Seleccionar uma colecção de alvos do Makefile para uma compilação repetida

Se carregar com o botão direito em alvos individuais do Makefiles, sempre que quiser compilar algo, irá perder tempo precioso. Em vez disso, será bom ter alvos individuais para um ou mais projectos da sessão que possa então compilar de forma repetida sem muito trabalho com o rato. Aí é onde o conceito das Selecções de alvos de compilação pode ajudar: é uma colecção de alvos dos ficheiros Makefile que são executados um a seguir ao outro quando carregar no botão Compilar a selecção na lista de botões do topo, seleccionar a opção do menu ProjectoCompilar a selecção ou carregar na tecla de função F8.

A lista com os alvos seleccionados da Makefile aparece na metade inferior da área de Projectos.

Por omissão, a selecção contém todos os projectos, mas você poderá alterar isso. Por exemplo, se a sua lista de projectos tiver três destes (uma biblioteca de base L e duas aplicações A e B), mas se só estiver a trabalhar de momento no projecto A, poderá querer remover o projecto B da selecção, seleccionando-o nessa lista e carregando no botão . Para além disso, poderá querer garantir que a biblioteca L é compilada antes do projecto A, movendo os itens da selecção para cima ou para baixo com os botões à direita da lista. Também poderá obter um alvo da Makefile em particular para a selecção se carregar com o botão direito sobre ela e seleccionar Adicionar ao conjunto de compilação ou simplesmente seleccioná-lo e carregando em , logo por cima da lista de alvos seleccionados.

O KDevelop permite-lhe configurar o que desejar sempre que compilar a selecção. Para tal, use a opção do menu ProjectoAbrir a configuração. Aí, poderá por exemplo seleccionar o número de tarefas simultâneas que o make deverá executar — se o seu computador tiver, por exemplo, 8 processadores, então poderá ser útil indicar 8 neste campo. Nesta janela, o Alvo predefinido do 'make' é um alvo do Makefile usado para todos os alvos da selecção.