Introdução à configuração manual

A tela de configuração

A tela de configuração principal do KMail

 

A janela ConfiguraçõesConfigurar KMail... consiste em seis seções: Contas, Aparência, Compositor, Segurança, Diversos e Plugins.

Para começar a enviar e receber mensagens, você só precisa alterar algumas configurações na página Contas. Aqui está um breve resumo dos passos que você deve seguir para configurar uma nova conta de e-mail. Para uma descrição mais detalhada, leia o capítulo Configurar o KMail.

 

Configurando sua identidade

Para criar uma nova identidade, clique no botão Adicionar... na aba Identidades associada à página Contas. Uma pequena janela pop-up será exibida.

O diálogo de nova identidade

Adicionando uma nova identidade

Você tem algumas opções aqui. Dê um nome à nova identidade e selecione uma das opções disponíveis ("Com campos vazios" ou "Usar valores das configurações do sistema"). Em seguida, clique em OK. A tela de configuração da identidade será exibida.

 

O diálogo para nova identidade continua

Configurando a nova identidade

 

As configurações na aba Geral são bastante simples. Preencha o campo Seu nome com seu nome completo (ex.: João da Silva) e o campo Organização (opcional) com as informações apropriadas. Em seguida, preencha o campo Endereço de e-mail com seu endereço de e-mail (ex.: joao.silva@exemplo.net).

Se estiver usando o PGP ou o GnuPG, você poderá configurar as suas chaves OpenPGP e/ou certificados S/MIME na aba Criptografia.

As abas Avançado e Modelos podem ser usadas para personalizar a forma como as mensagens enviadas desta identidade serão formatadas e processadas. Consulte Configurar KMail para obter instruções mais detalhadas.

Opcionalmente, acesse a aba Assinatura e insira sua assinatura. Trata-se de um pequeno texto que será automaticamente adicionado a todas as suas mensagens. Não tem relação com assinaturas digitais. Você também pode inserir um pequeno avatar pessoal nos cabeçalhos das mensagens enviadas através da aba Imagem.

 

Configurando sua conta

A página Contas contém também as configurações que dizem ao KMail como enviar e receber as suas mensagens de e-mail. Muitas destas configurações poderão depender bastante da maneira como seu sistema está configurado e do tipo de rede que o seu servidor de e-mail se localiza. Se você não souber qual a opção a usar ou o que colocar em algum campo, consulte o seu Provedor de Acesso à Internet (ISP) ou administrador de sistema.

Enviando mensagens

Aqui está uma maneira de criar uma conta de e-mail para envio.

Opções de conta de envio

Escolhendo um tipo de conta de envio de e-mail

 

Ao clicar no botão Adicionar... na aba Envio, esta tela será exibida. Se o seu computador estiver conectado diretamente à internet, você provavelmente desejará escolher SMTP. Se precisar usar sendmail® ou Microsoft® EWS,consulte o capítulo Configuração. Independentemente do tipo de conta de envio que você selecionar, marque a caixa "Definir como conta de envio padrão". (Você pode alterar isso facilmente mais tarde, se tiver mais de uma conta de e-mail.)

Ao selecionar a opção SMTP e clicar no botão ✓ Criar e configurar, a seguinte tela de configuração será exibida.

 

Diálogo de configuração de envio

Configurando uma conta SMTP

 

No mínimo, você deve fornecer um URI do servidor de e-mail. Se o seu serviço de e-mail exigir autenticação antes do envio de mensagens, marque a caixa "O servidor requer autenticação" e forneça seu endereço de e-mail e senha. Se você quiser que o KMail se lembre da sua senha, marque a caixa "Armazenar a senha do SMTP". Se você ainda não criou uma carteira, será solicitado que forneça uma senha.

Verifique se a conexão com o servidor SMTP está funcionando selecionando a aba Avançado e clicando no botão Detectar automaticamente. O KMail consultará seu servidor SMTP para obter as configurações corretas (criptografia, número da porta e método de autenticação). Após as configurações adequadas serem detectadas, a conta de saída estará pronta para uso. (Consulte Configuração se a conexão SMTP exigir ajustes adicionais.)

 

Recebendo mensagens

Por padrão, as Pastas locais (caixa de entrada, caixa de saída, enviados, lixeira, rascunhos e modelos) na pasta principal do KMail são predefinidas nesta aba. Usando a caixa suspensa, você pode definir as Opções de recepção para essas pastas. (Observe que o KMail usa o formato Maildir para armazenar mensagens no seu disco rígido: cada mensagem é armazenada como um arquivo separado. A localização exata da pasta principal do KMail depende da distribuição Linux® que você instalou, mas provavelmente está em algum lugar em ~/.local/share/.)

Para configurar uma conta para receber mensagens, clique no botão Adicionar... na aba Recebimento. Selecione "Conta personalizada..." na lista suspensa. Em seguida, você será solicitado a informar o tipo de conta. A maioria dos usuários selecionará Servidor de e-mail POP3 ou Servidor de e-mail IMAP. Se você deseja usar um arquivo de caixa de correio local (Mbox), consulte as Perguntas frequentes sobre bloqueio de arquivos.

