Os polos celestes

Jason Harris

O céu parece caminhar sobre nossas cabeças do leste para oeste, completando um circuito completo em cerca de 24 horas (siderais). Este fenômeno deve-se ao giro da Terra sobre seu eixo. O eixo do giro terrestre intercepta a esfera celeste em dois pontos. Estes pontos são os polos celestes. Conforme a Terra gira eles permanecem fixos no céu, e todos os outros pontos parecem rodar ao redor deles. Os polos celestes são também os polos do Sistema de coordenadas equatorial, significando que eles tem uma declinação de +90 graus e -90 graus (para os polos celestes norte e sul, respectivamente).

O polo norte celeste atualmente tem quase as mesmas coordenadas da estrela brilhante Polaris (forma em latim para estrela polar). Isto faz Polaris ser útil para navegação: não somente está sempre sobre o ponto norte do horizonte, mas seu ângulo dealtitude é sempre (quase) igual a latitude geográfica do observador (de qualquer forma, Polaris somente pode ser observada em locais do hemisfério norte).

O fato de Polaris estar perto do polo é pura coincidência. De fato, devido a precessão, Polaris está perto do polo somente por uma pequena fração de tempo.

Dica

Exercícios:

Use a janela Encontrar objeto (Ctrl+F) para localizar Polaris. Note que sua declinação é quase (mas não exatamente) +90 graus. Compare a altitude lida quando Polaris estiver em foco com a latitude de sua localização geográfica. Elas estão sempre dentro de um grau de um para outro. Elas não são exatamente as mesmas porque Polaris não está exatamente no polo. (você pode apontar exatamente para o polo alternando para coordenadas equatoriais e pressionando a seta para cima no teclado até o céu parar de rolar).

Use a caixa Período de tempo na barra de ferramentas para acelerar o tempo para um período de 100 segundos. Você pode ver o céu inteiro aparentemente rodar ao redor de Polaris, enquanto Polaris permanece praticamente estacionada.

Dissemos que o polo celeste é o polo do sistema de coordenadas equatoriais. O que você acha que é o sistema de coordenadas horizontal (altitude/azimute)? (O zênite).