
O menu Mensagem
- → (Ctrl+N)
Abre uma nova janela de composição para que você possa criar uma mensagem.
- → (Ctrl+Return)
Envia a mensagem imediatamente. Se você usar o SMTP para enviar as suas mensagens e o servidor não estiver acessível, a mensagem será colocada na caixa de saída e você irá obter uma mensagem de erro. Depois de resolver os problemas da conexão, você poderá enviar as mensagens existentes na caixa de saída com a opção → .
- →
Permite-lhe selecionar qual o servidor de envio de e-mail que deseja usar para enviar a mensagem.
- →
Abre a caixa de diálogo de envio atrasado. Veja mais detalhes na documentação sobre Enviar mais tarde.
- →
Permite-lhe selecionar qual o servidor de envio de e-mail que deseja usar para enviar a mensagem atrasada.
- →
Salva a mensagem como um arquivo. Três formatos são suportados: Rich Text (.html), texto simples (.txt) e Open Document Format (.odt).
- → (Ctrl+S)
Salva a mensagem na pasta de rascunhos, para que você possa editá-la e enviá-la mais tarde.
- →
Permite-lhe salvar sua mensagem como um modelo. Veja mais detalhes sobre modelos em Compor a partir de modelos.
- →
Insere o conteúdo de um arquivo no texto da mensagem, começando na posição do cursor.
- →
Permite-lhe escolher a partir de uma lista de arquivos de texto inseridos recentemente para inserir na sua mensagem. Selecione para limpar a lista.
- →
Abre uma janela de visualização de impressão e exibe sua mensagem, formatada para impressão.
- → (Ctrl+P)
Formata e imprime a mensagem que você compôs.
- →
Permite que você faça uma segunda cópia da sua mensagem em outro local. Quatro opções são fornecidas: Nextcloud (um aplicativo de compartilhamento de arquivos de código aberto), Pastebin (um site gratuito), Bluetooth e E-mail (abre outra janela de composição e adiciona a mensagem atual a essa nova mensagem como um anexo). Esta opção não está disponível a menos que o plugin Compartilhar texto esteja ativo.
- → (Ctrl+W)
Fecha esta janela do compositor.

O menu Editar
Se o item de menu que você estiver procurando está faltando, veja o menu Editar dos Fundamentos do KDE. Os itens listados abaixo são específicos do KMail.
- → (Ctrl+Shift+O)
Cola o texto da área de transferência e o marca como uma citação (isto é, cada linha precedida por ">" e um espaço).
- →
Cola um arquivo que foi copiado para a área de transferência (por exemplo, usando o gerenciador de arquivos Dolphin) como um anexo.
- → (Ctrl+Shift+V)
Cola o texto da área de transferência sem qualquer formatação HTML.
- →
Essa opção supostamente substitui vários caracteres de nova linha adjacentes ou espaços por quebras de linha/espaços simples, mas nos testes, aparentemente não faz absolutamente nada.
- →
Adiciona o indicador de citação (> e um espaço, por padrão) a cada linha do texto selecionado. Se nenhuma seleção for feita, adiciona o indicador a todas as linhas da mensagem.
- →
Remove o indicador de citação mais à esquerda do texto selecionado.
- →
Exibe uma lista de todos os nomes em sua agenda de contatos e, em seguida, insere o endereço de e-mail escolhido na posição do cursor (após você fazer uma seleção e clicar no botão ). Esta opção só está disponível quando o plugin estiver carregado.
- → (Ctrl+Espaço)
Insere um espaço não separável na posição do cursor. Esta opção só está disponível quando o plugin estiver carregado.
- →
Permite inserir um caractere especial na posição do cursor. Um grande número de caracteres Unicode está disponível. Esta opção só é fornecida se o plugin estiver ativado.
Este item de menu foi movido para o menu na versão 5.17. Se você ativou o plugin e esta entrada não aparece quando o KMail é reiniciado, verifique o menu .
- →
Ajuda você a modificar a capitalização do texto selecionado. Existem quatro opções: Maiúsculas (capitaliza os caracteres selecionados), Minúsculas (força o texto selecionado a ser todo em minúsculas), Primeira letra maiúscula (capitaliza a primeira letra da seleção e torna o restante em minúsculas) e Inverter maiúsculas/minúsculas (converte letras maiúsculas em minúsculas e vice-versa). Esta opção só é fornecida se o plugin estiver ativado. Este item de menu permanece acinzentado até que algum trecho de texto seja selecionado para modificação.
- →
Permite ampliar ou reduzir o zoom na mensagem que você está compondo. Esta é a mesma função que aparece como → na janela de visualização da mensagem. Esta opção não está disponível a menos que o plugin tenha sido carregado.
- →
Permite inserir o conteúdo de um campo nomeado na posição do cursor. Você pode escolher entre Para >, De >, Cc >, Anexo >, Data/Hora > e Diversos > (que possui apenas um item de submenu associado, "Assunto"). Há uma peculiaridade notável: a data/hora exibida nas opções do submenu é fixa no momento em que a janela do compositor foi aberta, mas o valor realmente inserido em uma mensagem é obtido do relógio do sistema.

