Capítulo 5. Compilar os projectos com Makefiles personalizados

Muitos projectos descrevem como é que os ficheiros de código devem ser compilados (e quais os ficheiros que terão de ser recompilados assim que um ficheiro de código ou de inclusão mudar), usando os ficheiros Makefile que são interpretados pelo programa make (veja, por exemplo, o 'make' da GNU). Para os projectos simples, é normalmente muito simples configurar um destes ficheiros à mão. Os projectos maiores normalmente integram os seus ficheiros Makefile com as 'autotools' da GNU (autoconf, autoheader, automake). Nesta secção, iremos assumir que você tem um Makefile para o seu projecto e que quer indicar ao KDevelop como interagir com ele.

Nota

O KDevelop 4.x não suporta nada das 'autotools' da GNU na altura em que esta secção foi escrita. Se o seu projecto as usar, terá de correr o ./configure ou qualquer um dos outros comandos relacionados à mão, numa linha de comandos. Se quiser fazer isto dentro do KDevelop, abra a ferramenta do Konsole (se necessário, adicione-a ao perímetro da janela principal, usando a opção JanelasAdicionar uma área de ferramentas) que lhe dará uma janela com linha de comandos e poderá então executar o ./configure a partir da linha de comandos nesta janela.

O primeiro passo é indicar ao KDevelop quais são os alvos nos seus ficheiros Makefile. Existem duas formas de o fazer: se seleccionar os alvos do Makefile individualmente e escolher uma lista dos que deseja compilar com mais frequência. Em ambas as abordagens, abra a ferramenta de Projectos, carregando no botão de Projectos no perímetro da janela principal do KDevelop (se não tiver este botão, veja como adicionar um botão destes aí). A janela da ferramenta de Projectos tem duas partes: a metade superior — chamada Projectos — apresenta todos os seus projectos e permite-lhe expandir as árvores de pastas subjacentes. A metade inferior — chamada Selecção dos Projectos — apresenta um sub-conjunto desses projectos que serão compilados ao escolher o item do menu ProjectoCompilar a selecção ou carregar em F8; iremos voltar a esta parte mais em baixo.

Compilar os alvos individuais do Makefile

Na parte superior da área do projecto, expanda a sub-árvore de um projecto, por exemplo o projecto onde deseja executar um alvo em particular do Makefile. Isto dar-lhe-á ícones para (i) as pastas sob este projecto, (ii) os ficheiros na pasta de topo deste projecto, (iii) os alvos do Makefile que o KDevelop consegue identificar. Estas categorias aparecem na imagem à direita. Lembre-se que o KDevelop compreende a sintaxe do Makefile até um certo ponto e, como tal, consegue apresentar-lhe os alvos definidos nesse Makefile (ainda que esta compreensão possa ter os seus limites, caso os alvos sejam compostos ou implícitos.

Para compilar qualquer um dos alvos aqui apresentados, carregue nele com o botão direito do rato e seleccione Compilar. Por exemplo, se fizer isto com o alvo clean (limpar), irá simplesmente executar o comando make clean. Poderá ver isto a acontecer na sub-janela Compilação que aparece, mostrando-lhe o comando e o seu resultado. (Esta janela corresponde à ferramenta para Compilar, pelo que poderá fechar e voltar a abrir a janela com o botão de ferramentas Compilar no perímetro da janela principal. Este aparece na parte inferior direita da imagem.)