Configuração de telescópio

A maioria dos telescópios são equipados com a interface RS232 para controle remoto. Conecte o plugue RS232 em seu telescópio à porta Serial/USB do seu computador. Tradicionalmente, o RS232 se conecta à porta serial do seu computador, mas uma vez que muitos dos novos laptops abandonaram a porta serial em favor das portas USB/FireWire, você pode precisar obter um adaptador serial para USB para usar com novos laptops.

Após conectar seu telescópio à porta serial/USB, ligue seu telescópio. É altamente recomendável que você baixe e instale o último firmware para o controlador do seu telescópio.

O telescópio precisa ser alinhado antes de poder ser usado corretamente. Alinhe seu telescópio (alinhamento de uma ou duas estrelas) como ilustrado no manual do seu telescópio.

O KStars precisa verificar as configurações de hora e localização antes de conectar-se ao telescópio. Isto garante o rastreamento apropriado e sincronização entre o telescópio e o KStars. Os passos a seguir habilitarão que você conecte-se a um dispositivo que está conectado ao seu computador. Para conectar e controlar dispositivos remotos, por favor acesse a seção controle de dispositivo remoto.

Você pode usar o assistente de configuração de telescópio e ele verificará todas as informações necessárias no processo. Ele pode automaticamente procurar nas portas por telescópios conectados. Você pode executar o assistente selecionando o Assistente de telescópio a partir do menu Dispositivos.

Alternativamente, você pode conectar a um telescópio local executando os seguintes passos:

  1. Configure sua localização geográfica. Abra a janela Definir localização geográfica selecionando o Geográfica... a partir do menu Configurações ou pressionando o ícone em forma de Globo na barra de ferramentas, ou ainda pressionando Ctrl+G.

  2. Configure sua hora local e data. Você pode mudar para qualquer hora ou data selecionando o Configurar hora... a partir do menu Hora, ou pressionando o ícone hora na barra de ferramentas. A janela Configurar hora usa o widget padrão para selecionar data do KDE,. Se você precisar reiniciar o relógio para a hora atual, simplesmente selecione Configurar hora para agora a partir do menu Hora.

  3. Clique no menu Dispositivos e selecione o Gerenciador de dispositivos.

  4. Sob a coluna Dispositivo, selecione o modelo do seu telescópio.

  5. Clique no botão Executar serviço.

  6. Clique em Fechar para deixar o diálogo do gerenciador de dispositivo.

Configurações frequentes

Você não precisa configurar a localização geográfica e hora toda vez que você conecta ao seu telescópio. Somente ajuste as configurações se precisar.

Você está agora pronto para usar os recursos do dispositivo. O KStars convenientemente fornece duas interfaces gráficas intercambiáveis para controlar os telescópios:

Controlando seu telescópio

  1. Controle de mapa celeste: Para cada dispositivo que você executa no Gerenciador de dispositivo, uma entrada correspondente mostrará um menu de contexto que permite controlar as propriedades do dispositivo. Você pode enviar comandos como rotacionar, sincronizar e rastrear diretamente a partir do mapa celeste.

    Aqui está uma captura de tela do menu de contexto com um dispositivo LX200 Classic ativo:

  2. Painel de controle INDI: O painel oferece ao usuário todos os recursos suportados por um dispositivo.

    O painel é dividido em três seções principais:

    • Aba de dispositivo: Cada dispositivo ativo adicional ocupa uma aba no painel INDI. Dispositivos múltiplos pode ser executados simultaneamente sem afetar a operação de outros dispositivos.

    • Visualizações de propriedade nas abas Controle principal e Opções: Propriedades são os elementos chave na arquitetura INDI. Cada dispositivo define um conjunto de propriedades para comunicar-se com o cliente. A posição atual do telescópio é um exemplo de uma propriedade. Propriedades semanticamente similares são normalmente reunidas em blocos ou grupos lógicos.

    • Visualizador de registro: Dispositivos relatam seu estado e comando reconhecidos enviando mensagens INDI. Cada dispositivo possui seu próprio visualizador de registro. Um dispositivo normalmente envia mensagens para seu driver de dispositivo somente, mas a um dispositivo é permitido enviar uma mensagem genérica quando apropriado.

Você não está restrito a usar uma interface ou outra uma vez que elas podem ser usadas simultaneamente. Ações a partir do Mapa celeste são automaticamente refletidas no Painel de controle INDI e vice-versa.

Para conectar ao seu telescópio, você pode tanto selecionar Conectar a partir do menu de contexto ou, alternativamente, pressionar o Conectar sob a aba de dispositivo no Painel de controle INDI.

Importante

Por padrão, o KStars tentará conectar à porta /dev/ttyS0. Para mudar a porta de conexão, selecione no Painel de controle INDI o menu Dispositivos e mude a porta na aba do seu dispositivo.

O KStars automaticamente atualiza a longitude, latitude e hora do telescópio baseado nas configurações atuais do KStars. Você pode habilitar/desabilitar esta atualização a partir do diálogo Configurar INDI do menu Dispositivos.

Se o KStars se comunicar com sucesso com o telescópio, ele obterá o RA e DEC atuais do telescópio e exibirá uma cruz no mapa celeste indicando a posição do telescópio.

Sincronizando seu telescópio

Se você alinhou seu telescópio e o última estrela alinhada foi, por exemplo, Vega, então a cruz deve estar centrada próximo a Vega. Se a cruz estiver fora do alvo, então você pode dar um clique-direito em Vega no mapa estelar e selecionar Sincronizar a partir do menu do seu telescópio. Esta ação instruirá o telescópio a sincronizar suas coordenadas internas para corresponder com as de Vega, e a cruz do telescópio deve agora estar centrada próximo à Vega.

É isto: seu telescópio está pronto para explorar o universo!

AVISO

Nunca usa o telescópio para olhar o Sol. Olhar diretamente o Sol pode causar um dano irreversível aos seus olhos, bem como ao seu equipamento.