSV: Comma Separated Value (em tradução livre, Valores Separados por Vírgulas). Ainda que não seja estritamente um formato financeiro, é usado frequentemente como formato de exportação por bancos ou outros aplicativos, principalmente por ser tão simples de usar em uma planilha.

  • GnuCash: Formato do aplicativo GnuCash. Se quiser migrar a partir desse aplicativo, recomendamos usar esse formato.

  • Grisbi: Formato do aplicativo Grisbi. Se quiser migrar a partir desse aplicativo, recomendamos usar esse formato.

  • Homebank: Formato do aplicativo Homebank. Se quiser migrar a partir desse aplicativo, recomendamos usar esse formato.

  • KMyMoney: Formato do aplicativo KMyMoney. Se quiser migrar a partir desse aplicativo, recomendamos usar esse formato.

  • MT940: Uma norma internacional definida pela SWIFT.

  • Microsoft® Money: Formato do aplicativo Microsoft® Money. Se quiser migrar a partir desse aplicativo, recomendamos usar esse formato.

  • Money Manager Ex: Formato do aplicativo Money Manager Ex. Se quiser migrar a partir desse aplicativo, recomendamos usar esse formato.

  • OFX: Open Financial eXchange. É um formato bem definido e documentado que o Skrooge consegue importar usando uma biblioteca criada por terceiros (libofx). Esse é o formato que recomendamos para importações.

  • QFX: Versão personalizada do OFX para o aplicativo comercial Quicken™.

  • QIF: Quicken™ Import File (Arquivo de Importação do Quicken). Talvez seja o formato de arquivos para aplicativos financeiros mais comum. Contudo, tem algumas restrições relativamente incômodas, como a não-atribuição da unidade para a operação ou a ausência de uma formatação restrita para datas.

  • IIF: Intuit™ Interchange Format é usado pelo QuickBooks™.

  • SKG: Isto será útil para mesclar 2 documentos do Skrooge

  • Infraestrutura: O Skrooge também pode importar as operações através de uma infraestrutura. A única que é suportada por agora é a WEBOOB. Ao usar essa infraestrutura, você poderá importar todas as operações de todos os seus bancos com apenas um clique. Para isso, você deve instalar apenas o WEBOOB e ativar a infraestrutura correspondente a partir da configuração.

    Dica

    Se não quiser armazenar as senhas do seu banco no arquivo de configuração do WEBOOB, você pode fazer isso:

    • Adicione as senhas de cada banco com o comando kwallet-query -f Weboob kdewallet -w nome_meu_banco

    • Edite o arquivo ~/.config/weboob/backends no seu editor de texto favorito

    • Substitua no arquivo de configuração password = minha_senha por password = `kwallet-query -f Weboob kdewallet -r nome_meu_banco `

Especificidades do CSV

Pelo fato de o CSV não ter um formato restrito definido, não existe uma maneira de o Skrooge descobrir onde supostamente estão as datas, categorias, valores... Para fazer isso, o Skrooge espera que o seu arquivo CSV contenha alguns cabeçalhos que indiquem o que se refere cada coluna. O arquivo deverá conter pelo menos as colunas "Data" e "Montante".

Você poderá definir manualmente como é configurado o arquivo (isto é, ignorando os cabeçalhos existentes no arquivo), definindo-os na configuração do aplicativo (ConfiguraçõesConfigurar o Skrooge), na seção Importação / Exportação.

Importando operações

Um dos princípios do Skrooge é evitar vários assistentes ou janelas. Isto é especialmente verdadeiro para as importações, onde os outros aplicativos necessitam de muita informação por parte do usuário. Não é o caso do Skrooge. Ao selecionar a opção ArquivoImportar, será solicitada a seleção dos arquivos (sim, você poderá importar vários de uma vez). Internamente, o Skrooge irá descobrir o formato do arquivo e usar o modo de importação aplicável.

Conta

Uma coisa que poderá surpreendê-lo é que não será questionado sobre a conta para onde importar as operações. Isto acontece porque o Skrooge irá ler o número da conta a partir do arquivo, associando as operações importadas a essa conta.

Se não existir nenhuma conta com esse número ou se o arquivo não conter essa informação, o Skrooge usará o nome do arquivo como número de conta.

Se ainda não existir uma conta com esse número, o Skrooge irá criar uma conta nova que terá o nome do arquivo como número de conta, importando todas as operações para ela. Você estará então livre para mudar o nome da conta, fazer uma atualização em massa ou usar a Pesquisa e Processamento para associar as operações importadas a uma conta existente.

Unidade

Se não for definida nenhuma unidade no arquivo importado (que é frequente nos formatos QIF e CSV), o Skrooge irá assumir que a unidade é a sua moeda primária. Se não for esse o caso, use a função de Pesquisa e Processamento para corrigi-la.

Data

Em alguns casos, os arquivos de entrada não terão as datas formatadas de acordo com a sua região (poderá acontecer no QIF ou no CSV, sendo que o OFX tem um formato de datas imposto). O Skrooge irá fazer o melhor possível para detectar o formato. Se não funcionar como esperado, você poderá forçar o formato das datas nas configurações do aplicativo.

Estado da importação

As operações importadas têm um estado específico. Logo após a importação, são consideradas "Importadas mas não validadas". A ideia por trás disto é que você pode querer verificar se a importação ocorreu como esperado, para que possa identificar rapidamente estas operações. De acordo com a configuração padrão, estas operações também aparecerão em azul.

Dica

Se não quiser esse comportamento, você poderá selecionar a opção Validação automática após a importação nas configurações do aplicativo.

Dica

A função Pesquisar e Processar pode ser executada automaticamente após a importação para classificar as operações.

Mesclar as operações após a importação

Existem alguns casos onde você poderá ter inserido manualmente uma operação, mas também a tenha importado a partir do seu banco. Nesses casos, a operação aparecerá duas vezes na lista.

Você poderá mesclar essas duas operações. Para isso, selecione-as e escolha a opção Mesclar as operações no menu de contexto. Isto irá adicionar toda a informação que tiver inserido manualmente à operação importada, apagando a operação inserida manualmente.