
Existe uma batalha constante entre o crescimento dos dados e o aumento do tamanho dos discos rígidos. Se você tiver um conjunto grande imagens, poderá ficar no meio dessa batalha, ao não ter espaço em disco suficiente para guardar todas as suas imagens. Nessa situação, poderá optar por colocar algumas das imagens em CDs. Um cenário alternativo será quando for numa viagem de negócios e quiser levar as suas imagens consigo, mas não tem o espaço em disco de 20GB para esse fim.
O KPhotoAlbum oferece uma solução para esse problema, nomeadamente na medida em que ele lhe permite usá-la, sem ter que ter as imagens disponíveis no disco. Você terá, obviamente, que disponibilizá-las num ponto qualquer para que o KPhotoAlbum descubra que existem imagens novas para ele indexar. O Figura 4.3, “O KPhotoAlbum no Modo Desligado” mostra o KPhotoAlbum quando não é capaz de encontrar todas as imagens necessárias no disco.
As imagens que têm o canto cortado (isto é, a imagem 1-4) não estão disponíveis no disco. As imagens em miniatura, por outro lado, estão disponíveis para as imagens 5-9, pelo que o KPhotoAlbum consegue mostrar as miniaturas para essas imagens. No entanto, não conseguirá ver essas imagens no visualizador. (Era normal cortar o canto das miniaturas para indicar que faltava a imagem no disco, mas essa funcionalidade parece não estar funcionando atualmente.)
Como pode ver, esta funcionalidade necessita que você copie os arquivos de e para as suas pastas; o KPhotoAlbum não tem atualmente nenhum suporte para lhe pedir para inserir o CD que etiquetou como Blá Blá. Por isso, esqueça esta funcionalidade se você for do tipo de pessoa que não gosta de mexer nos arquivos, etc. e que prefere sim comprar discos rígidos grandes o suficiente para guardar sempre todas as suas imagens.