Capítulo 3. Trabalhando com o Umbrello UML Modeller

Este capítulo lhe introduzirá na interface com o usuário do Umbrello UML Modeller e lhe dirá tudo que você precisa saber para iniciar um modelo. Todas as ações no Umbrello UML Modeller estão acessíveis através do menu e das barras de ferramentas, mas o Umbrello UML Modeller também faz uso intensivo de menus de contexto do botão direito do mouse. Você pode clicar o botão direito do mouse na maioria dos elementos da área de trabalho do Umbrello UML Modeller ou visão de árvore para obter um menu com as funções mais úteis que podem ser aplicadas ao elemento em particular que você está trabalhando. Alguns usuários acharão isto um pouco confuso no início, porque eles estão mais acostumados a trabalhar com o menu ou barras de ferramentas, mas uma vez que você acostume-se a usar o clique direito, isto aumentará significativamente a velocidade do seu trabalho.

Interface do usuário

A janela principal do Umbrello UML Modeller é dividida em três áreas que lhe auxiliam a manter uma visão geral de todo sistema e acessar os diferentes diagramas rapidamente enquanto trabalha em seu modelo.

Estas áreas são chamadas:

  • Visão de Árvore

  • Área de Trabalho

  • Janela de histórico de comandos e documentação

Interface com o Usuário do Umbrello UML Modeller

Interface com o Usuário do Umbrello UML Modeller

Visão de Árvore

A Visão de Árvore é localizada na parte superior esquerda da janela, e mostra todos os diagramas, classes, atores e casos de uso que compuserem o seu modelo. A Visão de Árvore lhe permite ter uma rápida visão geral dos elementos componentes de seu modelo. A Visão de Árvore também lhe fornece uma maneira rápida de alternar entre os diferentes diagramas em seu modelo e inserir elementos de seu modelo no diagrama atual.

Se você está trabalhando em um modelo com mais do que algumas poucas classes e diagramas, a Visão de Árvore pode auxiliá-lo a manter no topo as coisas organizando seus elementos do modelo em pastas. Você pode criar pastas selecionando a opção apropriada no menu de contexto (clique botão direito do mouse em uma das pastas na visão de árvore) e você pode organizar seus elementos movendo-os para a pasta apropriada (arrastar e soltar)

Janela de histórico de comandos e documentação

A janela de histórico de comandos e documentação é a pequena janela localizada na parte inferior esquerda do Umbrello UML Modeller, e ela lhe fornece uma rápida previsão da documentação para o item atualmente selecionado e o histórico de comandos da sua sessão de trabalho. A janela de documentação é um pouco pequena porque ela pretende permitir-lhe apenas uma rápida observação dos elementos da documentação e uma visão geral do histórico de comandos, ocupando o menor espaço possível na tela. Se você precisar ver a documentação em mais detalhes você pode sempre abrir as propriedades do item.

Área de Trabalho

A Área de Trabalho é a janela principal do Umbrello UML Modeller, e é onde as ações reais ocorrem. Você usa a Área de Trabalho para editar e ver os diagramas em seu modelo. A Área de Trabalho mostra o diagrama atualmente ativo. Atualmente somente um diagrama pode ser mostrado na Área de Trabalho de cada vez.