Capítulo 4. Funções Básicas

Controlos

Geral

Esta é uma secção relativamente curta, mas importante, que irá explicar os detalhes de controlo do Krusader. Esta secção não tenta cobrir todas as combinações de teclas por duas razões:

  1. existem demasiadas, de facto

  2. a maioria das acções do Krusader são configuráveis na página Painel do Konfigurador

Só iremos mencionar os atalhos mais importantes com a configuração predefinida, mas tenha em mente que a maioria das Combinações de Teclas são configuráveis. Se descobrir que usa um determinado comando com frequência e deseja saber o atalho para esse comando, ou se o quiser mudar de facto, então veja a página de Combinações de Teclas da janela para Configurar os Atalhos (ConfiguraçãoConfigurar os Atalhos...).

Movimentar-se

Entendemos por 'movimentar-se' a transferência do foco do teclado e do rato entre as diferentes partes da janela principal do Krusader. O foco poderá estar num de cinco locais: o Painel Esquerdo ou Direito, a Barra do Menu, a Linha de Comandos ou o Emulador de Terminal. O painel que estiver em primeiro plano é chamado de Painel Activo. Um painel activo irá permanecer assim até que outro painel fique em primeiro plano (isto é: se o Painel Esquerdo estava activo e se você carregou na Linha de Comandos - então o Painel Esquerdo irá continuar como painel activo). Terá de mudar deliberadamente o painel que está activo.

A forma mais comum de transferir o foco para um painel específico é usar o rato para carregar nesse painel. Contudo, deverá estar ciente do seguinte:

  • Carregar na barra de ferramentas, na barra de teclas FN ou na barra de estado não muda o item em primeiro plano.

  • Se carregar nos botões de Executar no Modo de Terminal da linha de comandos, não irá passar o foco, pelo que terá de carregar no campo de texto.

  • Quando escolher um menu, a barra do menu ficará em primeiro plano. Irá permanecer neste estado até que escolha um comando - o foco irá voltar ao dono anterior.

Existem obviamente outras formas de usar o teclado para mudar o foco:

  • A tecla Tab irá mudar de painéis, caso um deles esteja em primeiro plano, ou então rodar todos os comandos de um menu, caso a barra de menu esteja activa.

  • A combinação Ctrl+Baixo levá-lo-á do Painel Activo para a Linha de Comandos ou para o Emulador de Terminal, assim como a Ctrl+Cima o levará de volta da Linha de Comandos para o Painel Activo.

  • A tecla Esc fará com que o menu passe o foco, se o tiver, para o painel activo anterior.

  • Se por acaso estiver dentro do Emulador de Terminal, poderá usar a tecla Tab, ou o rato, para navegar para um Painel Activo.

  • Se carregar em Alt+Letra Sublinhada" no menu, irá abrir esse menu (a menos que esta combinação seja uma "Tecla Reservada", usada por uma das acções do Krusader).

Selecção

Nota

O Krusader oferece 4 Modos de Selecção; não sendo dito nada sobre a barra de Selecção Rápida, apenas o Modo de Selecção do Krusader será explicado aqui.

A selecção é uma aptidão que necessita de dominar para tirar o máximo partido do Krusader. Dado que o Painel em Árvore só lhe permite seleccionar uma pasta de cada vez, este parágrafo explica principalmente como seleccionar os ficheiros na lista do Painel da Lista.

Mover o cursor é simples. Carregue com o botão esquerdo sobre um ficheiro ou pasta (aqui referido como "elementos", incluindo os ficheiros E pastas) para o seleccionar. Aqui estão algumas referências úteis que tornarão o Krusader ainda mais simples de usar (assumindo que está a usar o Modo de Selecção com Rato do Krusader):

  • As teclas Espaço e Insert irão comutar a selecção do ficheiro sob o cursor, não afectando a selecção dos outros ficheiros/pastas, pelo que o cursor irá descer uma posição.

  • Se carregar com o botão esquerdo sobre um ficheiro, irá seleccionar ou deseleccionar todas as fotos seleccionadas anteriormente.

  • Se carregar em Ctrl+Botão Esquerdo irá comutar a selecção do ficheiro sob o cursor, sem afectar a selecção dos outros ficheiros/pastas.

