Capítulo 2. Estender o Treino de datilografia

Criar exercícios

Você poderá criar facilmente o seu próprio exercício de treino com o editor de exercícios e leiaute de teclado incorporado do Treino de datilografia. Clique no botão à direita da barra de ferramentas da tela inicial e escolher o Editor de exercícios e disposições de teclado.... Você poderá optar por abrir um arquivo de exercício, criar um novo exercício do zero ou usar um exercício existente como modelo.

Importante

Você não poderá editar os exercícios incorporados, mesmo que tenha acesso de escrita à pasta de instalação.

Janela principal do Editor de leiautes de teclado e exercícios

Propriedades do exercício

As propriedades do exercício poderão ser escolhidas com o assistente de criação de exercícios do Treino de datilografia. Para invocar este assistente, você deverá pressionar o botão da barra de ferramentas da janela do Editor de leiautes de teclado e exercícios.

A primeira página do assistente de criação do Treino de datilografia permite-lhe escolher o tipo dos dados. Selecione o Exercício e pressione Seguinte.

Escolher o tipo

A segunda página do assistente permite-lhe escolher o título, o leiaute do teclado e a descrição do exercício.

Segunda página do assistente de novos exercícios

O título do exercício é importante para o item do menu de seleção rápida na lista de exercícios e para as estatísticas.

A descrição deverá ser usada para incluir informações sobre o autor e a origem dos dados da lição, se estes forem importantes. Esta descrição poderá ser apresentada pressionando o botão da janela inicial do Treino de datilografia.

Quando tiver terminado a inserção dos valores apropriados, pressione Seguinte.

Terceira página do assistente de novas lições

Ao usar a terceira página do assistente, você poderá escolher outro exercício como modelo para o seu. Selecione o exercício na lista (se existir) e pressione Terminar.

Janela de edição das lições novas

O Treino de datilografia irá abrir a janela de edição do exercício preparada para inserir os dados do mesmo.

Adicionar lições

Um exercício é um conjunto ordenado de lições. Para ser eficiente na datilografia, o conteúdo do exercício deverá cumprir alguns requisitos.

Escolha um nome significativo para a lição

Para cada nível, você poderá indicar os novos caracteres/teclas na lição. Vale a pena incluir os novos caracteres no título da lição. Clique no texto do nome na lista de Lições e indique um nome intuitivo.

Razão

O texto que indicar como título para a lição será apresentado como texto informativo da mesma no na lista de exercícios da tela inicial. Será muito mais fácil para o usuário escolher a lição, caso tenha um título que faça sentido.

A primeira lição deverá cobrir as teclas iniciais

Normalmente um teclado possui duas marcas tácteis nas teclas da segunda fila, que pertencem aos dedos indicadores. Essas duas teclas e as três teclas adjacentes para fora compõem as teclas iniciais. Essas são o asdfjkl; numa disposição de teclado dos EUA.

Razão

Essas oito teclas são a posição inicial de cada dedo. O usuário deverá interiorizar a posição dessas teclas primeiro para aprender com sucesso a datilografar.

Introduzir duas teclas novas por lição

A ordem de desbloqueio das teclas não é fixa, mas normalmente as teclas são introduzidas em pares que pertencem ao mesmo dedo de ambas as mãos. Siga o seu caminho a partir das teclas iniciais para as mais distantes. Como tal, a quarta fila será introduzida por último. Prefira as teclas dos caracteres importantes da sua língua, com isto condicionando um pouco o padrão de introdução. Por exemplo, em Francês os acentos são realmente importantes, o que deverá garantir uma introdução com lições dedicadas aos acentos em si.

Razão

Se forem introduzidas mais teclas, o aluno poderá ficar confuso com a dificuldade da lição e perder a sua motivação. Introduza as teclas mais importantes primeiro para poder formar palavras reais mais cedo.

Ênfase extra sobre as teclas novas

Certifique-se de que os caracteres que pertencem às novas teclas introduzidas são mais frequentes, ou pelo menos bastante frequentes, no texto da lição.

Razão

Se o aluno passar numa lição é porque deveria ter passado a dominar as novas teclas. Isso só é possível se a lição possuir de fato uma quantidade significativa dos novos caracteres.

Intercalar lições com teclas novas com lições de repetição

A cada duas ou três lições, adicione uma lição de repetição sem teclas novas. Estas deverão ter uma mistura homogênea de caracteres que cubra todos os caracteres já introduzidos.

