Capítulo 2. Usando o Trojitá

O Trojitá permite-lhe ler, gravar, organizar, pesquisar e enviar e-mails. Se tiver uma conta de e-mail IMAP, o seu acesso e uso pode ser feito pelo Trojitá. IMAP é um protocolo que permite manter os seus e-mails no servidor, em vez de baixá-los para a sua máquina local. Contudo, o Trojitá transfere de fato apenas parte das suas mensagens – mesmo todas as suas mensagens – por conveniência. Nos anos 90, a maioria das pessoas usavam caixas de e-mail POP3 e o seu programa de e-mail baixava todas as suas mensagens e as removia do servidor. A desvantagem era que, se você usasse outro computador, as suas mensagens não ficariam disponíveis. O IMAP resolve esse problema mantendo os e-mails no servidor. O programa usado no seu computador local/celular simplesmente emite instruções ("responder para este e-mail", "mostrar este e-mail", etc.) para o servidor executar.

Primeiro você precisa de uma conta IMAP. Existem vários provedores: o FastMail é um; o Tuffmail e o Pobox são outros exemplos. O Gmail da Google oferece acesso IMAP à sua conta do Gmail (o Outlook e os outros não). Se o gerenciador do seu servidor Microsoft® Exchange a configurou, você poderá acessar também o Exchange via IMAP. Se você obteve uma conta IMAP, será necessário apenas um nome de usuário e senha para acessá-la com o Trojitá.

Lembre-se de que nem todos os provedores IMAP são iguais e alguns oferecem um serviço extremamente lento. O servidor do Microsoft® Exchange também é conhecido por ser relativamente lento. Se escolher um bom provedor e usar um programa rápido, você ficará surpreso com esse tipo de experiência.

Configurando a sua conta IMAP

Primeiro, clique na aba Geral da janela Configurações. Adicione a sua conta IMAP como uma nova conta, usando estes parâmetros:

  • Nome verdadeiro: O nome que você deseja apresentar nos seus e-mails (o seu primeiro e último nome)

  • E-mail: O seu endereço de e-mail

  • Organização: O nome da sua empresa (opcional)

  • Assinatura: Qualquer texto que deseje apresentar ao final dos seus e-mails, como o nome do seu site ou uma propaganda

Estas configurações tornam-se uma identidade e, se usuário quiser, pode ter várias. Isto é útil se, por exemplo, algum dos seus e-mails fizer parte de uma lista de discussão, onde as suas mensagens deverão ter uma aparência diferente (por exemplo, outra assinatura). Lembre-se de que, por enquanto, o Trojitá não permite várias contas de IMAP (isto é, usar com vários servidores).

Depois, adicione os parâmetros da conexão necessários para acessar a sua conta.

  • Método: Escolha SSL se o seu provedor exigir. Caso contrário, escolha o "TCP" para uma conexão que começa sem criptografia e que poderá ser atualizada para criptografada. Se o seu provedor exigir que você execute esta atualização, assinale a opção "Efetuar STARTTLS" para garantir que ele faz isso. O "Processo local" é para usuários avançados que, por exemplo, estão conectando-se ao seu provedor através de outro agente SSH (nesse caso, deve-se colocar algo do tipo ssh imap.provedor.org dovecot --exec-mail imap). De um modo geral, o TCP ou o SSL são as suas escolhas mais prováveis.

  • Servidor IMAP: É o nome do seu provedor (por exemplo, mail.servidor.com)

  • Porta: Este parâmetro deverá mudar automaticamente, dependendo do que você digitar como "Servidor IMAP". Normalmente é 143 para as conexões sem criptografia e 993 para conexões por SSL.

  • Usuário: Seu nome de usuário

  • Senha: Sua senha. Por enquanto o Trojitá armazena o seu nome de usuário e senha num arquivo de texto simples no seu computador. Isto não é seguro! Se isso preocupá-lo, deixe o campo da senha em branco, para que o Trojitá lhe pergunte uma vez a sua senha, mantendo-a na memória até fechar o aplicativo.