O diálogo de configuração de recebimento

Configurando uma conta IMAP

 

Se você escolheu POP3 ou IMAP, a janela de configurações da conta será exibida. Primeiro, preencha o campo Nome da conta para nomear sua conta. Você pode escolher qualquer nome que desejar. Os campos Nome de usuário, Senha e Servidor de recepção de e-mail (ou Servidor IMAP) devem ser preenchidos com as informações apropriadas fornecidas pelo seu provedor de internet ou administrador do sistema. Se você quiser que o KMail verifique automaticamente se há novas mensagens, marque a caixa Habilitar verificação periódica de e-mails e defina o intervalo de tempo desejado.

Em seguida, clique na aba Avançado e depois no botão Detectar automaticamente. O KMail consultará seu servidor de mensagens de entrada para determinar as configurações corretas para esta conta (criptografia, número da porta e método de autenticação).

Opções relevantes apenas para o IMAP

Se você marcar a opção Compactar pastas automaticamente na aba de configuração Avançado, o KMail removerá as mensagens que você excluiu do servidor assim que você sair da pasta. Caso contrário, as mensagens serão apenas marcadas como excluídas e você precisará compactar as pastas manualmente.

Opções relevantes apenas para o POP3

Selecione Deixar mensagens transferidas no servidor na aba de configuração Avançado se desejar manter suas mensagens no servidor após o download. Existem sete maneiras de especificar por quanto tempo as mensagens antigas serão mantidas após o download: indefinidamente (deixe todas as opções desmarcadas), ou por número de dias / número de mensagens / tamanho máximo da caixa de entrada do servidor (escolha uma, duas ou todas as três opções). Se esta caixa não estiver marcada, todas as mensagens serão excluídas imediatamente do servidor remoto após a conclusão do download.

Na aba Avançado, você também pode selecionar Usar pipelining para baixar e-mails mais rápido, caso seu servidor suporte essa opção. Teste para garantir que funcione corretamente.

A pasta caixa de entrada é a pasta padrão para as mensagens recebidas. Se quiser mudar isto por alguma razão, você poderá fazê-lo com a opção Pasta de destino. Talvez o que você precise realmente é de um filtro, que não tem nada a ver com esta opção.

Com o Pré-comando você poderá indicar qualquer programa que o KMail irá executar antes de baixar as mensagens. Por favor, indique a localização completa (não use o ~) e lembre-se de que o KMail não irá continuar até que o programa termine.

Opções comuns ao IMAP e ao POP3

Na aba Recebimento, em Opções de recepção, selecione Incluir nas verificações manuais de e-mail se desejar verificar esta conta sempre que executar ArquivoVerificar e-mails. Se não selecionar esta opção, você ainda poderá verificar novas mensagens nesta conta com ArquivoVerificar e-mails em >.

O KMail suporta a criptografia por SSL/TLS e por STARTTLS (prefira o SSL/TLS se estiver disponível).

O KMail suporta nove métodos de autenticação:

  • Texto simples,

  • PLAIN,

  • LOGIN,

  • CRAM-MD5 (recomendado se o DIGEST-MD5 não estiver disponível),

  • DIGEST-MD5 (recomendado),

  • NTLM,

  • GSSAPINTLM,

  • APOP (aka Anonymous), e

  • Gmail.

DIGEST-MD5, CRAM-MD5 e APOP são seguros por si só. As outras opções são seguras apenas quando usadas em conjunto com SSL ou TLS. Você só deve usar Texto simples se o seu servidor não suportar nenhum dos outros métodos de autenticação. A autenticação anônima é suportada no IMAP, mas não por APOP. A autenticação do Gmail está disponível apenas para contas IMAP que usam o serviço Gmail do Google.

Use o botão Detectar automaticamente na aba Avançado para selecionar automaticamente as configurações mais seguras suportadas pelo seu servidor.

Você está agora pronto para receber e-mails. Para o IMAP, basta abrir as suas pastas na árvore de pastas da janela principal do KMail. O KMail irá conectar-se então ao seu servidor e mostrará as mensagens que encontrar. Para o POP3, use o ArquivoVerificar e-mails.

Testando a sua configuração

Primeiro, você deve enviar uma mensagem para si mesmo para testar sua configuração. Para enviar uma mensagem, pressione Ctrl+N, selecione o botão  Novo ou selecione o item de menu MensagemNova mensagem.... A janela do compositor será exibida. Preencha o campo Para: com seu endereço de e-mail e digite algo no campo Assunto. Envie a mensagem selecionando MensagemEnviar e-mail.

Para verificar o seu e-mail, selecione ArquivoVerificar e-mails. Na parte inferior direita, uma barra de progresso irá indicar quantas mensagens estão sendo transferidas. Se você recebeu a mensagem que enviou, então parabéns! Se, contudo, você obtiver alguma mensagem de erro ao testar a sua configuração, certifique-se de que a sua conexão à rede está funcionando e verifique novamente a sua configuração em ConfiguraçãoConfigurar o KMail....