Razão

Estas lições ajudam a fortalecer as aptidões adquiridas e oferecem uma forma de verificar o nível de treino global. Também são mais adequados para os treinos repetitivos, que melhoram ainda mais as aptidões gerais de datilografia.

Lições dedicadas a maiúsculas/minúsculas

Deverão existir várias lições que se foquem em especial na capitalização de maiúsculas ou minúsculas. Idealmente, esta é introduzida em vários passos: numa primeira vez, só a tecla Shift da esquerda, depois a da direita, depois ambas e finalmente seguir com uma ou mais lições de repetição.

Razão

Dominar a capitalização é a parte mais difícil de aprender em datilografia. Como tal, deverá se dispender algum esforço nessas lições.

Cobrir a disposição do teclado na totalidade

Isto inclui os caracteres e símbolos acessíveis com outras teclas de modificação que não o Shift. Idealmente, deverão ser cobertos todos os caracteres, números e símbolos de um teclado real.

Razão

Quanto mais completo for um exercício, mais o aluno poderá aprender com ele. Ele também mantém o exercício interessante para datilógrafos mais experientes.

Use o botão para adicionar uma nova lição ao exercício, o botão para remover a lição selecionada do seu exercício e os botões / para reorganizar as lições no exercício.

Importante

Tenha cuidado ao apagar as lições. Se o fizer, poderá limpar o processo de desbloqueio dos usuários do exercício. Se planeja rever um exercício detalhadamente, é melhor normalmente usar o exercício existente como base para um novo.

O conteúdo da lição poderá ser editado com o campo de edição no canto inferior direito. Você poderá copiar trechos do texto a partir do seu editor de texto favorito e colá-lo neste campo.

Use o botão para abrir um arquivo de texto genérico que será carregado no campo de texto da lição.

O botão pode ser usado para quebrar o texto da lição. O editor do Treino de datilografia troca de linha para que o texto em nenhuma delas exceda o limite recomendado de 60 caracteres.

Vamos assumir que deseja adicionar uma aula nova. Existem algumas ideias que poderá querer considerar:

Atribua às lições um título descritivo

Indique os novos caracteres, se existirem, ou então explique sobre o que trata a lição.

Razão

Bons títulos simplificam a descoberta do exercício correto, caso uma pessoa queira treinar sobre algo específico.

O texto da lição deverá ser composto por palavras e frases reais

Num caso ótimo, uma lição é composta por um texto contínuo sobre um assunto escolhido de forma livre.

Razão

Treinar com palavras e frases reais será mais eficiente que com combinações aleatórias de caracteres, uma vez que será mais próximo de uma escrita real. Além disso, é mais divertido.

Evitar combinações de teclas que não sejam palavras

Isto poderá ser impossível nas primeiras lições, onde só estão disponíveis alguns caracteres, mas assim que possível só deverá usar palavras reais. Nunca use palavras mal escritas.

Razão

As combinações de caracteres aleatórias são mais difíceis de escrever e raramente são encontradas na escrita do dia-a-dia. As palavras mal escritas, por outro lado, são confusas e até conferem um valor de aprendizagem negativo, uma vez o aluno poderá aprender a escrever essas palavras incorretamente.

O texto da lição deverá ter aproximadamente 600 caracteres

Elas poderão ter mais - até 1200 caracteres é aceitável -, mas lições mais curtas deverão ser evitadas. Isto é especialmente verdadeiro nas lições de repetição.

Razão

Manter-se dentro desse intervalo garante que um datilógrafo não treinado (~120 caracteres por minuto) possa terminar uma lição entre cinco e dez minutos. As lições mais demoradas são frustrantes e as mais curtas são pouco eficientes.

Verificações de qualidade no editor de texto da lição

Verificação da qualidade na janela de edição do curso

Acima, encontra-se uma imagem do editor de exercícios com uma lição problemática carregada e que mostra uma das verificações de qualidade: se uma lição tiver caracteres que não estejam disponíveis nessa lição, porque não se encontram entre os novos caracteres configurados para esta lição ou alguma anterior, os mesmos irão aparecer em vermelho. Existe também uma verificação para linhas muito compridas, que se traduzirá na mudança da cor para os caracteres à frente da coluna permitida.

Do lado esquerdo, existe uma lista sobre todos os arquivos de dados que o Treino de datilografia conhece, sejam eles incorporados ou criados pelo usuário. Se o usuário selecionar um recurso incorporado, o editor irá passar para um visualizador simples. Se o usuário selecionar uma disposição de teclado, o programa adaptar-se-á de forma apropriada.