Inserir Dados

Inserir dados em uma célula pode ser tão simples como selecionar a célula, digitar seu dado, e então pressionar o Enter ou mover a seleção para outra célula com um tecla de seta. Dependendo de como você inserir seu dado, o Calligra Sheets interpretará com um número, data, hora ou texto:

  • Números são inseridos da maneira óbvia; 123, -123, 456.7 ou em notação científica -1.2E-5.

  • As datas deverão ser inseridas no formato do seu Sistema, tal como está definido nas Configurações do Sistema na aba LocalizaçãoPaís/Região e IdiomaHora e data. Por exemplo, se estiver usando o formato do DD/MM/AAAA, você deverá inserir 30/03/2012 para o 30 de março de 2012. Os zeros antecedentes para o dia e o mês podem ser omitidos e apenas os últimos um ou dois algarismos do ano é que precisam de ser inseridos se a data estiver no ano atual, como por exemplo 9/1/9 para 9 de janeiro de 2009.

  • As horas devem ser também inseridas segundo o formato do Sistema. Por exemplo, se você estiver usando um relógio de 12 horas, então insira as horas no formato HH:MIN am|pm ou HH:MIN:SS am|pm, como por exemplo 9:42 am ou 10:30:52 pm.

  • O Calligra Sheets define qualquer dado introduzido como texto se não conseguir reconhecê-lo como um número, uma data ou uma hora.

Nota

Por padrão, o Calligra Sheets alinha à direita números, datas e horas de uma célula e alinha à esquerda qualquer outra coisa. Isto pode ser um guia útil para verificar se você inseriu uma data ou hora no formato correto. Mas lembre-se de que a maneira como os itens são exibidos pode ser mudada com alteração do formato da célula.

O campo de entrada de texto principal no Editor de células oferece uma maneira fácil de editar o conteúdo de uma célula selecionada. Pressione Enter ou clique com o botão esquerdo na marca verde quando você estiver satisfeito com o que você inseriu ou clique na cruz vermelha para cancelar sua edição.

Formato Genérico das Células

O Calligra Sheets usa o formato de células Genérico por padrão. Uma vez que este formato seja usado, o Calligra Sheets detecta automaticamente o tipo de dados, com base nos dados da célula atual. Por exemplo, se você inserir algum texto na célula e depois introduzir um número na mesma célula, o Calligra Sheets interpreta automaticamente os dados novos como um número. Se quiser definir você mesmo o tipo dos dados, poderá fazê-lo no formato da célula. Você poderá alterar o formato de volta para o Genérico a qualquer momento.