Privacidade

Há algum tempo, o autor e a namorada trouxeram um portátil em uma visita aos sogros, para lhes mostrar as imagens das últimas férias. O KPhotoAlbum acabou por ser um grande sucesso e não levou muito tempo a que ela pegasse no portátil e começasse a navegar por si só. Infelizmente, também não levou muito tempo a que ela descobrisse algumas imagens infelizes do autor na sua juventude, assim as pessoas riram bastante dele. Esse episódio levou ao autor adicionar uma nova funcionalidade ao KPhotoAlbum: o bloqueio para privacidade.

No menu Imagens poderá encontrar um submenu chamado Privacidade. Para obter alguma privacidade escolha - enquanto está sozinho - as imagens que deseja manter privadas e selecione a opção Marcar a Vista Atual como Trancada no submenu de privacidade. Em alternativa, você poderá escolher as imagens que deixará a sua irmã ver e selecionar a opção Marcar Tudo Exceto a Vista Atual como Trancado.

Agora que você selecionou o que deseja ocultar, e antes que passe o seu portátil à sua irmã, escolha simplesmente Trancar as Imagens, assim a sua irmã não será capaz de ver as imagens bloqueadas. Quando terminar, poderá desbloqueá-las com a opção Destrancar.

É possível indicar uma senha que terá que ser introduzida para desbloquear o banco de dados. No menu de Privacidade, basta selecionar a opção Mudar a Senha para configurar uma senha.

Não se iluda se pensa que isto irá ajudá-lo a esconder as imagens de vez. Primeiramente, as imagens ainda estão no disco; segundo, qualquer pessoa com acesso ao arquivo index.xml que o KPhotoAlbum usa, poderá ler a senha em texto simples e, opcionalmente, removê-la. Esta funcionalidade pretende proteger apenas contra pessoas que usem o KPhotoAlbum sem intenção real de obter as suas imagens privadas.