Criando, Carregando e Salvando Modelos

A primeira coisa que você precisa para iniciar a fazer algo útil com o Umbrello UML Modeller é criar um modelo para trabalho. Quando você inicia o Umbrello UML Modeller ele sempre carrega o último modelo usado ou cria um novo modelo vazio (dependendo de suas configurações de preferências no diálogo de configuração). Isto lhe permitirá iniciar trabalhando rapidamente.

Novo Modelo

Se a qualquer momento você precisar criar um novo modelo você pode fazer isto selecionando a entrada Novo no menu Arquivo, ou clicando o ícone Novo na barra de ferramentas do aplicativo. Se você estiver trabalhando no momento em um modelo que foi modificado, o Umbrello UML Modeller lhe perguntará se deseja salvar as mudanças antes de carregar o novo modelo.

Salvar Modelo

Você pode salvar seu modelo a qualquer momento selecionando a opção Salvar do Menu Arquivo ou clicando no botão Salvar na barra de ferramentas do aplicativo. Se você precisar salvar seu modelo com um nome diferente você pode usar a opção Salvar Como no Menu Arquivo.

Para sua conveniência, o Umbrello UML Modeller também oferece a opção de salvar automaticamente seu trabalho a cada período de tempo determinado. Você pode configurar se deseja esta opção bem como o intervalo de tempo nas Configurações do Umbrello UML Modeller

Carregar Modelo

Para carregar um modelo já existente você pode selecionar a opção Abrir no Menu Arquivo ou clicar no ícone Abrir na barra de ferramentas do aplicativo. Os modelos mais recentemente usados também estão disponíveis no submenu Abrir Recente do Menu Arquivo para acelerar o acesso aos seus modelos mais frequentemente usados.

O Umbrello UML Modeller pode trabalhar com somente um modelo por vez, logo se você pedir que o programa carregue um modelo e o modelo atual foi modificado desde a última vez que você o salvou, o Umbrello UML Modeller lhe perguntará se suas mudanças devem ser salvas para evitar qualquer perda de seu trabalho. Você pode iniciar duas ou mais instâncias do Umbrello UML Modeller ao mesmo tempo, de modo que você possa copiar e colar entre as instâncias.