  • Iniciar no modo desconectado:

  • Capacidades proibidas: O Trojitá tenta ser o mais compatível possível com os padrões. Contudo, alguns servidores que se dizem compatíveis com os padrões, de fato não estão. Se tiver conhecimento de algumas funcionalidades que o seu provedor anuncia, mas que atualmente não fornece, a apresentação das mesmas aqui permite ao Trojitá ignorá-las de forma educada.

A aba do modo Desconectado é onde você configura a capacidade do Trojitá para armazenar cópias locais das mensagens existentes no seu servidor. A vantagem salvar uma cópia local é óbvia: você poderá acessá-la sem precisar conectar novamente. As desvantagens, inclui-se o preenchimento do espaço no disco rígido local e, obviamente, o risco de segurança se alguém, de alguma forma, explorar o seu computador. A configuração padrão do Trojitá armazena as cópias locais sem limite de tempo, mas aqui você poderá escolher se prefere armazenar durante um determinado número de dias ou não armazenar nada. Lembre-se de que o código para apagar as mensagens armazenadas localmente ainda não foi implementado e, sendo assim, você deve assumir que as mensagens não serão eliminadas.

A aba SMTP é onde você configura o envio de e-mails.

  • Método: Escolha o SMTP para as conexões sem criptografia ou "SMTP seguro" se preferir (e o seu provedor aceitar) o envio de e-mails por SSL. Se escolher "compatível com sendmail local", o Trojitá irá simplesmente passar o seu e-mail para o aplicativo sendmail que estiver em execução no seu computador local (e, caso não tenha um, um erro será apresentado). Se escolher esta opção, será necessário indicar os parâmetros de uso do seu sendmail local.

  • Servidor SMTP: O nome do servidor para onde os seus e-mails devem ser enviados.

  • Porta: Este parâmetro deverá mudar automaticamente, dependendo do que você escolher como "Método". Normalmente é 587 para conexões sem criptografia e 465 para envio de e-mails por SSL.

  • Executável do Sendmail: Só é necessário se tiver escolhido o método "compatível com sendmail local". Se for o caso, você deverá indicar aqui o comando necessário para enviar a mensagem para o seu aplicativo local. O padrão é "sendmail -bm -oi", mas se a sua configuração local não for a configuração-padrão, você precisará ajustar este parâmetro da forma adequada.

  • StartTLS: Assinale esta opção se o seu provedor exigir uma conexão TLS para enviar e-mails criptografados (isto não é o mesmo que usar SSL, selecionando o "SMTP seguro" como método acima).

  • Autenticação SMTP: Se precisar inserir o nome e a senha de usuário para enviar e-mails, assinale esta opção. Nos tempos modernos, isto quase sempre será necessário, para que os spammers não possam enviar mensagens indesejadas através do seu servidor.

  • Usuário: O seu nome de usuário.

  • Sua senha.

  • Salvar e-mails enviados: Se assinalar esta opção, o Trojitá irá salvar uma cópia de cada mensagem que você enviar. Esta tem sido a opção padrão para todos os programas de e-mail, por isso poucas pessoas sabem que é possível não fazer isso.

  • Nome da pasta para 'Enviados': Se optar por manter uma cópia local dos seus e-mails enviados, escolha a pasta onde eles serão mantidos.

  • Enviar com BURL: BURL é uma extensão à norma IMAP implementada em 2006. Por este motivo, nem todos os servidores disponibilizam o serviço. Imagine que você tem um e-mail enorme na sua caixa de entrada com um anexo e que gostaria de encaminhar essa mensagem. A forma normal obriga o seu cliente de IMAP a baixar essa enorme mensagem e depois enviá-la novamente (provocando duas enormes transferências pela rede). A extensão BURL permite-lhe enviar essa mensagem sem precisar baixá-la primeiro. Se o seu provedor permitir o BURL, será interessante selecionar esta opção.