O menu Exibir
Este menu permite ativar/desativar a exibição dos campos de cabeçalho e de alguns outros itens na janela do compositor. Os itens selecionados serão marcados (a caixa de seleção ficará colorida) no menu.
Diversas opções estão disponíveis:
. Exibe todos os seis campos a seguir.
. Se você definiu mais de uma identidade, esta será uma caixa suspensa.
usado para verificação ortográfica. Se vários dicionários estiverem instalados, isso será uma caixa suspensa.
. O botão
que aparece à direita quando esta opção está marcada abre uma caixa de diálogo de seleção de pasta.. Se você criou mais de uma conta de saída, esta será uma caixa suspensa.
. O conteúdo deste campo pode variar, dependendo da identidade que você usar.
. Use este campo para descrever sua mensagem, brevemente.
A caixa suspensa Para
está sempre presente na parte superior da janela do compositor. Use-a para selecionar endereços Cc, Cco e Responder para, conforme necessário. Consulte Cabeçalhos do compositor para obter mais detalhes sobre os cabeçalhos das mensagens.
- →
Usa uma fonte de largura fixa (monoespaçada) para mostrar a mensagem editada atualmente. A fonte a ser usada pode ser configurada na seção Aparência da janela de configuração do KMail.
- →
Mostra uma coluna do lado direito da janela do compositor que lhe permite usar e criar trechos. Veja mais informações em Trechos.

O menu Opções
Este menu permite ativar ou desativar várias opções para a mensagem atual. Os itens selecionados serão marcados (a caixa de seleção ficará colorida) no menu.
- →
Define a prioridade da mensagem como Urgente inserindo duas linhas de cabeçalho: "X-PRIORITY: 2 (Alta)" e "Prioridade: urgente". O cliente de e-mail do destinatário deve oferecer suporte a esses cabeçalhos; caso contrário, eles não terão efeito. O próprio KMail não oferece suporte a prioridades para mensagens recebidas (embora você possa marcar mensagens como Importantes).
- →
Se você escolher esta opção, o KMail inserirá uma linha de cabeçalho Disposition-Notification-To: na mensagem, que é uma solicitação para receber uma notificação por e-mail assim que sua mensagem for baixada e lida pelo destinatário. Esta função deve ser compatível e estar habilitada pelo cliente de e-mail do destinatário; caso contrário, não funcionará.
Consulte Notificações de recebimento de mensagens para obter informações básicas e várias maneiras de personalizar os recibos de leitura que o KMail envia em resposta a uma linha de cabeçalho Disposition-Notification-To: recebida.
- →
Se você escolher esta opção, o KMail inserirá um cabeçalho Return-Receipt-To: na mensagem, que é uma solicitação para receber uma notificação por e-mail assim que sua mensagem for carregada pelo seu servidor de e-mail e entregue ao destinatário. Esta função deve ser compatível com o seu servidor de e-mail de saída; caso contrário, não funcionará.
- →
Assina digitalmente a mensagem usando o OpenPGP ou um certificado X.509. Você poderá aprender mais sobre isto no capítulo sobre OpenPGP.
- →
Criptografa a mensagem usando o OpenPGP ou um certificado X.509. Você poderá aprender mais sobre isto no capítulo sobre o OpenPGP.
- →
Permite que você escolha o formato de criptografia de mensagens usado para assinar e/ou criptografar digitalmente a mensagem. Consulte os Formatos criptográficos de mensagem para mais informações.
- →
Ativa a edição de texto formatado (isto é, HTML).
- →
Altera a codificação de caracteres desta mensagem. A codificação escolhida irá aparecer no cabeçalho da mensagem resultante. Você poderá usar a Automática para quase todos os casos. O KMail irá lhe informar se precisa de selecionar manualmente uma codificação diferente.
- →
Alterna a funcionalidade de quebra de linha automática. Poderá ser útil desligar esta opção se você quiser colar linhas compridas (por exemplo, URLs) que não deverão ser quebradas.
- →
Ativa ou desativa a verificação ortográfica automática.
- →
Inicia uma caixa de diálogo que permite adicionar um item de "Tarefa" no seu calendário. Este item fica acinzentado se o plugin Agente de lembrete de acompanhamento não estiver ativado.

