Criar disposições de teclado

Você poderá criar as suas próprias disposições de teclado com o editor incorporado no Treino de datilografia. O melhor é começar com uma disposição existente, criar uma cópia para a sua nova disposição e simplesmente ajustá-la.

Propriedades da disposição do teclado

As propriedades do leiaute do teclado podem ser escolhidas com o assistente de criação de leiautes de teclado do Treino de datilografia. Para carregar este assistente, você deve clicar no botão da barra de ferramentas da janela do Editor de exercícios e leiautes de teclado.

A primeira página do assistente de criação do Treino de datilografia permite-lhe escolher o tipo dos dados. Selecione a Disposição do teclado e pressione Seguinte.

Escolher o tipo

A segunda página do assistente permite-lhe escolher o título e o nome da disposição.

Segunda página do assistente de novas disposições

O título da disposição é importante para o item de seleção rápida do menu na lista de disposições da janela de configuração do Treino de datilografia e para as estatísticas.

O nome da disposição será usado como o nome interno da disposição no Treino de datilografia.

Terceira página do assistente de novas disposições

Ao usar a terceira página do assistente, você poderá escolher outra disposição como modelo para a sua. Selecione o exercício na lista (se existir) e pressione Terminar.

Janela de edição das novas disposições

O Treino de datilografia irá abrir a janela de edição do exercício preparada para inserir os dados do mesmo.

Adicionar teclas

Use o botão de Tecla normal para adicionar uma tecla normal nova ou em Tecla especial para adicionar uma nova tecla especial (modificadora, Espaço, Backspace, Tab, Caps Lock ou Enter) à disposição. O botão Delete pode ser usado para remover uma tecla selecionada da sua disposição. A escala poderá ser alterada com a barra no lado esquerdo da barra de edição.

As propriedades das teclas individuais poderão ser editadas com a área inferior da janela de edição.

Teclas normais

É fácil alterar o tamanho ou as propriedades de uma tecla.

Comece por clicar na tecla que deseja alterar. Isto seleciona a tecla clicada como a tecla atual.

Existem agora 4 quadrados nos cantos da tecla. Se mover esses quadrados, poderá arrastar o contorno da tecla para uma nova posição. Se arrastar toda a tecla, poderá mudar a posição da mesma na disposição.

As características numéricas da geometria da tecla também poderão ser alteradas com a seção Geometria da área inferior da janela de edição.

Editar as propriedades de uma tecla individual

A área inferior também poderá ser usada para escolher o dedo que pressione a tecla e mudar o marcador tátil da tecla.

Caracteres da tecla

Os caracteres que serão apresentados numa tecla poderão ser alterados com a seção Caracteres da área inferior do editor.

Editar a posição do caractere

Você poderá adicionar um caractere pressionando o botão . Um caractere selecionado poderá ser removido pressionando o botão .

Você poderá também selecionar a posição dos caracteres individuais na tecla se fizer duplo-clique sobre a coluna Posição.

Modificadores

Existem várias teclas modificadoras que poderão ser definidas no Treino de datilografia. Elas poderão ser editadas como teclas normais, mas é útil saber o identificador da tecla modificadora para usá-las de forma apropriada. A tabela dos identificadores das teclas modificadoras é apresentada abaixo.

Tabela 2.1. Teclas modificadoras

Tecla modificadoraID do modificador no Treino de datilografia
Altaltgr
Shiftleft_shift ou right_shift