MountMan: lidar com os seus sistemas de ficheiros montados

O MountMan é uma ferramenta que o ajuda a gerir os seus sistemas de ficheiros montados. Assim que for invocado, mostra uma lista com todos os sistemas de ficheiros montados. Para cada sistema de ficheiros, o MountMan mostra o seu nome (que é o nome real do dispositivo - isto é /dev/sda1 para a primeira partição do primeiro disco rígido), o seu tipo (vfat, ext3, ext4, ReiserFS ...) e o seu ponto de montagem no seu sistema (a pasta em que o sistema de ficheiros é montado).

Se quiser ignorar os dispositivos não-removíveis da lista, basta assinalar o item Mostrar apenas os dispositivos removíveis à esquerda da lista de dispositivos.

Figura 9.5. MountMan

MountMan

O MountMan também mostra informações de utilização, como o tamanho actual, o tamanho livre e a percentagem de espaço livre. Se estes valores indicarem N/D, é porque o sistema de ficheiros não está montado. Se carregar com o botão esquerdo num sistema de ficheiros, irá apresentar um gráfico circular à esquerda da janela, mostrando de forma gráfica a informação da utilização do sistema de ficheiros. Se carregar num sistema de ficheiros não-montado, irá aparecer não montado em vez do gráfico.

  • Se fizer duplo-click sobre um sistema de ficheiros, irá fechar o MountMan e abrir esse sistema de ficheiros no painel activo do Krusader.

  • Se carregar com o botão direito num sistema de ficheiros, irá abrir um pequeno menu que mostra as acções possíveis sobre esse sistema de ficheiros. De momento, só pode montar, desmontar e ejectar (se carregar num sistema de ficheiros removível, isto é, um CD-ROM).

Nota

Planeia-se a expansão do MountMan na próxima evolução do Krusader. Será capaz de formatar partições, editar o /etc/fstab, criar sistemas de ficheiros novos, etc... Já agora, já há algum trabalho em curso; veja o "Modo Rápido do MountMan".

Modo Rápido do MountMan

Para activar o Modo Rápido do MountMan, carregue no botão lateral com a seta no botão do MountMan na Barra Principal.

Ideia geral: mostrar uma lista com todos os pontos de montagem possíveis. Cada vez que o menu aparece, mostra se um ponto de montagem está montado ou não e associa a acção correcta (montar ou desmontar). Isto oferece uma interface rápida para o MountMan. Está a funcionar e usa de momento o KMountMan::mount e unmount. Usa os novos serviços do KDE Frameworks5 para ler o 'fstab', permitindo remover bastante código do MountMan "antigo".