O menu Anexar
Este menu permite-lhe selecionar as opções dos anexos.
- →
Adiciona sua assinatura (“rodapé”) ao fim da mensagem. Veja em Configurar assinatura da identidade para mais detalhes sobre a configuração da sua assinatura.
- →
Adiciona sua assinatura (“cabeçalho”) no início da mensagem.
- →
Insere sua assinatura na posição atual do cursor.
- →
Abre a caixa de diálogo Anexar chave pública OpenPGP. Veja mais detalhes em Configurar a assinatura criptográfica OpenPGP da identidade.
- →
Anexa sua chave pública GnuPG ou seu certificado X.509 (ou seja, a chave pública associada à sua identidade atual) à sua mensagem.
- → →
Anexa um ou mais arquivos à mensagem atual. Por padrão, os anexos são criptografados (se a mensagem for criptografada). Para mais informações sobre criptografia e anexos, consulte a seção sobre Formatos criptográficos de mensagens.
- → →
Cria um arquivo ZIP contendo a pasta selecionada e anexa o arquivo a esta mensagem.
- → →
Anexa o seu próprio vCard à mensagem atual.
- → →
Abre uma caixa de diálogo com o KAddressBook que permite selecionar uma ou mais pessoas (Ctrl e clique com o botão esquerdo do mouse) e, em seguida, anexa vCards para todos os selecionados.
- → →
Se o item mais acima na área de transferência contiver pelo menos dois bytes, uma caixa de diálogo de nome de arquivo será aberta. O KMail criará um anexo contendo o texto da área de transferência e dará ao anexo o nome que você escolheu.
- →
Remove o anexo selecionado (selecionado na área de anexos abaixo da janela principal do compositor).
Nota
Este item de menu, e os dois seguintes, ficarão acinzentados até que um anexo seja selecionado.
- →
Salva o anexo selecionado na janela de anexos em um arquivo.
- →
Mostra as propriedades do anexo selecionado na janela de anexos. Também permite-lhe assinar/criptografar o anexo e alterar algumas de suas propriedades (nome, descrição, MIME, tipo, etc.).

O menu Ferramentas
Se o item de menu que você está procurando estiver faltando, consulte o menu Ferramentas dos Fundamentos do KDE. Os itens abaixo apresentados são específicos do KMail.
- →
Abre a caixa de diálogo Selecionar destinatário, com o conteúdo de todos os seus livros de endereços para seleção.
- →
Abre o KAddressBook.
- →
Abre uma caixa de diálogo que permite salvar grupos de contatos como um único item nomeado. Muito útil se você costuma enviar a mesma mensagem para todos os membros de um clube, por exemplo.
- →
Realiza a autocorreção. Você tem duas opções: analisar e autocorrigir o texto selecionado ou aplicar a autocorreção à mensagem inteira. Este item de menu não estará presente a menos que o plugin Autocorreção esteja carregado e não funcionará a menos que a função de autocorreção esteja habilitada na página de configuração do compositor.
- → (Ctrl+Alt+T)
Abre a janela do tradutor.
- →
Abre a janela de verificação gramatical e examina sua mensagem, destacando quaisquer erros encontrados. Este recurso não atualiza continuamente o texto verificado enquanto você digita; você deve primeiro compor sua mensagem e, em seguida, invocar a verificação gramatical. Esta ferramenta não está disponível a menos que o plugin Verificação gramatical esteja ativado. Assim como a função de tradutor, a verificação gramatical passa sua mensagem por um servidor (servidor padrão: https://languagetool.org/api/v2) na internet.

O menu Configurações
Se o item de menu que você estiver procurando está faltando, veja o menu Configurações dos Fundamentos do KDE. Os itens listados abaixo são específicos do KMail.
- →
Permite controlar quais barras de ferramentas são exibidas. Você pode escolher qualquer combinação de três opções: Barra de ferramentas principal (Enviar, Fila, Texto formatado, etc.), Barra de ferramentas HTML (Estilo, Fonte/Tamanho, etc.) e Direção do texto (caso você use um script da direita para a esquerda). Observe que a barra de ferramentas HTML pode ser facilmente ativada e desativada através do botão na barra de ferramentas principal.
- →
Permite-lhe configurar o Sonnet, o verificador ortográfico do KDE.
