Pesquisa & Processamento

Este plugin permite-lhe criar consultas complexas para localizar operações, aplicando a nível opcional algumas transformações. Aqui está um caso de uso:

João obtém alguns dados do seu banco. Esses dados vêm, obviamente, sem qualquer indicação da categoria. De fato, tudo é escrito no campo do comentário. João gostaria de algum método automático para definir corretamente a categoria e outros atributos, baseando-se, para isso, no conteúdo do comentário.

Sendo assim, como isso funciona? Primeiro, você precisa definir um critério de pesquisa, o qual lhe dará uma lista de operações. Depois, defina as transformações a aplicar a essas operações.

Nota

Você poderá encontrar um estudo de caso real no apêndice, dando algumas dicas de exercício sobre o caso de uso descrito acima.

Definir os critérios de pesquisa

Aqui você poderá definir a consulta para procurar as operações, usando uma combinação de parâmetros. Na imagem acima, poderá encontrar uma tabela com os atributos da operação para o cabeçalho. Ao editar uma linha, poderá criar mais um critério para a pesquisa. Cada coluna é combinada com as outras colunas, usando um "e" lógico:

(coluna1 e coluna2)

Se adicionar uma linha nova, irá criar outro critério, combinado com o primeiro, através de um "ou" lógico:

[linha1] ou [linha2].

Em resumo, a combinação das colunas e linhas poderá ser lida como:

(coluna1 e coluna3) ou (coluna2 e coluna3)

Obviamente, você poderá ter tantas linhas e colunas quantas necessitar numa consulta de pesquisa.

Assim que estiver satisfeito com a definição de uma pesquisa, você poderá adicioná-la à lista de critérios de pesquisa ou modificar uma existente.

Ver os resultados da pesquisa

Ao selecionar uma consulta de pesquisa na área de consultas, é apresentado o número de operações encontradas abaixo da tabela:

Se fizer duplo-clique numa linha desta tabela, irá abrir uma lista com todas as operações nesta categoria, numa página nova:

Definir o Processamento

Se você precisar aplicar algum processamento sobre todas as operações encontradas, selecione a consulta em questão e ative o painel de definição do processamento:

Neste painel, você poderá definir as transformações a efetuar sobre as operações. Lembre-se de que é impossível, a título intencional, definir o montante ou a data de uma operação neste painel.

Definir o Alarme

Um tipo de uso especial do plugin de Pesquisa & Processamento é a capacidade de definir alarmes. Um alarme é basicamente o Skrooge chamando-lhe a atenção para algum tipo de evento, como o atingimento do limite do seu orçamento mensal de uma determinada categoria.

Para definir um alarme, indique primeiro o critério de pesquisa, usando como base o conjunto de operações para as quais necessita de algum alerta. Por exemplo, todas as operações no mês atual e na categoria "Roupas". Depois, defina o montante para o qual o alerta deverá ser disparado, como por exemplo 100€, e defina a mensagem de alarme que o Skrooge irá enviar para você ao atingir esse montante.

Dica

As mensagens de alarme podem ter parâmetros para o montante (%1), o total do alarme (%2) e a diferença (%3).