  • Se carregar em Shift+Botão Esquerdo irá seleccionar todos os elementos entre a posição anterior do cursor e a nova.

  • O Shift+Home selecciona tudo acima do cursor (e desliga tudo o que estiver abaixo do mesmo, se seleccionado).

  • O Shift+End selecciona tudo abaixo do cursor (e desliga tudo o que estiver acima do mesmo, se seleccionado).

  • Não é possível seleccionar o item "..".

  • O menu Editar poderá oferecer mais formas de seleccionar os seus ficheiros.

Executar os Comandos

Não há muito a dizer aqui; tudo o que tem a fazer é seleccionar alguns ficheiros (se não o fizer, o Krusader irá funcionar sobre os ficheiros ou pastas que estiverem em primeiro plano), escolher um comando do menu ou usar uma combinação de teclas (ou o menu do botão direito), para que o comando seleccionado seja executado. Veja também a secção Executar os Ficheiros.

Pesquisa rápida

Esta funcionalidade irá aplicar uma pesquisa rápida pelo nome do ficheiro no painel de lista activo.

Escreva x(uma letra) para fazer uma pesquisa rápida no painel de lista activo, à procura de um ficheiro que comece por "x". Irá aparecer uma janela de pesquisa rápida por baixo do painel de lista activo. Escreva os primeiros caracteres do nome do ficheiro desejado (é permitido mais que um carácter), para que o cursor salte para o nome desse ficheiro (se existir); isto é, escreva "ab" para procurar por um ficheiro que comece por "ab". Os cursores Cima/Baixo irão saltar para a ocorrência anterior ou seguinte. O Esc irá fechar a linha de pesquisa rápida. O cursor irá permanecer no último ficheiro encontrado. A Pesquisa Rápida suporta as expressões regulares para procurar pelos ficheiros.

Nota

Se carregar em Alt+xpto, a combinação de teclas será executada. Se não existir nenhuma combinação de teclas configurada, a restante letra xpto será usada na pesquisa rápida.

Use a janela para Configurar os Atalhos (ConfiguraçãoConfigurar os Atalhos...).

Filtragem rápida

Esta funcionalidade irá aplicar uma filtragem rápida pelo nome do ficheiro no painel de lista activo.

Carregue em Ctrl+I para abrir a barra de Filtragem Rápida. Escreva xpto para retirar, do painel activo, todos os ficheiros que não contêm "xpto" nos seus nomes. Poderá usar caracteres especiais para a filtragem. isto é use "a*b" to para filtrar os ficheiros que contêm "a" e "b" nos seus nomes. A Filtragem Rápida segue a configuração da distinção de maiúsculas da Pesquisa Rápida.

Se carregar em Enter no modo de Filtragem Rápida, coloca o painel em primeiro plano; quando estiver o painel ou a Filtragem Rápida em primeiro plano, o Esc fecha esta.

Para mudar os atalhos predefinidos da filtragem rápida, use a janela para Configurar os Atalhos (ConfiguraçãoConfigurar os Atalhos...).

Selecção rápida

Esta funcionalidade fará uma filtragem rápida na lista de ficheiros do painel activo.

Carregue em Ctrl+Shift+S para abrir a barra de Selecção Rápida. Escreva xpto para retirar, do painel activo, todos os ficheiros que não contêm "xpto" nos seus nomes. Poderá usar caracteres especiais para a filtragem. isto é use "a*b" to para filtrar os ficheiros que contêm "a" e "b" nos seus nomes. A Selecção Rápida segue a configuração da distinção de maiúsculas da Pesquisa Rápida.

Se carregar em Enter no modo de Selecção Rápida, coloca o painel em primeiro plano; quando estiver o painel ou a Selecção Rápida em primeiro plano, o Esc fecha esta.

Para mudar os atalhos predefinidos da selecção rápida, use a janela para Configurar os Atalhos (ConfiguraçãoConfigurar os Atalhos...).

Menu de Contexto

O Krusader tem muitos menus de contexto que lhe permitem fazer operações rápidas com o rato sendo que, ao carregar com o botão direito do rato, irá abrir o menu de contexto (dependendo da sua configuração dos Modos de Selecção). Esta lista dá uma ideia geral sobre os menus de contexto mais importantes. Use-os para descobrir os comandos disponíveis.