Perguntas frequentes sobre o INDI

P: O que é o INDI?
P: Vocês planejam suportar mais dispositivos?
P: Quais operações o KStars fornece para controlar o telescópio?
P: Qual é a diferença entre Rotação, Rastrear e Sincronizar exatamente?
P: Posso controlar meu telescópio remotamente?
P: Quando eu tento Conectar, o KStars relata que o telescópio não está conectado com a porta serial/USB. O que eu posso fazer?
P: O KStars relata que o telescópio está on-line e pronto, mas eu não consigo encontrar a cruz do telescópio. O que é isto?
P: O telescópio está se movendo erraticamente ou não realiza nenhum movimento. O que eu posso fazer?

P:

O que é o INDI?

R:

O INDI é o protocolo de controle denominado, do inglês, Instrument-Neutral-Distributed-Interface (Interface Distribuída Neutra de Instrumento) desenvolvido por Elwood C. Downey do Instituto ClearSky. O KStars emprega drivers de dispositivo que são compatíveis com o protocolo INDI. O INDI possui muitas vantagens incluindo a perda do acoplamento entre dispositivos de hardware e drivers de software. Clientes que usam os drivers de dispositivos (como o KStars) são completamente inconscientes das capacidades do dispositivo. No momento da execução, o KStars se comunica com os drivers de dispositivo e constrói uma interface gráfica completamente dinâmica baseada nos servições fornecidos pelo dispositivo. Logo, novos drivers de dispositivo podem ser escritos e atualizados e o KStars pode obter todas as vantagens que ele oferece sem precisar de nenhuma mudança no lado cliente.

P:

Vocês planejam suportar mais dispositivos?

R:

Sim. Nós planejamos suportar a maioria das câmeras CCD e focalizadores e ampliar o suporte para mais telescópios. Se você gostaria que o INDI suportasse um dispositivo em particular, por favor envie uma mensagem eletrônica para

P:

Quais operações o KStars fornece para controlar o telescópio?

R:

Isto depende do telescópio em particular que você está usando, mas as três operações mínimas são Rotação, Rastrear e Sincronizar, que você pode usá-las diretamente do mapa do céu. Seu telescópio deve estar alinhado para estas operações serem executadas corretamente. Alguns telescópios oferecem mais operações como gerenciamento de sites, modos de rotação, foco, parking e mais. Você pode acessar os recursos estendidos do telescópio no painel de controle do INDI no menu de dispositivos.

P:

Qual é a diferença entre Rotação, Rastrear e Sincronizar exatamente?

R:

O comando Rotação ordena o telescópio a mover-se para um destino em particular e uma vez que o telescópio atinge o destino, o telescópio continua rastreando este destino numa taxa sidereal (por ex.: a taxa a qual a estrela se move pelo céu). Este trabalho funciona bem para estrelas, objetos Messier e sobre tudo fora de nosso sistema solar. Mas os objetos do sistema solar viajam através do céu, então o telescópio deve Rastrear os objetos conforme estes movem.

No entanto, você precisa emitir um comando de rastreio se quiser rastrear um objeto com movimento não sideral. Por outro lado, Sincronizar é usado para sincronizar as coordenadas internas do telescópio com aquelas do objeto que você selecionou.

P:

Posso controlar meu telescópio remotamente?

R:

Sim. Você pode iniciar um servidor INDI na máquina conectada ao seu telescópio e o servidor irá escutar as requisições dos clientes KStars. Uma vez que você estiver conectado, você pode controlar o seu telescópio diretamente do mapa celeste. Este procedimento está descrido em detalhes na seção controle de dispositivo remoto.

P:

Quando eu tento Conectar, o KStars relata que o telescópio não está conectado com a porta serial/USB. O que eu posso fazer?

R:

Esta mensagem é disparada quando o KStars não consegue se comunicar com o telescópio. Aqui vão algumas coisas que você pode fazer:

  1. Verifique se você tem tanto permissão de leitura como de escrita para a porta que você está tentando conectar-se.

  2. Verificar a conexão do cabo, certificando-se de que ela está em boas condições e testá-la com outros aplicativos.

  3. Verificar a energia do telescópio, certificando-se de que ele esteja ligado e que esteja recebendo energia suficiente.

  4. Configurar a porta correta no Painel de controle INDI do menu Dispositivos. A porta padrão é /dev/ttyS0

  5. Reiniciar o KStars e tentar novamente.

P:

O KStars relata que o telescópio está on-line e pronto, mas eu não consigo encontrar a cruz do telescópio. O que é isto?

R:

O KStars obtém as coordenadas RA e DEC do telescópio a partir da conexão. Se seu alinhamento foi realizado corretamente, então você deve ver a cruz próxima ao seu alvo no mapa celeste. No entanto as coordenadas RA e DEC fornecidas pelo telescópio podem estar incorretas (mesmo abaixo do horizonte) e você precisará sincronizar seu telescópio para seu alvo atual. Você pode usar o menu do clique direito para centralizar e rastrear a cruz do telescópio no mapa celeste.

P:

O telescópio está se movendo erraticamente ou não realiza nenhum movimento. O que eu posso fazer?

R:

Este comportamento é normalmente resultado de configurações incorretas. Por favor verifique a seguinte lista de checagem:

  1. O telescópio está alinhado?

  2. O modo de alinhamento do telescópio está correto? Use o Painel de controle INDI para verificar e mudar estas configurações (Alt/Az,Polar, Land).

  3. As configurações de data e hora do telescópio estão corretas?

  4. As configurações de latitude e longitude do telescópio estão corretas?

  5. O desvio UTC do telescópio está correto?

  6. Os eixos RA e DEC do telescópio estão travados firmemente?

  7. A configuração de troca N/S do telescópio (quando aplicável) está correta para o seu hemisfério?

  8. O cabo entre o telescópio e o computador está em boas condições?

Se você acha que todas as configurações estão corretas mas o telescópio ainda continua a mover-se erraticamente ou a não mover-se, então por favor envie um relatório para